* Atualizado em 31/03/2019

Você já fez tudo que estava ao seu alcance, mas o controle realmente não funciona? Bom, as causas mais frequentes para o controle do ar-condicionado não funcionar são: pilhas fracas ou problema na placa.

Verifique o básico do controle antes

A primeira coisa a fazer é verificar se as pilhas estão boas. Faça a substituição, lembrando que as pilhas precisam ser alcalinas, e teste o aparelho. Se trocar as pilhas não adiantar, o problema pode ser no controle ou na placa eletrônica da unidade evaporadora.

O controle remoto possui um sensor infravermelho e a placa eletrônica de controle principal possui um receptor, para onde vão os sinais do controle remoto. Se um dos dois não estiverem funcionando, o controle remoto não consegue se comunicar com a unidade evaporadora.

Não custa nada também sempre se aproximar um pouco mais ou apontar o controle bem reto para o equipamento antes de declarar problema.

Veja se o controle está emitindo sinal fazendo o teste do Smartphone

Abra a câmera fotográfica do seu celular, aponte para o sensor infravermelho do controle remoto e aperte qualquer tecla do controle. Se você ver uma luz roxa é porque o controle está funcionando.

Ligar o ar-condicionado sem controle

Na grande maioria dos modelos de ar-condicionado Split isso é possível. Eles contam com um botão na parte interna da unidade evaporadora para ligar e desligar o aparelho usando uma chave fina. Mas atenção, ele apenas liga e desliga. O equipamento irá funcionar em modo automático, geralmente em 24ºC. Outros poucos modelos contam também com outro botão para aumentar ou diminuir a temperatura.

Essa é uma solução provisória, apenas até adquirir um controle novo, visto que você não conseguirá utilizar todas as funções do seu ar-condicionado. Nesse caso, você pode tentar comprar outro controle igual para o seu modelo de ar-condicionado, ou então um controle universal.

Apenas um técnico pode dizer se o problema é no controle e se é mais viável consertar ou comprar outro. Se a segunda alternativa for a aconselhada, temos algumas dicas que podem ser úteis.

Como adquirir um controle remoto novo para o ar-condicionado

Passo 1

Você pode solicitar um novo controle remoto da sua marca, através das assistências técnicas autorizadas ou pelo próprio SAC da fabricante. Para saber mais, veja o post que fizemos com os contatos separados por marca.

Passo 2

É possível comprar um controle remoto universal. Esses controles funcionam da mesma forma dos originais, basta encontrar o correto para o seu aparelho e configurar.

Passo 3

Você pode também, tentar comprar com algum profissional do setor. Algumas assistências técnicas vendem equipamentos e podem ajudar.

Quer saber todas as novidades do setor de climatização e não perder as nossas dicas de como usar seu ar-condicionado da melhor forma? Então continue nos acompanhando aqui no blog e também pelas redes sociais, Facebook, Instagram e Twitter. E para comprar ar-condicionado utilize nosso comparador de preços online.

Se o seu problema com controle remoto não foi solucionado mesmo com as nossas dicas, mande suas dúvidas aqui nos comentários para que possamos te ajudar.

Redação do Portal WebArCondicionado