Dicas de como definir o valor, se vale a pena comprar usado e onde pode encontrar
preço do ar-condicionado usado

Ar-condicionado usado: dicas de como definir o preço, se vale a pena comprar usado e onde encontrar à venda/Imagem: Leonardo Moreto/Flickr.

Quem vai substituir o aparelho de climatização por um novo e quer vender o antigo. Tem também aqueles que pretendem comprar um equipamento que estava em uso. Nessas duas situações, a primeira pergunta que surge é qual o preço do ar-condicionado usado.

Independente do seu caso, é uma tarefa difícil estipular um valor ou decidir se vale a pena comprar a máquina de climatização de segunda mão. Para começo de conversa, algo se aplica aos dois cenários é que o ar-condicionado bem cuidado pode durar mais de 10 anos.

Isso mesmo que leu na frase anterior. Aparelhos em que são feitas a limpeza completa e a manutenção preventiva no intervalo indicado tem maior vida útil. Assim, poderá utilizá-lo por um longo período, sem a preocupação de comprar outro logo.

Porém, um ponto importante nisso tudo é que a cada ano o equipamento desvaloriza 10% do valor total de compra. Ou seja, se resolver usar por mais de 10 anos, nem vai valer a pena vender a máquina de climatização.

Com tudo isso, fica evidente como é complexo definir o preço ou se é válido comprar um ar-condicionado usado. Por esse motivo, resolvemos ajudar você nessas tarefas.

Como decidir o preço do ar-condicionado usado?

Conforme o técnico consultado explicou, o custo cobrado pelo equipamento deve levar em conta diversas variáveis. Uma dica inicial é observar por quanto modelos parecidos com o seu são oferecidos em sites especializados em vendas de produtos usados.

A partir disso pode fazer uma média e comparar com o seu aparelho. Assim, começará a chegar perto de escolher o preço que pretende negociar o seu ar-condicionado usado.

Como falamos na outra parte do texto, a cada ano as máquinas de climatização perdem valor de mercado. Por consequência, quanto maior for o período de utilização do equipamento, menor será o valor que poderá cobrar.

Outra recomendação é contratar uma empresa especializada em manutenção para realizar a limpeza completa e a manutenção do aparelho antes do negócio. Por mais óbvio que pareça, nem todos tomam esse cuidado, o que desvaloriza o ar-condicionado que vai vender.

Vale a pena comprar um equipamento usado?

Semelhante ao que acontece em outras indústrias, o setor a qual pertence o ar-condicionado está em constante evolução. Em diversos momentos do ano, as fabricantes colocam no mercado aparelhos com inovações tecnológicas.

Por esse motivo, nem sempre é válido comprar um ar-condicionado usado, sendo indicado procurar por um novo. Porém, como nem todos têm essa possibilidade, conversamos com um técnico que listou quais pontos precisam ser avaliados na hora de adquirir o aparelho.

A primeira parte que deve ser analisada é se a máquina climatização passou uma higienização recentemente. Dentro disso, pergunte ao dono se o equipamento tem a carga de fluido-refrigerante correta para o bom funcionamento.

Escute com atenção se o motor, ou melhor dizendo, o compressor, faz muito barulho quando está em funcionamento. Outra dica é levar um técnico especializado para avaliar o aparelho.

Quando se vai comprar um carro usado, as pessoas costumam ir acompanhadas de um mecânico, que analisa o veículo. O mesmo vale para a sua situação, pois assim terá real certeza sobre a condição do ar-condicionado.

Dando atenção a esses detalhes, certamente poderá tomar a melhor decisão.

Onde comprar ou vender ar-condicionado usado

As informações colocadas neste trecho valem para ambas as condições, ou seja, valem quem vai comprar ou aquele que deseja vender o ar-condicionado usado. Um espaço que pode ajudar nisso é o Fórum do Ar-Condicionado.

Ali você encontra uma categoria focada na compra, troca e venda de aparelhos de climatização. Mais uma opção são aqueles sites especializados na negociação de produtos usados. A última possibilidade é anunciar no seu perfil ou em grupos de redes sociais.

Bom, e se chegou aqui para adquirir um ar-condicionado usado e mudou de ideia, encontre as melhores ofertas no Comparador de Preços do WebArCondicionado.

Ar-Condicionado é no WebArCondicionado.

Redação WebArCondicionado