Por Gabriela Giacomini,
Redação do WebArCondicionado

Fazer a instalação de Ar-Condicionado não é uma tarefa simples, já que exige o conhecimento de como cada peça funciona e como posicionar cada item para deixar o aparelho funcionando. E vai muito além disso!

instalacao-de-ar-condicionado-guia-instalador

Veja o quais as observações que não podem ser esquecidas pelo instalador – Imagem: WebArCondicionado

Como todo instalador ou iniciante na área sabe, a instalação exige atenção com a parte elétrica do ambiente onde o ar-condicionado será instalado. Sem contar as tubulações, carga de fluido refrigerante, teste de vazão do dreno, entre outros afazeres obrigatórios para garantir uma instalação perfeita.

É por isso que esse serviço deve ser executado por um técnico profissional! E hoje estamos aqui para lembrar o que é necessário que você, Instalador, decore e coloque em prática no seu trabalho. Afinal, com uma instalação segura e bem feita você qualifica o seu serviço e também fideliza os seus clientes.

Guia de Instalação de Ar-Condicionado: 3 Pontos de Partida

1. Tenha as Ferramentas necessárias em mãos

Existe uma lista de ferramentas essenciais do kit básico de instalação. Cada uma delas é extremamente importante para que o ar-condicionado funcione corretamente.

 

2. Conheça a estrutura do local que irá receber a instalação

Esse é outro ponto fundamental que deve ser lembrado pelo instalador antes mesmo do “mãos à obra”. Converse antes com o cliente para saber em qual local o ar-condicionado será instalado.

A partir disso determine qual o ponto ideal desse ambiente para facilitar a instalação e ao mesmo tempo garantir um bom desempenho do aparelho.

 

3. Verifique a Tensão Elétrica do lugar

Como a maioria dos condicionadores de ar são 220v, essa é outra observação de praxe. Nas casas com 110v, por exemplo, será necessário montar uma tomada elétrica se não houver essa opção.

Por isso fique atento: confirme qual a tensão elétrica do local antes de fazer a instalação.

Após essas 3 observações básicas, vamos ao que interessa no nosso Guia:

 

Mãos à obra: Como instalar Ar-Condicionado 

As orientações de instalação do ar-condicionado variam conforme o modelo do aparelho, já que existe uma diferença na composição das peças e na estrutura de um ar Janela e de um Split, por exemplo.

Por isso, veja separadamente como fazer a instalação em cada um desses casos:

 

Instalação de Ar-Condicionado Split 

Por se tratar de um ar-condicionado Split, dividindo o aparelho em duas unidades – evaporadora e condensadora – é necessário lembrar que existe uma distância mínima e máxima recomendada entre essas duas unidades que serão instaladas.

Essa metragem varia de marca para marca. Consulte AQUI as tabelas com a distância ideal de acordo com a fabricante.

Após essa constatação, podemos partir para o passo a passo para fixar ambas as unidades nos locais escolhidos e executar de fato a instalação.

Para seguir na nossa linha de raciocínio, acesse esse post com os vídeos de Como instalar um Ar-Condicionado Split.

 

Como instalar Ar-Condicionado de Janela 

Diferente da instalação do Split, o ar-condicionado Janela precisa de um buraco na parede para ser instalado, e lembre-se que esse buraco precisa ser feito próximo a uma tomada de voltagem compatível.

Além disso, o aparelho deve ser instalado a uma distância do chão entre 1,50 m e 1,80 m de altura e a uma distância mínima de 50 centímetros da parede lateral ao ar-condicionado.

Se puder, instale o equipamento na parte central do ambiente, de preferência voltado para a maior área da sala, quarto, por exemplo.

E se você irá fazer a instalação em uma janela de vidro, nesse post estão as orientações.

 

Instalação de Ar-Condicionado Automotivo 

Para quem se interessa também por instalação de ar-condicionado automotivo, saiba que é possível instalar sim o aparelho em carros antigos que saem de fábrica sem o item.

No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para que o serviço seja bem executado e possibilite que o aparelho refrigere o veículo com um bom desempenho.

Por exemplo: normalmente é preciso trocar o radiador do carro e colocar uma bateria nova, com amperagem maior. A elétrica também não costuma ter o chicote da fiação preparado, e os novos cabos devem ser dimensionados corretamente, para não superaquecer e derreter.

 

Curso de Instalação de Ar-Condicionado 

Lembrando que o conteúdo dessa publicação é um guia básico para orientar os instaladores de ar-condicionado, principalmente os iniciantes, em seus serviços.

A partir dos links que colocamos aqui, direcionamos você a outros conteúdos nossas com informações mais detalhadas.

Não podemos esquecer de recomendar para quem nos acompanha por aqui uma das melhores fontes de conhecimento: os Cursos de Instalação de Ar-Condicionado. Clique no link para acessar o calendário de cursos e eventos que estão acontecendo por todo o Brasil.

São ótimas oportunidades para aprender ainda mais e aperfeiçoar o seu trabalho como instalador.

Agora que você tomou nota das orientações básicas sobre Instalação de Ar-Condicionado nesse Guia, aproveite também e veja quais são os 4 principais erros cometidos pelos instaladores em serviço para evitá-los.

E fique à vontade para participar do Fórum do Ar-Condicionado e conversar com outros técnicos para compartilhar experiências.

Bom trabalho!