Atualizado em 13/04/2020 por Yuri Correa
Redação do WebArCondicionado

O ar-condicionado não liga? O ar-condicionado liga mas não funciona? O ar-condicionado liga mas não gela? Será que queimou? O que fazer? Hoje vamos te ensinar alguns testes para descobrir o que está acontecendo.

ar-condicionado não liga

Vamos ver hoje algumas soluções para você testar quando o ar-condicionado não liga – Imagem: WebArCondicionado

As causas desse problema podem variar conforme o modelo do aparelho ou a marca. Mas nem sempre é necessário gastar dinheiro chamando um técnico para resolver. Às vezes a solução é simples, e hoje vamos te mostrar algumas que podem ser testadas em qualquer aparelho. Vamos ver?

Faça esses 4 Testes quando o Ar-Condicionado Não Liga

Gente, antes de qualquer coisa, vamos lembrar: se o ar-condicionado não liga por algum motivo mais sério, ele costuma dar muitas sinais de problema antes disso. Então veja aqui quais são os sinais de que o ar-condicionado precisa de manutenção.

Mas e aí, o aparelho não liga e, antes de chamar um técnico e gastar seu dinheiro, vamos ver algumas soluções que pode testar:

1. Testar se a Energia está chegando no Ar-Condicionado

Quando o ar-condicionado não liga, ou se o ar-condicionado liga mas não funciona, você pode verificar se a energia está funcionando direito. Muitas vezes, a corrente elétrica não chega até a tomada em que o aparelho está ligado. Para isso, teste a tomada com outro aparelho eletrônico. Se você tiver um medidor de corrente e souber usá-lo, faça isso na tomada.

Nesse caso, verifique se a energia está passando pelo disjuntor, se os fios estão bem conectados etc. Sempre com muito cuidado! E lembrando: se você não entende muito de eletricidade, é melhor deixar para alguém mais experiente, pois o quadro de luz, onde ficam os disjuntores, pode ser bem perigoso de mexer.

2. Verificar o Fusível

Se o ar-condicionado não liga, não funciona e não gela, o problema pode ser o fusível queimado. Para verificar se é esse o caso, você precisa checar o fusível.

O fusível tem um fio de metal reto que passa dentro dele. Para verificar, basta checar se o fusível responsável pela rede do ar-condicionado está com o fio intacto. Se o fio estiver rompido, o fusível está queimado.

Aqui vale a mesma cautela da solução anterior, pois envolve mexer no quadro de luz. O fusível, assim como disjuntor, tem a função de evitar sobrecargas, e por isso ele pode acabar queimando se a sua rede não é ou não está muito estável. Mas tenha cuidado!

3. Testar o Disjuntor

O mesmo cuidado vale para o disjuntor. O mais comum nas casas dos brasileiros é ter um quadro de luz com disjuntores. O disjuntor é tipo um interruptor de luz, e ele funciona assim: quando há sobrecarga, ele desliga. O ar-condicionado normalmente tem um disjuntor só para ele, mas seja qual for o caso, faça o seguinte:

Para verificar se o disjuntor está ligado, é só mudar a chave de posição e verificar se o aparelho dá sinal de vida.  E caso o disjuntor esteja ligado e mesmo assim o ar-condicionado não liga, tente fazer assim: desligue o disjuntor, aguarde 10 minutos e aí ligue novamente.

4. Teste sem o Controle Remoto

Tente ligar o ar-condicionado diretamente no painel, sem usar o controle remoto. Se verificar que o problema é no controle, veja o que fazer quando o controle não funciona.

Mas sempre verifique antes se o controle está com pilhas, se ele não está desconfigurado ou algo assim. Se mesmo depois desses testes o aparelho continuar não ligando, bom, aí é hora de chamar um técnico.

Quando eu Devo Chamar um Técnico?

Quando o ar-condicionado não liga, ou quando ele liga mais não funciona ou não gela, sempre faça esses testes rápidos antes de sair chamando um técnico. Claro, faça-os se souber o que está fazendo. Não se coloque em risco!

E se nenhum desses testes resolver o problema, o melhor é chamar um profissional técnico para verificar. Pode ser algo simples, mas que só ele vai poder resolver. Com esses 4 testes você já elimina algumas possibilidades. Mas fique sempre atento, às vezes fazer o conserto não compensa, porque ele acaba saindo mais caro do que comprar um aparelho novo.

Então é sempre bom saber avaliar se já não está na hora de trocar o seu ar-condicionado. Acesse o link e saiba como.