Atualizado em 07/05/2021

ar-condicionado temperatura inverno

Confira qual a temperatura ideal do ar-condicionado no inverno!

Chegou de vez o inverno, e com o frio, principalmente na região Sul, vem aquela vontade de colocar o ar-condicionado no modo quente e você se pergunta: “Qual a temperatura ideal?”. Muita gente coloca o modo aquecimento em 32ºC, mas você sabia que não é o meio mais indicado?

Neste post vamos apresentar por que não colocar a temperatura no mínimo nem no máximo. Por fim, iremos mostrar qual a configuração ideal do equipamento no inverno. Vem com a gente!

Temperatura extrema = Gasto de energia!

Quando está calor, as pessoas costumam pensar que o melhor é ligar o ar-condicionado no mínimo, ali pelos 17ºC, porque vai “gelar” mais rápido. Isso não é bem verdade, e tem um alto custo.

Se a temperatura ambiente for 30ºC, o motor precisará trabalhar muito para superar a diferença 13ºC. Todo o esforço é medido em consumo de energia e gastos maiores no orçamento doméstico ou empresarial.

Leia também: 10 dicas para economizar o consumo de energia do ar-condicionado

No inverno não é diferente. As pessoas chegam da rua, onde está muito frio, e ligam os aparelhos na temperatura mais alta. A lógica é a mesma: o ar-condicionado vai trabalhar com muito mais esforço para manter a climatização escolhida.

Além disso, os extremos acabam com a umidade do ar dos ambientes fechados onde costumam ficar os condicionadores de ar – o que faz muito mal para quem tem as alergias do inverno.

E a temperatura ideal é…

Logo, existe a temperatura ideal nas estações para configurar o seu ar-condicionado. A Anvisa, aliás, indica que a melhor medida, esteja frio ou quente, é de 23ºC, considerada a mais confortável para o corpo. Mas a indicação não descarta pequenas variações. Portanto, no inverno, os técnicos indicam que o aparelho seja configurado ali pelos 22ºC, e que as pessoas usem um casaquinho até o calor estabilizar.

No verão é a mesma coisa, mas se indica em torno de 25ºC, pois quanto menor a diferença entre a temperatura natural e a temperatura climatizada, menos o ar-condicionado trabalha e menos ele consome energia. E a faixa 22ºC – 25ºC está na média indicada pela Anvisa que garante conforto tanto em casa quanto no ambiente de trabalho.

Alguns cuidados importantes

A faixa de temperatura tem outro benefício: mantém a umidade do ar, preservando a saúde de todo mundo. Aliás, a ventilação não deve ser direcionada em ninguém. Isso porque o ar quente causa ressecamento das mucosas, o que contribui para agravar alergias respiratórias. 

Um último cuidado, que deve ser mantido em qualquer estação, é a limpeza e a manutenção do equipamento. No inverno, particularmente, existe mais umidade nos ambientes fechados. O contexto facilita a proliferação de fungos e bactérias nos filtros do ar-condicionado, que fazem mal à saúde de quem respira dentro dos cômodos climatizados. Inclusive, descubra aqui se está na hora de trocar os seus filtros.

Limpeza Agyx

Limpeza de ar-condicionado Agyx.

Redação WebArCondicionado