* Atualizado em 02/05/2019

O Portal WebArCondicionado recebe diariamente mensagens de consumidores e profissionais questionando sobre aparelhos de ar condicionado que desligam sozinhos. Com o objetivo de desvendar esse “mistério” fomos buscar informações com quem entende do assunto: fabricantes, técnicos e os próprios consumidores (que já passaram por problemas semelhantes e conseguiram resolver). Sempre pensando na qualidade da informação, preparamos esse material que irá lhe ajudar a entender o que pode estar ocorrendo com o seu equipamento.

Função timer ativada

O aparelho pode estar configurado na função timer para desligar em um determinado horário ou em horários variados e o usuário, por desconhecer o funcionamento dessa função, pode achar que o equipamento está com problema.

Por que meu ar-condicionado está desligando sozinho? Verifique o manual antes de tudo!

Essa situação é possível de ser resolvida verificando no manual a forma de programar o aparelho para que ele não desligue mais em horários determinados ou resetando o ar-condicionado. Aqui neste post nós explicamos o passo a passo de como executar o reset. Sempre comece por aqui, pois é muito comum que o problema seja apenas este. Às vezes é só olhar no controle e ver se não está ativa a função do Timer, quase sempre representada pela imagem de um relógio. Também pode estar escrito, como no controle, “Timer On”. Na maior parte dos controles você pressiona a tecla “Timer” até o marcador de horário no visor do seu controle começar a piscar. Daí utiliza as teclas de “+” (mais) e “-” (menos) para ajustar a hora. O “Timer off” funciona do mesmo modo, daí é só clicar na tecla “Timer” até a opção ser cancelada.

“Eu havia comprado meu ar-condicionado Samsung há pouco menos de mês e sem querer, mexendo no controle, programei ele para desligar. Fiquei uma semana achando que o aparelho estava dando defeito até que resolvi ler o manual. Por isso, agora indico, leiam o manual sempre”, relata a consumidora Roberta Prado, de Porto Alegre/RS.

Problemas com o controle remoto do ar-condicionado pode estar com defeito

Esse é um problema mais raro de ocorrer, mas não impossível. Pode ser que o controle remoto esteja emitindo sinais indevidos ao aparelho. Nesse caso deve-se retirar o controle remoto do ambiente em que o ar-condicionado está instalado, ou retirar as pilhas e observar se ele voltará a desligar sozinho. Se o aparelho funcionar normalmente sem desligar com o controle remoto em outro local, quer dizer que o problema está na comunicação entre o controle e o ar-condicionado, pode ser no próprio controle, no sensor infravermelho, ou até mesmo na placa receptora.

Leia mais: O controle do ar-condicionado não funciona, e agora?

 

Erro EEPROM

O problema pode estar também na memória do aparelho e pode estar relacionado ao erro de EEPROM, que causa conflito entre o ar-condicionado e os seus comandos. Ou seja, é um problema de programação do aparelho e está além das habilidades da maioria dos consumidores. Quando isso ocorre é preciso entrar em contato com uma assistência técnica autorizada da marca para que o código correto seja configurado na máquina. Ou você pode pedir por um orçamento com um técnico especializado, faça isso através da aba no topo da nossa página, “Instaladores” e daí “Solicite orçamento”. Os banners também estão espalhados pelo nosso blog.

Uso de transformador

O uso de transformadores não é indicado para ligar ar-condicionado. Porém, muitos aparelhos são instalados desta forma. Transformadores são utilizados porque lidam melhor com quedas de luz e podem até ter geradores próprios, o que impede que os danos pela variação de tensão sejam passados aos equipamentos. Porém, quando aquecem muito, esses componentes podem desligar por motivo de segurança, para evitar um curto circuito, por exemplo. Por causa dessa imprevisibilidade, os transformadores, não são recomendados para a utilização em condicionadores de ar, que possuem sistemas muito sensíveis.

Problemas com a unidade externa

Se o ar-condicionado desliga sozinho repentinamente, pode ser que o problema esteja relacionado a unidade condensadora. Nesse caso, deve-se verificar se o equipamento foi instalado em local com ventilação adequada, pois quando o local não possui ventilação, a capacidade de refrigeração pode ser comprometida e o equipamento pode superaquecer, travando e desligando.

A condensadora é programada para desligar quando está aquecida demais, pois seus objetivo é justamente dispersar o calor interno. Esse problema pode ser evitado com a observação do local onde ela está posicionada: não pode ter nada abafando a saída de ar. Outro modo de evitar o problema é a limpeza e a manutenção periódica que todo aparelho de ar condicionado exige.

Gás vazando

É o motivo técnico mais recorrente

Existe um motivo técnico mais recorrente nos desligamentos aleatórios dos condicionadores de ar: falta de gás. Mas lembre, gás não acaba, o gás vaza. Olha só o depoimento:

“Ele tem um motivo técnico para desligar sozinho, normalmente esse motivo é quando a máquina está sem gás. O compressor tem uma proteção térmica, que ele desliga três vezes, e na terceira vez ele desliga e precisa de reset para ser ligado novamente, daí ele desliga toda a máquina e só volta a ligar se alguém cortar a energia toda dele (reset) e religar a energia. Como se alguém estivesse desligando um disjuntor (vai lá tira da tomada e coloca outra vez), aí ele volta a ligar. Só que o defeito vai acontecer novamente, vão ter dias mais frios que não vai acontecer se ele estiver no limite, vão ter dias mais quentes que vai acontecer”, explica Charles Dorscheid, da empresa Clima Sinos de Novo Hamburgo/RS.

E aí, será que seu problema se encaixa nessas possibilidades acima? Conta aqui nos comentários o seu caso!

Redação do Portal WebArCondicionado