Atualizado em 10/03/2020 por Yuri Correa
Redação do WebArCondicionado

Você sabe como instalar um ar-condicionado de janela? Para fazer a instalação é preciso abrir um buraco na parede, e hoje vamos te ensinar a fazer isso. Vamos lá?

Eu sei, aí vem um monte de dúvidas: o que fazer? Como saber a medida exata do corte? Quais equipamentos são necessários?

Calma, respira, vamos passo a passo. Em primeiro lugar é importante frisar que a instalação de qualquer aparelho de ar condicionado deve ser feita por um profissional competente. Por isso, mesmo com as nossas dicas, não é ideal tentar fazer isso sozinho.

buraco-na-parede-ar-condicionado-janela-instalar

Hoje vamos aprender como fazer o buraco na parede para instalar o ar-condicionado janela.

Escolha o local adequado

Para começar, você precisa escolher um local adequado onde fazer a instalação do ar-condicionado. Ele deve ficar próximo a uma tomada de voltagem compatível. De preferência às paredes que não possuem fios e/ou canos dentro.

Cuidados para fazer a Instalação do Ar-Condicionado Janela

  • O aparelho deve ser instalado a uma distância do chão entre 1,50 m e 1,80 m de altura e a uma distância mínima de 50 centímetros da parede lateral ao ar condicionado;
  • Se puder, instale-o na parte central do ambiente, de preferência voltado para a maior área da sala, quarto, etc;
  • Se for colocar mais de um aparelho em uma mesma parede, mantenha-os a uma distância mínima de 1,50 m.

Lista de ferramentas para fazer o Buraco na Parede

  • Lápis
  • Régua
  • Fita métrica
  • Martelo e/ou marreta
  • Talhadeira
  • Pregos ou parafusos + chave de fenda
  • Madeira compensada
  • Furadeira
  • Serra tico-tico ou circular

Com essas ferramentas em mãos, podemos começar a instalação do ar-condicionado janela. Para facilitar as coisas para o nosso leitor, dividimos a instalação em 10 passos bem simples, acompanhe abaixo:

10 Passos para Fazer o Buraco e Instalar o Ar-Condicionado Janela

1 – Faça um caixilho (suporte de madeira para o ar condicionado) de acordo com as medidas do aparelho. Opte por madeiras com espessura igual ou aproximadamente 2,5 cm. Una as partes do suporte com pregos ou parafusos;
2 – Com o suporte montado, utilize a largura para marcar a posição do corte;
3 – Use uma fita métrica, lápis e régua para medir e marcar as dimensões tanto na parte de dentro como do lado de fora da parede;
4 – Com uma furadeira, faça um furo nos 4 cantos do desenho, para marcar os limites;
5 – Determine a posição para furação dos braços do suporte. Esse deverá estar nivelado na horizontal e desnivelado um pouco para baixo, para que a água condensada seja direcionada para o dreno;
6 – Corte o revestimento da parede com a serra no local marcado com o lápis;
7 – Com martelo ou marreta, acompanhados da talhadeira vá quebrando a parte dentro das dimensões marcadas;
8 – Instale o suporte do ar condicionado dentro do buraco feito;
9 – Coloque o aparelho na estrutura e certifique-se de que ele está firme e preso;
10 – Coloque a espuma para vedar as frestas entre o aparelho e o caixilho.

Nunca é demais lembrar que a instalação, prioritariamente, deve ser feita por um profissional capacitado. Caso seja o próprio consumidor quem vai instalar o ar-condicionado janela, se liga nesses cuidados que vamos abordar a seguir.

Cuidados para Instalar o Ar-Condicionado de Janela

As aberturas laterais e superiores do ar-condicionado devem estar sempre voltadas para o lado externo do ambiente. Elas também devem estar totalmente desobstruídas. Isso serve para que o ar do compressor e condensador se movimente normalmente.

Após a instalação existem alguns procedimentos opcionais. Eles são recomendados para que a estrutura fique visivelmente melhor. Como, por exemplo, preencher eventuais brechas com material de isolamento e aplicar gesso no entorno. Modelos de ar condicionados têm tamanhos, dimensões e procedimentos de instalação diferentes. Por isso, consulte o manual do produto para obter detalhes específicos.

Se você ainda assim ficou com alguma dúvida ou você tem em mãos um problema bem específico, pode entrar lá no nosso Fórum do Ar-Condicionado e perguntar diretamente aos nossos instaladores.