Atualizado em 30/07/2019 por Yuri Correa
Redação do Portal WebArCondicionado

Como nessa época do ano o uso do ar-condicionado diminui em algumas regiões do Brasil, muitos consumidores acabam esquecendo que o equipamento necessita de limpeza e manutenção. Grande erro. O ar-condicionado precisa estar sempre limpo. Vamos entender o por quê?

Quando chega o verão, é uma correria só atrás de profissionais para “consertar o ar-condicionado estragado”. Então bate o desespero porque as agendas dos técnicos estão todas cheias e vai demorar um tempão para o problema ser resolvido. Se acumula a demanda, e por vezes, o equipamento que ficou parado por um longo período já não se resolve mais com uma simples manutenção ou limpeza, gerando mais demanda.

Leia também: Mitos sobre o uso do ar-condicionado no inverno

Porque o ar-condicionado precisa de limpeza e manutenção também no inverno?

A poeira carregada de bactérias, fungos, ácaros e outras impurezas, se acumula no interior do aparelho mesmo quando ele está desligado. Por isso, é importante dar atenção mesmo que o ar-condicionado permaneça sem uso por tempo prolongado. Os filtros são a principal fonte de acúmulo de sujeiras.

“O pessoal aqui prefere deixar tudo para o verão mesmo. E eles não têm consciência de que esse é o melhor período e o mais importante para fazer a manutenção e limpeza, por causa das bactérias que causam as doenças respiratórias”, diz Júlio César Braga, diretor técnico da Bem Star de Campo Grande/MS.

Além da questão da saúde dos usuários, a manutenção preventiva, que está prevista em todos os manuais, garante o funcionamento correto das máquinas. Ela inclui, além da higienização completa do equipamento, testes de funcionamento, verificação de possíveis falhas, peças soltas ou danificadas, evitando acúmulo de sujeira, o mau cheiro e o gotejamento na unidade interna. Além de uma série de problemas que podem comprometer o desempenho e a vida útil do ar-condicionado.

Recomendações de limpeza

O recomendado é que os filtros do ar-condicionado sejam limpos, estando ele em funcionamento ou não, ao menos uma vez por mês no verão, e uma vez a cada dois meses no inverno. Se for um aparelho de ciclo reverso, que funciona no aquecimento no inverno também, a regra vale para o ano todo: uma vez a cada trinta dias.

Leia também: Cuidado com produtos utilizados na limpeza do ar-condicionado

O que pode ser evitado com a manutenção preventiva do ar-condicionado?

  • Problemas de saúde aos usuários;
  • Aumento dos ruídos produzidos pelo aparelho;
  • Perda da capacidade de gelar o ambiente;
  • Congelamento das peças;
  • Obstrução e entupimento dos filtros, turbinas, canos e serpentinas;
  • Falhas nas bobinas;
  • Falhas nos compressores;
  • Corrosão;
  • Aumento das contas de luz.

Solicite aqui orçamentos de manutenção de ar-condicionado com os melhores profissionais do mercado

 

https://www.webarcondicionado.com.br/cupons/?utm_campaign=2019&utm_medium=postblog&utm_source=webarcondicionado

E aí, ficou alguma dúvida sobre a importância da limpeza do ar-condicionado no inverno? Comenta aqui!