Atualizado em 24/09/2019 por Gabriela Giacomini
Redação do Portal WebArCondicionado
guia-ar-condicionado-portátil

 

Se você está pesquisando sobre Ar-condicionado Portátil, possivelmente já se perguntou se esse modelo é bom ou vale a pena, como acontece com os aparelhos que está prestes a comprar. 

Para te ajudar a encontrar a melhor solução, a seguir abordamos alguns tópicos essenciais para você levar em consideração na hora de escolher o seu ar portátil. Será que esse tipo de ar-condicionado é indicado? É econômico? É bom?

Qual a melhor marca? Acompanhe as seguintes informações que iremos apresentar:

  • Quando vale a pena usar
  • Quando não vale a pena
  • Por que o Portátil foi criado?
  • Diferencial e Vantagens
  • Consumo de energia
  • Dicas ao comprar 
  • Marcas de Ar-Condicionado Portátil
  • Opinião de Especialistas

ASSISTA AO VÍDEO COMPLETO NO FINAL DO TEXTO

Quando vale a pena usar o Ar Portátil

quando-vale-a-pena-ar-portatilO modelo de ar-condicionado Portátil é indicado para pequenos e médios ambientes, como quartos, salas e escritórios de até 20m². Ele tem esse nome por ser um aparelho menor se comparado aos outros condicionadores de ar. Essa característica torna ele ideal para ser transportado.

A facilidade na mobilidade permite que o equipamento seja usado e levado para diferentes cômodos, inclusive se você viaja bastante é uma ótima opção. Assim é mais prático aproveitá-lo em uma casa de praia ou de campo, por exemplo.

Outra indicação do Portátil é se você não tem como instalar a condensadora do ar-condicionado na parte externa do ambiente ou se não poder furar e fazer um buraco na parede, como é de praxe na instalação dos modelos Split. 

Ou seja, a ideia principal desse tipo de ar-condicionado é a praticidade na usabilidade.

Quando não vale a pena

Existem algumas características específicas do ar-condicionado Portátil que podem fazer o aparelho não valer a pena para você, dependendo das suas preferências e prioridades. Vamos lá:

quando-nao-vale-a-pena-ar-portatilPor ter a condensadora e a evaporadora em um único aparelho, esse modelo de condicionador de ar costuma fazer mais barulho se comparado aos Splits. Isso acontece por causa do sistema de funcionamento do aparelho ao climatizar o ambiente, mas nem sempre esse ruído é exagerado, pois os novos Portáteis estão sendo lançados com compressor rotativo, suavizando o barulho. 

Outro ponto a se pensar é a questão da água que ele produz. Quanto mais úmido for o ambiente, mais água será gerada. Quando você instala ele em um quarto, por exemplo, é preciso deixar um balde atrás do aparelho ou então conectar uma mangueira levando ao banheiro ou a algum outro local. Isso é necessário pois ele condensa e começa a pingar água na parte de trás do equipamento. 

Cuidado com a bandeja

Importante lembrar que o condicionador de ar Portátil tem uma bandeja dentro do próprio equipamento que coleta a água do compressor, mas de tempo em tempo ela para de funcionar por estar cheia. O sistema do aparelho sinaliza informando que é preciso retirar essa água do reservatório e despejá-la em algum ralo ou espaço para escoar esse líquido em excesso. 

Eficiência

Dizem que o ar-condicionado Portátil pode ser menos eficiente que o ar-condicionado Split ao resfriar o ambiente, mas isso irá depender da capacidade do modelo, que pode ser encontrado na potência de até 14.000 BTU (confira as capacidades disponíveis no tópico “Diferencial e Vantagens”):

porque-ele-foi-criado-ar-portatilPor que ele foi criado?

Por mais que seja comparado ao ar-condicionado Split, vale lembrar que o ar-condicionado Portátil não foi criado para substituir esse modelo ou o Split Inverter, por exemplo, e sim para suprir as necessidades de quem não pode ter um desses aparelhos. 

