*Atualizado em 04/07/2019

Quando o frio é demais, tem muita gente que ainda prefere a boa e velha lareira aos aparelhos condicionadores de ar. Dá pra dizer que a fogueira foi o primeiro climatizador a ser inventado, e hoje ela está dentro de muitas casas moldada por alvenaria ou aço, movida por lenha ou gás. Vamos falar aqui sobre os tipos de lareira e as vantagens e desvantagens de cada uma.

Antes, o diferencial da lareira é que ela aquece o ambiente diretamente com fogo, e esse fogo tem que ser alimentado por alguma coisa, certo? E já faz um tempo que madeira e carvão não são mais as únicas opções para quem quer acender uma chama amiga e esquentar o cômodo.

Conheça os principais tipos de lareira

Lareira à lenha

Sim, ainda existe a opção à lenha. É muito comum e usada, e você pode queimar madeira tanto nas lareiras de alvenaria, quando nas de aço ou nas salamandras – que vamos ver adiante o que são. Mas é bom saber que, apesar de clássicas, as lareiras à lenha já estão um pouco ultrapassadas, ainda mais se levarmos em conta a questão ecológica.

lareira-a-lenha

Lareira a lenha

Lareira a gás

Por isso também existe a possibilidade de alimentar sua lareira com gás GLP, ou seja qual for que já estiver instalado na sua casa. É importante atentar que lareiras com alimentação a gás precisam ser planejadas ou adaptadas para isso, não é só puxar uma mangueirinha do fogão e tacar fogo – não faça isso!

lareira-a-gas

Lareira a gás

Lareira ecológica

Outra opção já bem mais sustentável são as chamadas lareiras ecológicas, que funcionam com álcool ou etanol. Uma das vantagens dessas lareiras é que existem modelos portáteis ou que podem ser facilmente colocados em qualquer lugar. Não precisam de dutos de ventilação (as chaminés) porque não produzem resíduos em forma de fumaça – parecem mais com uma vela grande que fica queimando e aquecendo o ambiente.

Lareira ecológica

Lareira elétrica

Também é possível ter lareiras elétricas, que funcionam como aquecedores. Esquentam um filamento de metal ou placas de aço com eletricidade e irradiam calor dessa maneira. Há algumas opções que vem com um monitor que usa efeitos 3D para simular o fogo e manter a elegância das lareiras tradicionais.

lareira-eletrica

Lareira elétrica

Alvenaria ou aço, qual a melhor?

Agora, lareiras podem ser feitas e instaladas de muitos jeitos. Existem milhares de modelos e o ideal vai depender muito do design do seu cômodo e do quanto você quer gastar nesse aparato.

As lareiras mais comuns são as de alvenaria, elas normalmente são grandes e ficam mais próxima do nível do chão.

Embora sejam clássicas, o incômodo fica pela instalação que não é possível sem uma reforma, e das grandes, porque a chaminé dela normalmente tem que ser construída do zero com tijolos especiais que rebatem o calor.

Entretanto, uma vez que você faz as pazes com a ideia de fazer uma baguncinha, a lareira de alvenaria pode ser instalada em praticamente qualquer lugar e com o formato que você quiser.

Outra opção são as lareiras de aço pré-moldadas. Elas podem ser grandes, pequenas ou suspensas no ar pela chaminé, abertas ou fechadas. A saída de fumaça pode ser facilmente adaptada por qualquer funilaria, a instalação leva poucas horas e você pode mandar colocar onde quiser e sobre quase todos os tipos de piso.

Quando são abertas, são lareiras de aço mesmo, quando são fechadas, com uma portinha tipo um forno, as pessoas costumam chamar o modelo de salamandra – que tende a aquecer menos do que as lareiras comuns com o bocal aberto, mas que podem jogar mais fumaça para o ambiente.

As salamandras são quase como fogões à lenha, tirando a parte que você não pode cozinhar em cima delas, mas muita gente opta por elas pela praticidade.

No Brasil o tipo mais comum de lareira são as de aço, de bocal aberto ou salamandras. E o tipo mais comum de combustível ainda é a lenha. Na Europa as casas já adotaram o gás como sistema favorito, mas nós ainda precisamos de mais adaptação de infraestrutura para poder disseminar mais opções menos poluentes.

Preço das lareiras

O WebArCondicionado tentou fazer um levantamento da média de preços de cada tipo de lareira, mas eles variam muito dependendo das condições, do tamanho, e as diferentes combinações de combustível. Existem lareiras por preços muito acessíveis ao grande público, e outras com valores astronômicos – depende do quanto você quer investir no seu conforto.

 

Redação do Portal WebArCondicionado.