Atualizado em 22/08/2019 por Yuri Correa
Redação do Portal WebArCondicionado

lareiraChega a estação mais fria do ano e as temperaturas baixas tomam conta, principalmente nas regiões Sul e Sudeste do país. Por isso é bom saber como manter a casa quente e o corpo aquecido nessa época. E acredite, mesmo gastando pouco é possível evitar muitos dos desconfortos do frio, vamos ver algumas dicas?

No geral, existem regrinhas básicas para combater o frio do inverno. Por exemplo, quem precisa sair muito para rua, tem que se agasalhar. Já a alimentação exige refeições mais apimentadas e pratos e bebidas quentes, invista em sopas, massas, chás, café e chocolate – esses alimentos vão ajudar você a manter o corpo aquecido.

Mas quando se trata de ficar no aconchego da sua casa, bom, daí é outra história. Por isso, dividimos essa postagem entre dicas que exigem mais investimento, e dicas mais baratas e acessíveis a todos. Confira abaixo:

Dicas para aquecer a casa no inverno, fazendo algum investimento

Aquecedor e ar-condicionado de clico reverso

Aquecedor portátil e ar condicionado com a opção quente são ótimos investimentos. Além disto, os preços despencam e vale muito mais a pena comprar um aparelho de ar condicionado nesta estação. O aquecedor é mais recomendado para espaços pequenos, enquanto o ar-condicionado pode dar conta de um ambiente maior e oferecer mais conforto. É a solução mais prática e eficaz para o problema do frio em casa.

ar-condicionado-quente

Tapetes felpudos

Use tapetes mais felpudos que tragam conforto térmico para os pés, e evite contato com pisos muito frios. Esses tapetes maiores não costumam ser muito baratos e exigem cuidados especiais de limpeza e segurança, especialmente se ficarem próximos à lareiras. Porém, para quem pode adquiri-los e está disposto a tomar as precauções necessárias, eles funcionam muito bem para segurar o calor nos ambientes também.

tapete-felpudo

Piso térmico

Já que estamos falando de chão, não dá para esquecer que existe o piso térmico. Não é a solução mais barata e nem a mais prática, pois a instalação envolve uma obra completa no ambiente. Porém, a opção tem as suas vantagens, como o aquecimento equilibrado dos cômodos – o ar é aquecido de forma homogênea. Tem também o conforto para pisar no chão e, ainda por cima, não vem com aquele pacote de preocupações com manutenção e limpeza regulares do ar-condicionado.

Mantas de sofá

Assim como os tapetes no chão, as mantas de sofá impedem o contato com superfícies frias. Além disso, mantas de tricô ou linha com efeito decorativo retêm melhor o calor do corpo de quem estiver sentado assistindo televisão. Aproveite e veja quais os tecidos mais adequados para o inverno.

manta-de-sofa-em-trico

Lareiras

Para quem tem estrutura na sua casa para mandar instalar uma, a lareira é uma pedida elegante e confortável. Os velhos modos ainda podem ser os melhores, não é? Pois tome cuidado, lareiras podem ser bonitas e permitem que o usuário controle o fogo e a intensidade mais confortável do mesmo, porém, existe o risco de incêndio e demais riscos, especialmente para quem tem crianças em casa.

Além do mais, lareiras produzem fumaça e resíduos poluentes, além de queimar madeira e carvão, matérias-primas que são extraídas da natureza com custos ambientais.

Lareira portátil

A lareira portátil de biocombustível é uma opção que além de proporcionar um belo visual, também aquece o ambiente. Essas opções alternativas de lareiras, como a elétrica ou ainda aquelas em versões mini que podem ser colocadas até em cima da mesa, são opções mais econômicas e ecologicamente corretas.

lareira-portatil

Aquecimento da água

Aquecimento da água em torneiras elétricas em pias de cozinha e banheiro tornam tarefas e rotinas diárias mais confortáveis. Elas consomem um pouco mais de energia elétrica, mas daí vai de quanto frio você está sentindo.

torneira-eletrica

Dicas criativas de aquecimento em casa

Ok, tudo isso é muito bonito para quem tem dinheiro para investir. E quem não tem, faz o quê? Bom, hora de ser criativo gastando pouco! Vamos aos “jeitinhos” de burlar o frio no dia a dia?

Ferro de passar roupa

Sim, esse velho conhecidos dos donos de casa pode ser uma mão na roda na hora de dar uma aquecida na cama antes de deitar, ou nas roupas limpas antes de vesti-las, especialmente se for de manhã cedo. Ligue e passe o ferro nos lençóis e nos travesseiros para tirar aquele frio chato das superfícies, fica mais gostoso de para quem está indo dormir e não tem que esperar a cama esquentar com o corpo mesmo.

Secador de cabelos

O secador de cabelos pode ser outro forte aliado nos períodos de frio. Não só para secar os cabelos depois do banho, evitando deixá-los molhados e frios perto do corpo, como também para secar os pés e superfícies mais chatinhas do corpo. Quem sabe você não levanta os lençóis e cobertores e joga um pouco de ar quente para baixo deles, também fica gostoso de deitar depois. Dá para fazer isso com os tênis e sapatos também, mira o bico do secador para dentro do tênis e espera uns segundinhos até ele dar uma aquecida.

Cuidado, nunca abafe o secador! Não o deixe ligado embaixo de cobertas nem nada assim, isso é muito perigoso! Tome cuidado para não se queimar também.

Bolsa de água quente

É muito fácil encontrar em supermercados e farmácias essas bolsas de água quente, muito utilizadas por quem tem dores nas costas ou enxaquecas, enjoos e infecções urinárias. Se colocadas no meio dos cobertores, elas tornam a noite muito mais agradável. Você também pode enrolar ela em uma manta e levar para o sofá e fazer o uso criativo dessa opção.

O cuidado é aqui é não deixar ela encostada diretamente na sua pele se a água dentro estiver muito quente. A borracha aquece demais e pode causar queimaduras. Além disso, nunca sente ou faça muita pressão em cima nessas bolsas. Elas podem ser resistentes, mas não aguentam tudo e podem estourar com líquido em alta temperatura lá dentro.

Meias e pantufas

Use roupas que cubram todo o seu corpo, especialmente em cômodos de piso e lajota, que retêm menos o calor. Meias e pantufas são fofinhas e seguram o calor do corpo.

Dicas decorativas de aquecimento em casa

Almofadas

Almofadas oferecem aconchego, decore sua sala com elas. Prefira as de lã, tricô ou peles sintéticas. A cor também é importante, opte pelas cores quentes como o vermelho e o laranja para ajudar no psicológico também.

almofada-de-lã

Iluminação do ambiente

Falando em efeitos psicológicos, mas as lâmpadas amareladas aquecem e proporcionam aconchego, pois dão a impressão de uma atmosfera mais abafada.

 

lampada-amarela

Velas

Velas aromáticas perfumam e deixam seu espaço no clima da estação. Elas também preenchem o ar e dão essa impressão de calor.

 

vela-aromatica

Papel de parede

Papéis de parede oferecem conforto térmico aos ambientes. Dependendo, podem funcionar como isolantes térmicos nas paredes também.

papel-de-parede-quente

Cortinas

Cortinas e persianas além de deixarem a casa bonita, aquecem os ambientes por funcionarem como isolantes nas janelas, onde ocorre grande troca de calor com o ambiente externo, normalmente mais frio.

cortina

E aí, faltou alguma dica para aquecer a casa no frio? Lembrando, algumas dessas são bem eficazes e outras são mais paliativas, mas todas auxiliam na sensação de conforto térmico!