Confira como gastar menos na conta de luz sem desligar o ar-condicionado

Conta de Luz Ar-Condicionado

Descubra como economizar na conta de luz com o ar-condicionado ligado!

O aparelho de ar-condicionado está diretamente ligado a conta de luz. As novas tecnologias estão em constante evolução e permitem diminuir o consumo de energia elétrica. Alguns exemplos são os equipamentos Inverter e as novas formas de rotação de compressores que são estudadas.

Porém, além das tecnologias, o próprio consumidor pode criar alguns hábitos que contribuem para aliviar o valor da conta. Separamos cinco dicas para economizar, mantendo o ar-condicionado ligado.

Fique atento ao dimensionamento

Este é o ponto de partida antes mesmo de adquirir o ar-condicionado. Afinal, no momento de escolha, seja na loja física ou online, você deve saber quantos BTU precisa para climatizar confortavelmente seu ambiente.

Caso o dimensionamento não for realizado ou feito da maneira errada, você poderá ter problemas com a conta de energia. Se o ambiente necessita de 12000 BTU, e o seu aparelho é de 9000 BTU, sua conta luz vai às alturas, além do ar-condicionado apresentar problemas muito cedo.

Imagine o primeiro equipamento a todo o vapor, buscando dar conta de climatizar o ambiente, porém, como precisa de 12000 BTU, o aparelho vai trabalhar no limite. Todo o esforço do equipamento gera consumo de energia maior.

Então, o dimensionamento adequado é fundamental para economizar na conta de luz com seu ar-condicionado. Uma maneira fácil e rápida de encontrar a potência ideal para o seu ambiente é a Calculadora do WebArCondicionado. Acesse AGORA MESMO e encontre o equipamento certo para você.

Novas tecnologias nos aparelhos

A tecnologia que mais traz economia é o sistema Inverter. Dependendo de quanto tempo fica ligado diariamente, a diminuição no consumo de energia pode chegar a 70%, quando comparado ao aparelho de ar-condicionado convencional.

O funcionamento do compressor do aparelho do tipo Inverter ao invés simplesmente ligar e desligar, possui rotação constante, gerando redução na energia consumida pela ausência dos picos de consumo. Assim, você economiza na conta de luz sem desligar o ar-condicionado.

Limpar os filtros do ar-condicionado economiza na conta de luz

Quem utiliza o ar-condicionado deve ter como rotina limpar os filtros regularmente. Na prática, a sujeira acumulada pode prejudicar o funcionamento e reduzir a vida útil do aparelho.

As poeiras concentradas nos filtros também resultam em um maior consumo de energia do equipamento ao dificultar a passagem do ar pelo, o que reduz a taxa de retirada de calor do ambiente. Além disso, filtros sujos são prejudiciais à saúde. Por esse motivo, mantenha a limpeza do seu ar-condicionado em dia.

Conta de Luz Ar-Condicionado

Limpeza de ar-condicionado Agyx.

Nunca bloqueie as saídas de ar

A obstrução da vazão de ar prejudica o aparelho na hora de climatizar o ambiente e, consequentemente, o consumo de energia elétrica vai aumentar. Como você já leu em itens anteriores, o resultado disso será o mesmo: aumento no consumo de energia, pela força que o aparelho realizará para dar conta de climatizar o ambiente, além da vida útil do ar-condicionado ficar comprometida.

Ajuste a temperatura de forma adequada

Existem estudos que garante que a temperatura considerada confortável para o corpo humano fica entre 23°C e 24°C. Quanto maior for a diferença entre a temperatura do ambiente e a colocada no ar-condicionado, maior será o consumo de energia.

Nesse caso, deve ser considerado o conforto térmico, que gira entre 23 e 24 graus. Assim, além do ambiente ficar climatizado adequadamente, você ainda economiza na conta de luz com seu ar-condicionado ligado.

Redação WebArCondicionado