Atualizado em 06/04/2020 por Yuri Correa
Redação do WebArCondicionado

Você sabe como programar o ar-condicionado para desligar? Dentre as várias funções do controle remoto, essa é uma das mais adoradas pelos consumidores. Hoje vamos te ensinar como utilizá-la.

E não só isso, vamos te ensinar também a utilizar a função Sleep do ar-condicionado. Essa é a função que te deixa dormir tranquilo, sabendo que o ar-condicionado vai regular a temperatura e desligar na hora certa.

como-programar-ar-condicionado-para-desligar

Chegou a hora de aprender como programar o ar-condicionado para desligar – Imagem: WebArCondicionado

Essas funções te ajudam a obter conforto térmico sem gastar muito dinheiro. Vamos lá?

Como Programar o Ar-Condicionado para Desligar?

Existem duas formas de programar o ar-condicionado para desligar. Uma delas é o Timer e outra é o Sleep. Elas são bem parecidas e, em alguns modelos, elas são a mesma coisa. Vamos te ensinar a lidar com as duas, veja só:

O Timer do Ar-Condicionado

No controle remoto, a função de desligamento automático pode ser realizada através da tecla TIMER (que quer dizer cronômetro). Na verdade isso varia de marca para marca, em alguns modelos de controle remoto a função é acionada pelo botão TIMER OFF ou SLEEP TIMER, e às vezes essa tecla tem o desenho de um relógio.

como-programar-ar-condicionado-para-desligar

Se for esse o caso do seu ar-condicionado, encontre a tecla e clique nela. Caso não aconteça nada, fique pressionando a tecla ou então clique duas vezes. Veja alguns exemplos na imagem acima.

A Função Sleep do Ar-Condicionado

Existe também a opção Sleep, que é bem parecida com o Timer. A diferença é que aqui você programa o aparelho para desligar nas condições ideais para o seu conforto e economia de energia.

Com a função Sleep, você programa o tempo exato para desligar o ar-condicionado. Mais uma vez, isso depende de cada marca e geralmente há duas possibilidades. Vamos começar pela mais comum:

Desligar por Número de Horas

Nessa opção, vai aparecer no visor um número. Esse número representam a quantidade de horas que o aparelho vai levar para desligar. Por exemplo: se você escolher o número 5, então o ar-condicionado vai desligar “daqui a 5 horas”.

timer-ar-condicionado-hora

Para escolher o número de horas:

  • Clique na tecla de Sleep/Timer;
  • No visor aparece o número 0.5 ou 1, isso quer dizer meia hora ou uma hora inteira;
  • Se você clicar mais uma vez, vai aparecer o número 2 uu seja, duas horas.
  • E se você seguir clicando, vai aparecendo mais opções de horas;
  • O número final que você deixar ali, é o número de horas que o ar-condicionado vai levar para desligar.

Quando chegar no número de horas desejado, não é necessário clicar em mais nada, o visor pisca por alguns segundos e aí ele para. Pronto, está programado.

Desligar por Horário

Nessa opção, vai aparecer no visor do controle remoto um relógio para você programar o horário exato do desligamento do ar-condicionado. Ou seja, em hora e minutos. Veja:

  • Clique na tecla de Sleep/Timer;
  • Utilize as teclas de temperatura para aumentar ou diminuir o horário no visor;
  • Clique na tecla SET para confirmar o horário.

Só cuide se o ar-condicionado está com a hora certa antes de programá-lo.

timer-ar-condicionado-ajuste

Pronto!

Seguindo os passos acima, é fácil saber como programar o ar-condicionado para desligar. Agora é hora de aprender a mexer em outras funções do controle remoto para tirar o melhor desempenho do seu aparelho conseguir bastante conforto sem gastar muito.