Por Yuri Correa,
Redação do WebArCondicionado

O aparelho de ar-condicionado é um equipamento complexo. Erros de instalação ou mau funcionamentos de partes específicas acontecem o tempo todo. Mas existe um problema que é um verdadeiro pesadelo: o Código EEPROM.

O Código EEPROM é um erro de programação. Ou seja, trata-se de um conflito interno no programa da máquina que acontece no componente de memória eletrônica do aparelho, chamado EEPROM (Electrically-Erasable Programmable Read-Only Memory).

Esse erro costuma ser causado por oscilações na alimentação elétrica do aparelho. para evitar essa dor de cabeça, o melhor é garantir que a fiação esteja aterrada e que a sua rede de eletricidade seja estável.

Porém, se aconteceu com você, a solução mais simples é trocar o componente EEPROM, só que isso costuma sair caro. Por isso, é necessário alguém com conhecimento especializado para ser resolver. Vamos entender melhor?

Identificando o Código EEPROM

Todo ar-condicionado sinaliza erros internos da máquina através de códigos. São combinações de letras e números, ou luzes e sons que surgem na parte interna do equipamento. Cada código se refere a um erro e normalmente um deles se refere ao Código EEPROM.

Para saber o que cada código significa, existe uma tabela com códigos de erro para cada modelo de ar-condicionado. Assim, você consegue identificar qual o problema que está sendo sinalizado.

Se você identificar que o erro no seu aparelho é o Código EEPROM, aqui está o que você precisa fazer:

Arrumando o Código EEPROM

Para arrumar manualmente um problema de Código EEPROM é necessário ter conhecimentos de programação para fazer o reparo diretamente na placa de controle da máquina.

Por isso, caso quem esteja lendo esse texto seja um consumidor, é necessário contratar um técnico de ar-condicionado para fazer esse serviço.

Tabelas de códigos

Porém, se você quiser tentar em casa, os fabricantes possuem tabelas com as instruções de reparo do Código EEPROM. Muitas vezes, essas tabelas vêm junto com o aparelho. Então procure e veja se, entre os manuais do equipamento, não está a tabela do EEPROM.

Caso não encontre, vamos ao mais difícil. Pegue o código de identificação do seu modelo de ar-condicionado e procure na internet, em sites e fóruns especializados pela tabela referente ao seu fabricante ou ao seu modelo específico.

Uma vez que você estiver com a tabela ou o passo a passo em mãos, siga-os à risca. Os processos de reparo envolvem vários detalhes como “apertar tal botão enquanto retira as pilhas” etc. Isso apenas para iniciar o modo de programação, pois ainda é preciso inserir os códigos de reparo na ordem correta.

Ficou com alguma dúvida sobre o que é e como reparar esse problema de EEPROM? Deixe seu comentário abaixo!