* Atualizado em 27/04/2021

Descubra como encontrar a origem e eliminar mau-cheiro que sai do ar-condicionado

 Mau cheiro ar-condicionado

O que causa o mau cheiro no ar-condicionado? Veja isso e como eliminar o odor.

É bem comum sentir um odor diferente vindo do ar-condicionado quando liga. Se já passou pela situação alguma vez, sabe que o mau cheiro muitas vezes é semelhante ao mofo ou esgoto. Pior ainda para quem trabalha com transporte de passageiros e o ar-condicionado do carro resolve ter esse problema.

Independente da situação que você estava, o mau cheiro do ar-condicionado pode causar muito desconforto. Então, adote novos cuidados com o seu equipamento de climatização, pois assim estará livre desses momentos.

Pensando em ajudá-los, separamos muitas dicas e informações relacionados ao assunto. Você vai descobrir a causa, a origem e como eliminar o mau cheiro do ar-condicionado residencial ou automotivo.

O que causa o mau cheiro no ar-condicionado?

Não tem escapatória. O cheirinho desagradável pode sair do ar-condicionado de carros, de casas ou do ambiente de trabalho. E as causas deste problema podem ser as mais diversas. Conheça cada uma a seguir:

Nas casas

Foto: Criada por lifeforstock.

No caso do residencial tipo split, o mau cheiro pode ser causado pelo direcionamento errado do dreno. O correto é direcionar para um ponto pluvial, mas muitos instaladores colocam em pontos de esgoto como ralos e bueiros. Filtros em más condições de uso ou muito sujos também causam mau cheiro no ambiente.

Nos carros

Nos automóveis, um dos problemas mais comuns é o acúmulo de folhas no interior da caixa de ar. Este problema ocorre com veículos que ficam estacionados embaixo das árvores. As folhas que caem pelas entradas de ar na parte superior do capô acabam apodrecendo e liberando odores indesejados.

Fique atento a limpeza do ar-condicionado do carro.

Bactérias

Outro grande causador de cheiro ruim é a formação de colônias de bactérias sobre a superfície do evaporador – formada por restos de resíduos orgânicos. Essa região é favorável à proliferação de bactérias, por ser quente e úmida. Também merecem sua atenção os dutos do ar-condicionado, o carpete e os estofados, por serem locais de fácil acomodação de bactérias.

Por ser mais complicado de resolver, pois trata-se de uma função própria do ar-condicionado, o melhor é fazer a higienização constante. Assim, você evitará a formação da colônia de bactérias.

A umidade presente no interior do carro pode ser mais um causador de mau cheiro no interior do veículo. Isso porque a umidade pode evaporar ou ficar condensada, variando pela temperatura do ar-condicionado do carro.

Fungos

Mais uma vez, no ar-condicionado do carro, pela característica do ambiente, é um local favorável para o surgimento de fungos. O problema pode ser mais complicado, pois muitos são prejudiciais à saúde.

O ideal é fazer a higienização com regularidade, especialmente nos filtros do climatizador do carro. Em certos casos, é necessário fazer a manutenção do filtro da cabine. Lembre-se: o cuidado com a limpeza é importante para evitar odores indesejados.

Como encontrar a origem do mau cheiro?

1- Abra o ar-condicionado

Abra a tampa da unidade interna ou, se for um Janela, retire do encaixe, desligue da energia elétrica e posicione num local aberto. Olhe com lanterna e verifique cada cantinho em busca de animais ou insetos, assim como a formação de bolores, acúmulo de sujeira ou vegetação podre.

2 – Limpe o dreno

Verifique se a bandeja e a mangueira do dreno estão limpos. Para ter certeza, pegue a mangueira e leve-a com água sanitária e espere secar.

3 – Cuidado com a fiação

Pode ser a fiação, veja se o cheiro não é de queimado. Se for, desligue tudo que puder e chame um técnico para resolver.

4 – Filtros sujos

Sempre é bom limpar os filtros pelo menos uma vez ao mês. Não só evita o mau cheiro, como também não sobrecarrega o aparelho.

Como eliminar o mau cheiro do ar-condicionado?

Mantenha a limpeza do ar-condicionado em dia, mas lembre-se: a higienização interna precisa ser feita por um profissional especializado. 

Uma dica é não deixar as janelas totalmente fechadas. Isso irá favorecer a circulação do ar no interior de sua residência ou automóvel, diminuindo a umidade e prevenindo o mau cheiro.

Contra a umidade também é indicado sempre desligar o ar-condicionado instantes antes de sair de casa ou desembarcar do carro. Assim, a ventilação natural seque completamente os dutos do aparelho. Uma dica importante também é utilizar os sprays aromatizantes tanto na sua residência como no seu carro.

Evitar o mau cheiro do ar-condicionado quase sempre é uma questão de cuidados básicos. Siga nossas dicas e, se não der pra resolver, chame um profissional especializado.

Limpeza Agyx

Limpeza de ar-condicionado Agyx.

Redação WebArCondicionado