Por Gabriela Giacomini,
Redação do Portal WebArCondicionado
ar-condicionado-nao-desarma

 

O ar-condicionado não armar / desarmar é um dos problemas mais comuns que acontecem com os consumidores. Recebemos muitos comentários de pessoas buscando ajuda porque seu aparelho não dá a partida. 

Por causa disso, esse é um motivo bem recorrente pelo qual os técnicos são chamados.

Mas por que será que o ar-condicionado não dispara e o que fazer numa situação dessas? Será que é o problema é no compressor? Tem conserto? 

Reunimos a seguir as principais causas que explicam essa falha e o que é preciso ser feito para resolver:

Por que o ar-condicionado não arma?

Vazamento de gás

Se o equipamento parou de gelar aos poucos, há grandes chances de ser porque falta de gás refrigerante, o que significa que há algum pequeno vazamento.

Para corrigir isso, é necessário contatar um técnico de ar-condicionado para fazer manutenção. Ele irá localizar os pontos de vazamento, fazer os reparos e dar uma nova carga de fluido para fazer o ar-condicionado voltar a gelar.

Disjuntor

O problema que faz seu ar-condicionado desarmar pode estar no disjuntor. É comum isso acontecer quando há um pico de energia. Isso costuma ser mais frequente em imóveis antigos, onde a rede elétrica é mais velha e o risco de a fiação entrar em curto é maior.

Se isso aconteceu, ligue o aparelho novamente. Se ele desarmar de novo, é indicado chamar um eletricista, já que o problema na fiação elétrica pode ser mais complicado. Não tente resolver nada sozinho, pois sua segurança deve ser priorizada.

Compressor e Protetor Térmico

Problema no compressor é uma causa bem comum para o ar-condicionado não armar. Afinal, o compressor funciona como o “coração” do aparelho. Então qualquer falha já compromete o desempenho do ar-condicionado.

Se o seu equipamento está apenas ventilando, há chances do problema estar nessa parte específica sim, pois um dos “sintomas” do compressor estragado é a evaporadora liberando ar quente ao invés da refrigeração. De qualquer forma uma coisa é certa, você precisa de ajuda técnica.

Uma situação que justifica essa falha no compressor e consequentemente o ar desarmando é quando o protetor térmico oxida, decorrente da mistura de oxigênio, umidade e metais. Isso acontece com o passar do tempo com esses terminais compostos por metais, formando pontos de oxidação.

Junto aos condutores, o protetor térmico conduz a energia que vai para o compressor, e se esses condutores não aguentam a resistência, o compressor fica comprometido. Eis aí mais uma possível causa para o aparelho não armar. 

Instalação e Manutenção de Ar-Condicionado

Pane Elétrica, Placa Eletrônica ou Capacitor

Se o ar-condicionado parou de armar de repente, de uma hora para a outra, outras razões comuns que podem ainda explicar isso é pane elétrica ou problemas na placa eletrônica ou capacitor

Esses itens são essenciais para que o ar-condicionado desempenhe suas tarefas, então qualquer alteração no funcionamento dessas peças irá impedir que o aparelho opere adequadamente. 

Assim como nos casos acima, para confirmar essas possíveis falhas é necessário a análise de um técnico de ar-condicionado.

Conhece mais alguma causa ou solução para o ar-condicionado desarmando? Conte para a gente nos comentários abaixo.