[ x ] Fechar

Veja alguns sinais de que seu ar-condicionado precisa passar por uma manutenção

  • 12 de junho de 2015
  • 9 Comentários

Você comprou um ar-condicionado, um técnico foi lá, instalou e ficou tudo ótimo. Porém, agora passados alguns meses ou anos o aparelho começou a dar problemas. Ele está liberando mau odor no ambiente, a unidade interna está gotejando, o consumo de energia elétrica aumentou muito ou o aparelho não está gelando normalmente? Saiba que esses problemas indicam que o seu aparelho precisa passar por uma manutenção.

Não é indicado esperar que os problemas apareçam para então limpar os filtros ou chamar um profissional técnico para fazer uma manutenção preventiva. O indicado pela maioria dos fabricantes, é que os filtros devem ser limpos pelo menos uma vez por mês, e que a manutenção preventiva deve ser feita uma vez por ano.

Porém, é preciso ressaltar que alguns locais exigem a higienização do ar-condicionado com mais frequência. Onde há muita poluição, ambiente com muito pó, animais de estimação ou cozinha onde se faz frituras constantemente é preciso que o aparelho seja limpo uma vez a cada 15 dias.

bactérias  no ar-condicionado5 indicações de que o ar-condicionado precisa de manutenção

1- Consumo excessivo de energia elétrica
Se a sua conta de luz aumentou muito de uma hora para outra sem que haja alguma explicação para isso, “o culpado” pode ser o ar-condicionado. Ele pode estar com algum problema no compressor que pode estar o levando a consumir mais energia.

2- Não está gelando o ambiente
Se o aparelho está ligado e não está gelando o ambiente pode ser que os componentes internos não estejam funcionando adequadamente ou esteja com vazamento de gás. Assim, ele trabalha mais, se desgasta e não corresponde às suas necessidades.

3- Está liberando mau odor no ambiente
Fungos e bactérias podem se alojar nos filtros e nas tubulações se o aparelho não é higienizado com a frequência aconselhada pelo fabricante. E a sujeira, além de danificar o aparelho, pode prejudicar também a saúde das pessoas.

4- Alergia ou falta de ar
Se você ou alguém da sua família ou trabalho tem apresentado alergias, espirros constantes, olhos vermelhos e falta de ar, pode ser que o seu ar-condicionado não esteja em boas condições. A qualidade do ar é essencial e evita reações alérgicas.

5- Unidade interna está gotejando ou escorrendo água
Se o ar-condicionado está soltando água pela unidade interna pode ser que ele precise de manutenção. Os filtros muito sujos ou o desnivelamento da unidade podem causar esse problema.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

9 Ideias sobre "Veja alguns sinais de que seu ar-condicionado precisa passar por uma manutenção"

  • Olá, bom dia!!!!

    Tenho dúvidas. Por favor me ajudem.
    Meu at funciona muito bem durante o dia. Nãofica armando e desarmando.
    Já de 00:00 pra lá ele começa a desarmar e armar, de meia em meia hora ou no tempo mais longo. Dizem que é a rede elétrica da rua, por que a noite todos usam mais seus aparelhos devido ao calor. Isso pode danificar o ar condicionado??? É perigoso? Ou normal o ar desarmar nessas condições? Meu fio é de 4m. Meu ar de 10000btus.

    • Olá Evandro,

      se o aparelho não está gelando pode ser capacidade inadequada para o ambiente, pode ser algum problema no compressor, vazamento de gás, falha no sensor de temperatura ou, até mesmo, filtros sujos. Se precisar de ajuda para encontrar uma assistência técnica próxima de você acesse o Banco Nacional de Instaladores.

      Obrigado pelo contato.

  • O ar-condicionado elgim 6000 mil btus estar congelando o compressor de baixo pra cima a tubulação de baixa tambem esta congelando fiz alguns procedimentos mais não adiantou de nada troquei sessor de gelo limpei filtro serpentina ventilador do evaporador esta normal ventilador do condensador normal lavei o condensador liberei o gás coloquei outro gás quando ligo cinco minuto depois começa congelando de baixo pra cima se pudesse eu queria q a elgim mandasse alguma resposta de como posso resolver este problema e também pq pode estar acontecendo isso.

  • Olá boa noite,
    Preciso de um ar condicionado entre 24 a 30 mil BTUS e no mercado as marcas e valores mudam muito. Gostaria de saber o melhor custo benefício hoje?
    Principalmente a mais confiável
    Obrigado
    Silvio

    • Olá Silvio,

      você pode usar o nosso comparador para comparar os modelos e marcas. As funções e informações de consumo constam nas descrições dos aparelhos. Além disso, nosso comparador lhe indica as lojas onde os aparelhos estão com o melhor preço. Experimente acessando aqui.
      E se precisar de dicas de profissionais e de outros usuários, compartilhe suas dúvidas no Fórum do Ar Condicionado.

      Obrigado pelo contato.