Atualizado por Yuri Correa em 09/03/2020
Redação do WebArCondicionado

Apesar do nome, o normal é instalar o ar-condicionado janela em aberturas na parede. Mas tem gente que não quer fazer um buraco na parede. É aí que muitas pessoas decidem fazer a instalação no vão de uma janela de vidro.

ar-condicionado-janela-em-janela-de-vidro-instalar

Como fazer a instalação de um modelo na janela na sua janela?

Isso não é aconselhado, pois desta forma fica mais propício que entre poeira e insetos pelas frestas, e fica difícil controlar o nível de ruído e a vibração. É comum que o aparelho de ar condicionado vibre, principalmente ao ser ligado ou desligado. Mas quando são instalados em janelas, eles não ficam muito fixos, e a vibração nesses caos é ainda maior.

Porém, muitas vezes esse tipo de instalação é a única alternativa. Sobretudo quando o imóvel é alugado ou o ambiente não permite nenhum tipo de reforma ou alteração, e nesse caso, seguindo algumas recomendações, é possível diminuir um pouco o problema.

Se liga nas nessas dicas que listamos abaixo!

Instalando o Ar-Condicionado Janela perto do Vidro

Créditos: Dicas do Gilson EletricistaEm primeiro lugar, é bom ressaltar que o aparelho não pode ter nenhum contato com os vidros, por isso, será preciso criar uma moldura, que vai servir como “uma nova janela fixa” na parte de baixo.

Para isso, você vai precisar de:

  • 3 Sarrafos quadrados. Eles devem ter a mesma largura da madeira da janela e 2 cm mais alto que a caixa do ar-condicionado;
  • 2 Sarrafos quadrados, que tenham a mesma largura da madeira da janela e do mesmo comprimento da janela;
  • Parafusos mais compridos que a largura dos sarrafos e cantoneiras de ferro.

Monte uma estrutura como a da foto. Para fechar o espaço que sobrou ao lado do aparelho, coloque um vidro de 4mm.

3 Passos para colocar o Ar-Condicionado no LugarSuporte de alumínio ou aço

Nessa última parte, vamos te ensinar como fazer a instalação do ar-condicionado janela na sua janela. Lembre-se, só é possível fazer isso depois que a moldura estiver pronta!

Está tudo na mão? Então vamos lá, os passos são esses:

  • Instale um suporte de alumínio ou aço em formato de L. Ele deve ser semelhante a uma mão-francesa ou cantoneira. Esse suporte deverá ser instalado de forma que o peso do ar-condicionado fique sobre ele. O peso não pode ficar na estrutura da janela. A inclinação do suporte deve ser de 10 mm e ele não pode ser fechado pois o dreno deverá sair pela parte inferior externa do equipamento;
  • Coloque calços de borracha para amortecer as vibrações, garantindo um funcionamento mais silencioso;
  • Vede todas as frestas e vãos com espuma, arremates de plásticos ou silicone, dependendo do peso e da necessidade da janela.

Leia também: Como fazer o buraco e a instalação de um ar-condicionado Janela

É claro que nós do WebArCondicionado também sabemos que cada caso é um caso. Nem todas as janelas de vidro são iguais e por isso não é sempre a mesma situação para instalar o ar-condicionado janela dessa forma.

Se você estiver com uma situação muito específica ou surgir qualquer dúvida mais técnica, você pode procurar por ajuda no nosso Fórum. Clique nesse link e faça uma pergunta por lá, nossos técnicos cadastrados vão com certeza te ajudar!