Atualizado em 28/11/2019 por Gabriela Giacomini
Redação do Portal WebArCondicionado
melhor-ar-condicionado-para-praia

Não é porque você está na praia que não sentirá falta de um ar-condicionado, mas qual será o melhor modelo para comprar nesse caso?

O fato de respirar um ar mais fresco na orla e ter a companhia do mar infelizmente não acontecem dentro de casa no litoral, então chegou a hora de ter um aparelho para manter a temperatura adequada em meio ao calor intenso do verão.

Veja a seguir as opções mais indicadas para quem garantir a sensação de frescor mesmo perto do mar.

Modelos de ar-condicionado ideais para Praia

Os aparelhos mais aconselháveis para instalar na praia são os modelos Janela e Split, com o benefício de uma instalação mais simples e barata, além do menor custo do próprio ar-condicionado.

O Split ainda abre uma vantagem maior sobre o Janela, pois tem menor custo no consumo de energia e menor ruído, possuindo também o filtro mais eficiente e gerando melhor qualidade do ar.

Maresia x Corrosão

Falando em marca, o ideal é priorizar aquelas que trabalham com serpentina de cobre, que proporcionam maior resistência à corrosão vinda da maresia.

Isso é super importante para manter o ar-condicionado funcionando corretamente dentro da residência, assim como é comum os cuidados para manter os outros equipamentos eletrônicos conservados.

Além da serpentina, para que as ferrugens não apareçam cedo, é preciso buscar outros materiais específicos antes de fazer a instalação, como a utilização de tubos de cobre, por exemplo.

“Desde o aparelho até os suportes e parafusos devem ser de um material que não oxide. Ou então é preciso uma pintura protetora para retardar o efeito da maresia”, recomenda Ricardo Vaz, representando Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV).

Outra solução são os protetores externos, que além de melhorar esteticamente as instalações, aumentam a vida útil dos aparelhos e impedem o avanço da corrosão.

Onde instalar 

Independente do modelo escolhido, o aparelho deve ser instalado em um local alto, pois como será usado no verão, o ar frio tende a descer. Assim, o ambiente será climatizado uniformemente e mais rápido.

Outra constatação importante é que, com o forte do calor, os equipamentos tendem a trabalhar mais, portanto é aconselhável priorizar aparelhos com Selo Procel A, que trazem maior economia na conta de energia.

 

EXTRA: Ar-condicionado para imóveis de aluguel

Para quem não tem propriedade na praia e vai alugar um imóvel sem climatização, o ar-condicionado Portátil é uma ótima alternativa, pois pode ser levado da cidade para a viagem e usado em vários ambientes, sem necessidade de instalação.

Porém é necessário fazer uma adaptação, colocando o Portátil em uma peça compatível com a capacidade.

Manutenção do ar-condicionado na Praia

Se você já tem ar-condicionado, não esqueça de fazer a limpeza e manutenção periódica do aparelho, já que muitas vezes ele é usado apenas durante o período de verão.

Para isso, deve-se limpar o filtro a cada 30 dias, retirando ele do aparelho e passando água corrente.

É indicado também fazer uma limpeza interna completa e a manutenção preventiva anualmente, que são serviços feitos pelos técnicos de ar-condicionado para verificar se está tudo ok.

A prática dessas ações irá prolongar a vida útil do aparelho e evitar os efeitos da corrosão.