Por Gabriela Giacomini,
Redação do Portal WebArCondicionado
ar-condicionado-ideal-para-flat-apartamento

 

Existe um modelo de ar-condicionado ideal para cada caso, e agora é hora de descobrir qual é a melhor opção para se instalar em um flat. Mas antes de qualquer coisa, você sabe o que é um flat?

Vamos entender isso primeiro para saber qual o aparelho ideal.

 

O que é um apartamento Flat?

O flat nada mais é do que um edifício composto por apartamentos já mobiliados e que oferecem serviços hoteleiros como arrumação, refeições e lavanderia, mas sem os formalismos típicos de um hotel. Nesse caso, cada unidade que compõe o edifício é considerada um “flat”.

Esse espaço é característico por ter com uma configuração mais acolhedora e ser mais compacto. Assim o morador pode ter um convívio social maior com seus vizinhos e contar com muitos diferenciais, além de toda uma infraestrutura projetada para favorecer o bem-estar, conforto e praticidade.

Em um prédio de flats, por exemplo, os apartamentos podem até receber hóspedes ao invés de moradores.

 

Qual o ar-condicionado ideal?

Considerando que os flats costumam ser maiores que quartos de hotel, geralmente apresentam ainda assim tamanhos reduzidos se comparados a grandes ambientes. Com isso, há duas opções de ar-condicionado mais indicados: 

Vejamos a seguir como cada um funciona em um flat:

 

Ar-Condicionado Split no Flat

O Split é o tipo de ar-condicionado mais indicado para climatizar um flat. Esse modelo é conhecido por ser simples e compacto, então não é à toa que é o mais visto em diferentes tipos de residências e estabelecimentos.

ar-condicionado-modelo-split-loft-studio-kitnet-flatOutro motivo que faz o Split ser indicado é que existem dezenas de modelos disponíveis em diferentes potências, além de geralmente ser silencioso e ter um poder de refrigeração suficiente para climatizar rápido um ambiente como os flats. 

 

Ar-Condicionado Portátil no Flat

Outra opção é o modelo Portátil, que também tem um bom desempenho de climatização em locais menores e se sobressai quando o assunto é a instalação. Ele é literalmente uma mão na roda por ter a grande vantagem da mobilidade, assim você pode levar ele de um lado para o outro. 

Assim você pode utilizá-lo em diferentes ambientes, como sala, quarto e cozinha do seu flat. 

Resumindo, a adaptação é o maior atrativo desse modelo em apartamentos desse porte. 

 

E o Ar-Condicionado Janela?

O ar-condicionado Janela, mesmo sendo mais antigo, ainda é muito comum nas residências e escritórios, então por que ele não seria ideal para um flat? 

O que acontece é que muitos edifícios hoje possuem restrições nas fachadas, e isso é bem comum nos flats, que são apartamentos mais modernos e por causa disso podem exigir padronização nas instalações.

Se não fosse por isso, um aparelho Janela bem dimensionado cairia bem para fazer o serviço nesse tipo de apartamento, já que esse modelo é eficiente na climatização de ambientes únicos como o flat, por exemplo.

 

Onde instalar o aparelho no Flat?

Como o flat é uma espécie de apartamento com variadas dimensões, é muito importante dimensionar o ambiente que irá receber a instalação e direcionar o fluxo de ar de modo inteligente. 

Pensando no posicionamento, por exemplo, se você não gosta do vento do ar-condicionado na hora de dormir, evite colocar o ar-condicionado virado para a cama. O melhor então é colocar o aparelho a favor da porta ou acima de uma janela e garantir o conforto térmico.

Instalação e Manutenção de Ar-Condicionado

E aí, ficou com alguma dúvida sobre os modelos de ar-condicionado indicados para um flat? Deixe seu questionamento nos comentários abaixo.