* Atualizado em 25/02/2019

Respondendo algumas dúvidas frequentes sobre Selo Procel, o Portal WebArCondicionado explica para você por que dar preferência a aparelhos com o selo e quais as vantagens.

O Selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) é uma forma de orientar o consumidor na hora da compra, indicando os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria, por exemplo, ar-condicionado janela, split hi-wall, split piso-teto, entre outros.

A etiqueta exibida no ar-condicionado e em vários outros eletrodomésticos, classifica o consumo de eletricidade daquele aparelho e seu grau de eficiência energética, que varia de A (mais eficiente) a G (menos eficiente).

Etiqueta-Selo-Procel

Conforme os aparelhos vão se modernizando os produtos podem ter uma mudança de Selo. Mas isso não significa que seu aparelho irá consumir mais ou menos (caso seu Selo seja alterado após a compra), o que acontece é apenas uma recolocação em sua classificação.

Vantagens do Selo Procel

Escolhendo produtos com o Selo Procel, a economia gerada por essa escolha pode resultar, ao longo da vida útil do aparelho, o equivalente ao preço de um aparelho novo. Além disso, evita investimentos desnecessários em geração, transmissão e distribuição de energia, estimulando a fabricação e comercialização de produtos mais eficientes, contribuindo assim, para o desenvolvimento tecnológico e preservação do meio ambiente.

Testando de todas as formas possíveis os produtos antes de liberar o uso do Selo (em laboratórios credenciados, sob a supervisão do INMETRO), o Procel já é uma forma de você ter uma garantia da qualidade do aparelho que está comprando.

Selo Procel A

Os aparelhos que são contemplados com este selo possuem o melhor índice de eficiência energética da categoria. São comprovadamente mais econômicos, pois são submetidos a ensaios específicos em laboratório idôneo, indicado pelo Procel. Os parâmetros a serem avaliados para cada equipamento constam nos Critérios Específicos para Concessão do Selo Procel, que consta no Regulamento Selo Procel de Economia. Ao adquirir um produto com esse selo você estará garantindo economia na sua conta de energia elétrica.

Você sabia, por exemplo, que pode poupar até R$600 por ano se optar por comprar eletrodomésticos com Selo Procel A? Essa estimativa foi calculada pelo Inmetro e leva em conta o consumo médio de uma família de três a cinco pessoas que moram em um imóvel de dois quartos. No caso do ar-condicionado, optar por um aparelho Selo A pode fazer toda a diferença, ainda mais depois da revisão na classificação de eficiência energética feita pelo Inmetro.

Compare aqui os preços de ar-condicionado com Selo Procel A

Eficiência energética: é a atividade que procura otimizar o uso das fontes de energia buscando uma utilização racional, ou seja, usar menos energia para fornecer a mesma quantidade de valor energético. Eficiência Energética prega a utilização sábia e maximizada dos recursos energéticos disponíveis.

O Selo: Instituído por Decreto Presidencial em oito de dezembro de 1993, é um produto desenvolvido e concedido pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Procel, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia – MME, com sua Secretaria-Executiva mantida pelas Centrais Elétricas Brasileiras S.A – Eletrobrás.

Conclusão: O Selo Procel é importante

Viu só como os aparelhos com o selo garantem maior economia para o seu bolso e trazem um impacto menor ao meio ambiente? Portanto, dê preferência ao Selo Procel A observando sempre com atenção quais os aparelhos de ar condicionado que trazem o selo. Economizar com qualidade é tudo!

Redação do Portal WebArCondicionado