Atualizado em 25/10/2019 por Gabriela Giacomini
Redação do Portal WebArCondicionado

Todo ar-condicionado precisa ser ligado numa tomada, como qualquer outro eletrodoméstico. Por isso, nesta postagem vamos falar sobre como montar uma tomada para ar-condicionado Split. Mas antes, um AVISO IMPORTANTE:

Não tente mexer na fiação elétrica e muito menos tente instalar um ar-condicionado por conta própria.

Os Splits são equipamentos complexos e muito delicados. É muito perigoso fazer isso sem conhecimento técnico. Esse post é voltado para quem já tem alguma experiência e sabe o que está fazendo. Se não é o seu caso, chame um técnico aqui na nossa página de orçamentos: 

Montando uma tomada para ar-condicionado Split

Leve em consideração as seguintes orientações para fazer a montagem de maneira correta:

Rede 220v

Como hoje em dia é muito raro existir aparelhos de ar-condicionado 110v, a primeira coisa é garantir que haja rede 220v no local que irá receber a instalação do Split. Pronto? Agora vamos ver os outros itens.

Disjuntor

Disjuntor é uma espécie de mediador de tensão que deve ser instalado no quadro de luz. É importantíssimo ter um desses só para o ar-condicionado, no caso, um que seja monofásico. Verifique o nosso post sobre disjuntores para saber a amperagem necessária para o seu caso. 

Condutores

Depois disso, é preciso ver a fiação. Vamos chamar aqui cada fio de condutor. Para uma rede de 220v você precisa de condutores de 1,5mm, seguindo as normas da ABNT. Porém, se a distância entre o quadro de luz e a tomada for muito grande, invista em condutores de 2,5mm, por causa das quedas de tensão.

Lembre-se: são três condutores, um Fase, um Neutro e um Terra, respectivamente nas cores vermelho, azul e verde, para manter o padrão – o Fase pode ser branco ou preto também.

Pronto, juntou tudo?

 

Condutores por dentro da parede

Se você vai passar a fiação por dentro da parede, precisa abrir a passagem, comprar tubulação de mangueira corrugada, que são aqueles tubos maleáveis para passar fiação. Em uma ponta você tem o seu quadro de luz, e na outra, a tomada, que é formada por uma caixa de passagem e um espelho.

Caixa de passagem é a aquela caixinha que fica pra dentro da parede onde ficam as pontas dos fios ligados às entradas da tomada. O espelho é o “rosto” da tomada, a parte bonitinha que fica para fora na parede.

Condutores por fora da parede

Nesse caso você precisa de canaletas. Pode ser aquelas auto-adesivas de PVC mesmo. Você conduz também os condutores do quadro de luz até o local da tomada, próxima ao ar-condicionado, claro, e daí coloca uma caixa de passagem externa, que é igual a caixa de passagem interna, só que com um acabamento mais bonitinho para ficar exposto.

Ela fica projetada para fora da parede, uns 10 ou 15 centímetros, então esteja ciente disso se escolher essa opção, que, por outro lado, dá bem menos trabalho.

Novamente, recomendamos que a instalação da tomada elétrica para ar-condicionado Split seja feita por um técnico ou um eletricista profissional. Caso você já possua alguma experiência, seguindo esse passo a passo não deve ter problemas.