Assim como muita gente se pergunta se o ar-condicionado no frio faz mal à saúde, tem quem questione se no modo aquecimento, esses aparelhos podem oferecer algum mal-estar também. É uma dúvida bem comum e dá para perceber de onde ela vem, afinal, muito calor e lugares abafados deixam as pessoas tontas, com pressão baixa e falta de ar, sem contar suor, que leva à desidratação e por aí vai.

Porém, isso acontece da mesma forma se o calor estiver vindo do ar-condicionado? O que ocorre quando ligamos nossos aparelhos de climatização para esquentar o ambiente e ficamos muito tempo dentro dele? A umidade é a mesma? Ela aumenta ou diminui com o tempo? Vamos falar de tudo isso e mais um pouco no post de hoje!

Ar-condicionado na temperatura ideal

Primeiro, vamos lembrar o seguinte: seja inverno ou verão, faça frio ou calor lá fora, não precisa colocar a temperatura do ar-condicionado no máximo.

A temperatura ideal para o corpo humano fica na faixa dos 23ºC aos 26ºC, segundo a Anvisa. É preciso levar em conta também que as pessoas podem ter metabolismos diferentes e, portanto, precisarem de temperaturas um pouco mais altas, como parece ser o caso das mulheres, segundo apontam estudos muito recentes.

Outra, não custa nada entender um pouco melhor como funciona a temperatura do seu próprio corpo, não é?

Ok, isso ficou entendido? Então vamos em frente!

Mas vamos dizer que você, seu familiar ou o coleguinha de trabalho resolveram colocar o ar-condicionado em temperatura de forno. Quem sabe está fazendo um frio danado lá fora e vocês só querem ficar confortáveis na sala de estar, no quarto ou no escritório. Justo, não é? Mas e aí, isso vai te fazer mal?

 

E aí, o modo aquecimento faz mal?

A resposta correta é: não.

Isso quer dizer que não existe nenhum risco? Também não é bem assim, mas apenas o ar quente emitido pelos aparelhos de climatização não tem como te fazer mal algum. São outros fatores do ambiente e do seu cuidado com o próprio ar-condicionado que vão dizer se existe ou não algum problema em deixar o equipamento ligado no máximo.

Vamos ver alguns deles?

Ok, o mais preocupante dos problemas é o calor, não é? Falta de ar, sensação de sufoco, tontura. Pois bem, isso pode acontecer se o aquecimento for excessivo, o que pode ser causado por:

Superdimensionamento

O superdimensionamento acontece quando um ar-condicionado muito potente é colocado em um ambiente muito pequeno, que não precisa de tantos BTUs. Ou o contrário, quando um ambiente muito grande é atendido por um ar-condicionado de baixa potência.

No modo aquecimento, um ar-condicionado superdimensionado pode esquentar tudo muito rápido. Apesar desses aparelhos serem programados para não passar da temperatura configurada pelo usuário, pode acontecer do equipamento liberar uma grande quantidade de ar quente de uma só vez, deixando o ar mais abafado e pesado.

Umidade

Sim, é bem sabido por aí que o ar-condicionado retira a umidade do ar. Por isso, é importante tanto no modo frio quando no modo quente, prestar atenção à umidade dos ambientes climatizados.

Em ambientes que já são naturalmente mais úmidos, é preciso apenas tomar cuidado para que o calor e a umidade não causem desconforto ou gerem a proliferação de bactérias. Nada que a limpeza básica de um cômodo não dê jeito. Ah, falando em limpeza…

Filtros

Esse é outro cuidado que o usuário precisa ter tanto no modo frio quanto no modo quente. Os filtros do ar-condicionado precisam de limpeza e manutenção periódicas. Em períodos de uso intenso do aparelho, o recomendado é que seja feita a limpeza dos filtros uma vez ao mês. E uma vez a cada dois meses nas épocas em que não se utiliza muito ou nada o aparelho.

Isso é importante especialmente no modo aquecimento, porque no inverno as pessoas tendem a ficar mais fechadas dentro dos ambientes e, portanto, mais expostas ao ar-condicionado. Se os filtros do aparelho estiverem sujos, o ar aquecido vai estar sujo também, podendo conter bactérias e fungos que, no calor, se proliferam com facilidade.

Qualquer aparelho deve ser usado com cuidado

Como qualquer outro aparelho, o ar-condicionado pode oferecer riscos se não for usado com cuidado e atenção. Se você ficar parado na frente da sua geladeira aberta por horas ou assistir a televisão com os olhos grudados na tela os resultados para a sua saúde também não vão ser dos melhores, não é?

Então, utilize o ar-condicionado tanto no quente quanto no frio sem exageros e observando a manutenção correta, e tudo vai dar certo! Se ficou alguma dúvida, deixa aqui nos comentários!

Redação do Portal WebArCondicionado