Portanto, ele foi desenvolvido para casos onde não há espaço ou não se pode quebrar uma parede para fazer a instalação, como falamos anteriormente. Assim como é válido para as pessoas que se movimentam bastante e querem ter um ar-condicionado sempre por perto. 

Diferencial e Vantagens

  • diferenciais-e-vantagens-ar-portatiltilPortátil
  • Mobilidade
  • Pode estar na sala durante o dia e no quarto à noite, por exemplo
  • Tudo em uma única máquina
  • Montagem do aparelho é simples, dispensando os custos com instalador
  • Não requer furo na parede
  • Não altera a estrutura e fachada do prédio
  • A maioria está disponível em 220v e 127v
  • Pode ser encontrado nas potências de 7.000 a 14.000 BTU

DICA: Ao montar o aparelho, é necessário adaptar uma saída de ar na sua janela. Nessa hora, lembre-se de que quanto mais seu ambiente estiver vedado, mais eficiente será a refrigeração.  

Consumo de energia

consumo-de-energia-ar-condicionado-portatilComo todos os eletrodomésticos que funcionam à base de energia elétrica, o consumo do ar-condicionado Portátil pode variar de modelo para modelo. Portanto, o ideal é verificar o consumo de energia dos aparelhos que você considera comprar para garantir que não haja um grande gasto na sua conta de luz.

Leve em consideração em primeiro lugar equipamentos com o Selo PROCEL A, os mais favoráveis nessa questão energética e sustentável, favorecendo também o meio ambiente. 

Por exemplo: vamos supor que você se interesse por um ar que consome 22 kw/h e pretende utilizá-lo 8 horas por dia durante 20 dias no mês. Nossa Calculadora de Consumo mostra que seu gasto mensal será de R$ 70,41*

*cálculo baseado no preço da energia a 0,60 R$ kWhsustentabilidade-ar-portatil

Fluido refrigerante

Outro ponto que vale a pena conferir é o fluido refrigerante utilizado pelo aparelho para climatizar. Hoje a grande maioria das marcas trabalham com o R410-A, que é um fluido não inflamável, atóxico e menos nocivo à camada de ozônio.

Portanto, ao conferir as características do aparelho, verifique se o gás utilizado é esse.

dicas-ao-comprar-ar-condicionado-portatilDicas ao comprar 

Agora que você está mais informado sobre esse tipo de ar-condicionado, considere essas observações pontuais ao adquirir um modelo novo:

  • Utilize a Calculadora de BTU para saber a potência do aparelho que você precisa
  • Defina o ciclo do aparelho – Frio ou Quente/Frio
  • Verifique a voltagem – 110v ou 220v
  • Compare os modelos disponíveis no mercado antes de comprar
  • Saiba que alguns modelos acompanham um adaptador de janela ajustável

Marcas de Ar-Condicionado Portátil

marcas-ar-condicionado-portatilExistem muitos fabricantes que já desenvolveram e que ainda produzem aparelhos de ar-condicionado portátil para o mercado. São as mais conhecidas nesse nicho:

  • Consul
  • Midea
  • Springer
  • Electrolux
  • Philco
  • Elgin
  • DeLonghi (tradicional com a linha Pinguino)
  • Olimpia Splendid  

 

Assista ao vídeo com todas as informações sobre Ar-Condicionado Portátil:

Opinião do Especialista

Os Portáteis servem para quem mora sozinho ou caso a pessoa não tem a opção de instalar um Split ou Janela. Vale para quarto pequeno e para levar pra praia, aí sim

Rafael Barbosa, Instalador da RS Climatização / Porto Alegre e Região Metropolitana

Para modelo Portátil eu sugiro Midea, ele é ótimo! Fácil de utilizar, a pessoa leva ele para onde quer e por ser pequeno nas opções de 127v e 220v a pessoa pode escolher a voltagem. Gela um espaço de até 17m²

Wellington Almeida, Instalador da Frio Máximo / São Gonçalo, Rio de Janeiro

Esperamos ter ajudado na sua decisão sobre o ar-condicionado Portátil. Se gostou dessa publicação, compartilhe a página para ajudar a divulgar nosso site. A equipe do WebArCondicionado agradece!