Começou o inverno e o frio já vem batendo em várias cidades brasileiras. Junto com aquele casaquinho – ou casacão, dependente da região onde você está -, vem a vontade de esquentar a casa e o ambiente de trabalho, mas também surgem as dúvidas. Quem já tem um ar-condicionado com ciclo quente ou quer comprar um graças aos preços reduzidos da estação deve ter algumas perguntas na cabeça e é preciso ter cuidado, porque rola muita coisa que não é verdade por aí.
Por isso, vamos desvendar alguns mitos sobre o uso de condicionadores de ar no inverno.
“Não é melhor usar o aquecedor elétrico?”
Na verdade, não é não. O aquecedor elétrico pode ser um pouco mais econômico em alguns casos, mas ele não é feito para atender um cômodo por inteiro. O ar-condicionado aquece mais e melhor o ambiente.
Além disso, os aquecedores elétricos, assim como as lareiras ou o fogão de lenha, consomem oxigênio, não podem ficar confinados num lugar muito fechado ou se não os ocupantes do cômodo podem ter dificuldades para respirar, além da sensação de abafamento. Os condicionadores de ar não tem esse problema, eles aquecem o ar em si, preservando a umidade, o que é importante no inverno para impedir a proliferação de fungos e ácaros.
Obviamente, usar o ar-condicionado também não envolve os mesmos riscos de acidente que o aquecedor elétrico e a lareira. Não tem fogo envolvido e nem superaquecimento.
“Aparelhos Quente/Frio custam mais caro?”
Condicionadores de ar com Ciclo Reverso, ou seja, que possuem função quente/frio, de fato custam um pouco mais caro. A diferença não costuma ser absurda, então vai de cada um decidir se paga um pouco menos e mantém uma temperatura agradável no verão, ou se investe um pouquinho mais e garante o aconchego no inverno também.
Veja aqui as Melhores Ofertas de Ar-Condicionado Quente/Frio
“Ar-condicionado no modo Aquecimento gasta mais energia?”
Ar-condicionado reverso, ligado no modo aquecimento, não gasta mais energia também. Claro, se estiver muito frio, o equipamento vai trabalhar mais para aquecer o cômodo, assim como se estiver muito quente, ele também vai suar mais para fazer a refrigeração. E, obviamente, se você usar o aparelho no verão e no inverno, ele vai gerar custos nas duas estações, mas isso não quer dizer que uma função gaste mais do que a outra. Aproveite e veja as 10 dicas para economizar o consumo de energia do ar-condicionado.
Inclusive, outra coisa que é mito: a função quente não prejudica a função frio, e nem vice-versa. O aparelho tem as mesmas capacidades de climatização tanto para resfriar quanto para aquecer.
“Mas a instalação e a manutenção são mais caras, não é?”
Não são. Ou melhor, não deveriam ser. Cobre isso do seu instalador. Na prática, a instalação de um ar-condicionado frio ou de um quente/frio é idêntica (são dois fios de diferença). O acúmulo de funções é do aparelho, não do técnico.
Agora, a manutenção talvez seja um pouco diferente. Na teoria, a vistoria anual e a limpeza dos filtros a cada dois meses pode ser mantida. Porém, no inverno, talvez seja melhor cuidar mais de perto dessa manutenção, que, assim como a instalação, não deve custar mais caro do que aquela feita no verão.
A disponibilidade de técnicos no inverno também é a mesma, mas os serviços caem, já que nem todo mundo utiliza aparelhos com ciclo reverso. Então, das duas uma: pode acontecer de o preço da manutenção ficar um pouco mais caro no inverno, para compensar a baixa da demanda. Por outro lado, alguns instaladores veem essa baixa como uma oportunidade de diminuir os orçamentos dos serviços e conquistar mais clientes nesse período de pouca procura.
Aliás, se você precisa de algum serviço de manutenção, receba orçamentos gratuitamente aqui no WebAr.
Você tem mais alguma dúvida sobre o uso do ar-condicionado no inverno? Compartilhe com a gente comentando aqui.
Boa tarde ,moro numa região quente ,e estou querendo comprar um modelo inverter LG artcool ,mas só estou achando quente/frio ,teria algum problema ,porque eu só vou usar o frio ,ele iria refrigerar como o do sistema só frio ?
Em relação ao consumo ,teria alguma alteração?
O técnico usaria os mesmos fios do sistema frio ,pra instalar o quente/frio ou iria acrescentar mais fio ?
Olá Carla, tudo bem?
Neste caso sugerimos que você solicite a visita de um técnico para avaliar melhor a dúvida em questão, peça um orçamento para este serviço através do link:
https://www.webarcondicionado.com.br/instaladores/orcamento
Poderia me informar se são necessários 14 metros de tubulação para economizar energia? É uma dúvida minha para instalar um aparelho de 36000btus.
Olá, tudo bem?
Como é uma dúvida bastante técnica, sugerimos que a encaminhe para o nosso Fórum: https://www.webarcondicionado.com.br/forum/
Qualquer outra pergunta, estamos à disposição!
Saudações !
Gostaria da gentileza de que fosse emitida uma explanação detalhada sobre o funcionamento da função desumidificação (dry), disponível em alguns aparelhos tipo splilt.
Se possível também, como proceder para absorver o melhor proveito desta função.
Grato e respeitosamente
Vinicius
Olá Vinicius, tudo bem?
Nós já temos uma postagem sobre essa função, só clicar aqui.
Agradecemos o seu contato.
SP, 26/7/2018
Boa tarde WEBARCONDICIONADO
Moro em SÃO PAULO, proximo ao centro e o maior problema que vejo na compra e instalação de arcondicionado seja ele slipt ou de janela É A DESONESTITADE DOS VENDEDORES E A FALTA DE INSTALADOR CREDENCIADO PELOS FABRICANTES. Sobre os vendedores falo porque tive um amigo que foir comprar arcondicionado para ele e o vendedor vendeu para ele 3 unidadesm 2 de 9000 BTU E 1 de 18.000bteu sem necessidade. Falei com ele outro dia estava chatedo comigo porque não precisava de tanto aparelho FOI ENROLADO, quando ao instalador é problema, o custo chega à 50% do preço do aparelho É UM ROUBO E VOCE NÃO TEM ONDE CORRE OU PAGA OU NÃO TEM, OUTRO FATO É VOCE COLOCAR UMA PESSOA ESTRANHA NA SUA CASA ONDE VAI VER AS INSTALAÇÕES E AMANHA VAI FALAR PARA UM MANO E SUA RESIDENCIA É ASSALTADA,
Comprei um slip, quebrou com 6 meses, joguei fora e comprei um de janela é melhor,eu instalo e custa barato, LEMA: QUEBROU LIXO.
ABRAÇO, OBRIGADO
Olá, Leonti
Já fizemos uma matéria sobre os preços dos técnicos e por que não confiar em valores muito baixos, só clicar aqui.
Agradecemos o seu contato.
O processo de aquecimento elétrico, diferentemente do aquecimento por fogo (a lenha ou lareira) não consome oxigênio, pois não há reação química no processo.
Além disso, o aquecimento elétrico é desvantajoso principalmente pela relação de consumo e fornecimento de energia. Nesse aspecto o split leva vantagem, pois seu COP é em torno de 3, ou seja, consome 1W elétrico no compressor, mas fornece 3W térmicos, ao passo que o COP da resistência é praticamente 1, onde para fornecer 3W térmicos, consome 3W elétrico.
O conteúdo de vocês é muito bom, só acho que deveriam considerar essas informações também.