* Atualizado em 31/03/2019

Muitos consumidores, e até mesmo profissionais do setor (iniciantes), entram em contato conosco diariamente com essa dúvida: o ar-condicionado não liga, o que eu faço? Será que queimou? As causas para que isso ocorra podem variar conforme o modelo do aparelho ou a marca, e não quer dizer que não haja solução.

Leia mais: Veja alguns sinais de que seu ar-condicionado precisa passar por uma manutenção

Então, calma, mesmo que o ar-condicionado não esteja apresentando nenhum “sinal de vida”, o problema pode ser simples de resolver. Antes de mexer no aparelho ou chamar um técnico, existem quatro testes básicos que devem ser feitos caso o aparelho não esteja ligando.

1 – Testar se a energia está chegando no ar-condicionado

Verificar se a energia do ambiente está funcionando, e se está chegando até a tomada que o ar-condicionado está ligado. Para isso, use outro aparelho eletrônico. Se você possuir e souber usar um medidor de corrente, pode fazer isso na tomada. Verifique se a energia está passando pelo disjuntor, se os fios estão bem conectados etc. Sempre com cuidado, lembrando que se você não entende muito, é melhor deixar para alguém mais experiente, pois o quadro de luz, onde ficam os disjuntores, pode ser bem perigoso de mexer.

2- Verifique o fusível

Se o aparelho não está ligando, pode ser que o fusível esteja queimado. Verifique o fusível e troque se for necessário. Vale a mesma cautela aqui também, se não entende muito do assunto, melhor não mexer e pedir ajuda.

3 – Testar o disjuntor

Verificar se o disjuntor está ligado. Pois se houver alguma queda de luz, o disjuntor pode desarmar. Daí é só mudar a chave de posição e verificar se o aparelho dá sinal de vida. Disjuntor está armado? Desligue o disjuntor, aguarde 10 minutos e ligue novamente.

4 – Teste sem o controle remoto

Tente ligar o ar-condicionado diretamente no painel, sem usar o controle remoto. Se verificar que o problema é no controle, veja nossas dicas aqui. O controle pode estar sem pilhas, desconfigurado ou coisa assim. Se mesmo após esses testes o aparelho continuar não ligando…

Se nada resolver, chame um técnico

Mesmo que nenhum desses testes resolva o problema, ele ainda pode não ser tão grande quanto você imagina. Mas o ideal é chamar um profissional técnico para verificar.

Leia mais: Problemas, causas e soluções de ar-condicionado split

Não tente fazer você mesmo (caso não tenha nenhuma experiência). Equipamentos de ar condicionado contam com uma série de peças e uma complexidade que necessita bastante estudo para ser consertado. Porém, com estes 4 testes, talvez você já consiga evitar uma dor de cabeça um pouco maior.

Redação do Portal WebArCondicionado