Atualizado em 16/04/2020 por Gabriela Giacomini
Redação do WebArCondicionado

Consertar ou trocar o ar-condicionado? Eis a questão. Será que o seu aparelho aí vai aguentar mais um verão ou chegou a hora de investir em um mais moderno e mais eficiente?

Estamos aqui para resolver essa dúvida!

Como saber se é o momento de trocar o ar-condicionado ou apenas consertar

Consertar ou trocar o ar-condicionado? – Imagem: Reprodução

Decidir se é o momento de trocar o ar-condicionado por um mais novo pode ser uma tarefa difícil, mas o WebArCondicionado te dá algumas dicas para você fazer a melhor escolha.

4 Pontos que te mostram se é melhor Consertar ou Trocar o Ar-Condicionado

Existem certas observações que podem ser feitas para tomar a decisão certa e não sair no prejuízo. São pequenos detalhes que apontam pra você se vale mais a pena pagar um conserto de ar-condicionado ou então comprar um novo.

Vamos ver um a um:

1. Qual o tempo de uso do seu ar-condicionado?

Com o passar dos anos, as peças do ar-condicionado começam a sofrer desgastes e sua eficiência diminui. Mas quantos anos? Bom, na verdade não é o tempo de vida do aparelho que vai definir se chegou o momento da troca.

Até porque, de acordo com os fabricantes, um ar-condicionado pode durar até 20 anos. É claro, dependendo dos cuidados que o usuário tiver com ele.

Nossa dica: De qualquer forma, leve esse ponto em consideração. Se o seu equipamento for muito antigo, a tendência na teoria é que uma hora ou outra ele tenha mais chances de apresentar alguma falha se compararmos com um ar-condicionado novo.

2. Quantas vezes você já precisou chamar um técnico?

Antes de tomar providências sobre um ar-condicionado que apresentou um problema pela primeira vez, procure descobrir com precisão qual é o motivo disso estar acontecendo.

Isso só é possível com a ajuda de um profissional do setor.

Procure por uma assistência técnica de confiança, com técnicos qualificados. Às vezes algo muito simples pode se tornar uma dor de cabeça se escolhermos as pessoas erradas para “consertar” nossos eletrodomésticos.

E se não vale a pena o conserto?

Mas se o seu aparelho vem apresentando problemas seguidamente e você já investiu muito dinheiro em manutenção, pode ser que mais um reparo não esteja valendo a pena.

Nossa dica: Faça as contas. Quantas vezes seu aparelho já apresentou falha no último ano, quanto você já gastou em manutenção e quanto vai custar para arrumar o ar-condicionado novamente?

Depois compare os preços de ar-condicionado novo para ver se compensa continuar insistindo no mesmo aparelho.

3. O aparelho está fazendo muito barulho?

Todo ar-condicionado produz ruído e estalos, independentemente do tipo ou modelo. Isso porque eles possuem motores, ventiladores, turbinas e outras peças não silenciosas.

Quanto mais tempo o equipamento tem de uso, mais gastas as peças estão ficando, e por isso, mais barulhento ele se torna.

E se com o passar dos anos, o ar-condicionado passou a emitir ruídos mais altos, é sinal de que já é o momento do substituí-lo por outro mais novo. Pois esse problema pode implicar em outros fatores, como consumo elevado de energia.

Atenção!

Se o seu aparelho é novo e está fazendo mais barulho do que o necessário para você lembrar que ele está ligado, algo está errado. Ele pode ter sido instalado de forma inadequada.

Nossas dicas: Preste atenção no seu ar-condicionado. Ele está fazendo mais barulho do que antes? Ou ele está fazendo muito mais barulho do que o aparelho do vizinho ou do seu trabalho?

Caso a resposta seja sim, chame um técnico para fazer uma avaliação, pois ele pode estar apenas precisando de uma limpeza.

Se o problema continuar, é porque chegou a hora de comprar um ar-condicionado novo mesmo. Aí é melhor seguir as orientações do final do texto.

4. Seu ar-condicionado está consumindo muita energia?

Com o avanço da tecnologia, o ar-condicionado também evoluiu. Hoje, os mais modernos já não consomem mais tanta energia como era antigamente, quando as pessoas tinham até medo de ter um aparelho por causa da conta de luz.

Se o seu ar-condicionado está consumindo energia além do esperado, ou se ele passou a consumir mais de uns tempos para cá, assim como falamos acima: chame um profissional para fazer uma revisão.

Pode ser que ele esteja apenas precisando passar por uma higienização, ou pode ser que seja mesmo o momento de trocá-lo.

Nossas dicas: Use corretamente o seu aparelho de ar-condicionado, faça manutenções preventivas, limpe os filtros pelo menos uma vez por mês e não ligue o aparelho com portas e janelas abertas.

Esses hábitos, além de te ajudarem a gastar menos com contas de luz, irão prolongar a vida útil do seu aparelho.

Comprando um ar-condicionado novo

Se você viu que vale a pena mesmo adquirir um ar-condicionado novo, antes disso utilize nossa Calculadora de BTUs para saber a potência ideal para o seu ambiente. Comprar um aparelho menos potente, por achar que ele irá gastar menos, só irá fazer você pagar mais na conta de luz.

Ao escolher um aparelho novo para refrescar você, tenha certeza que os modelos mais recentes irão garantir o seu conforto e inclusive podem contar com novos recursos.

Confira o que é mais importante para você ao escolher qual o aparelho ideal:

Nossa SUPER dica:  Você quer economizar nessa compra, certo? Então utilize o nosso comparador de preços para encontrar as melhores ofertas do novo ar-condicionado que você busca!