[ x ] Fechar

O que causa o mau cheiro que sai do ar condicionado

  • 04 de junho de 2013
  • 29 Comentários

É bastante comum estarmos com o ar ligado em casa e sentirmos um certo odor no ar. Um cheiro semelhante a mofo ou esgoto. Pior para os taxistas, que, se estão com o ar condicionado com esse tipo de problema, passam por um certo constrangimento quando entram passageiros. É hora de tomar mais cuidado com o seu aparelho de refrigeração.

O que causa o mau cheiro que sai do ar condicionado

O que ocasiona o mau cheiro?

Não tem escapatória. Esse cheirinho desagradável pode sair do ar condicionado de veículos, residência, trabalho… E as causas deste problema podem ser as mais diversas.

Nas casas: No caso do residencial tipo split, o mau cheiro pode ser causado pelo direcionamento errado do dreno. O correto é direcionar para um ponto pluvial, mas muitos instaladores colocam em pontos de esgoto como ralos e bueiros. Filtros em más condições de uso ou muito sujos também causam mau cheiro no ambiente.

Nos carros: Nos automóveis, um dos problemas mais comuns é o acúmulo de folhas no interior da caixa de ar. Este problema ocorre com veículos que ficam estacionados embaixo das árvores. As folhas que caem pelas entradas de ar na parte superior do capô acabam apodrecendo e liberando odores indesejados.

Outro grande causador de cheiro ruim é a formação de colônias de bactérias sobre a superfície do evaporador, formado por restos de resíduos orgânicos. Essa região é favorável à proliferação de bactérias, por ser quente e úmida. Quanto a esta questão, é um problema mais complicado de resolver, pois trata de ser uma função própria do ar condicionado. Outro fator que influencia o aparecimento de agentes causadores do mau cheiro é a umidade presente no interior do veículo

O que causa o mau cheiro que sai do ar condicionado

Ainda no caso dos autos, por ser um ambiente fechado, o veículo é um local propício para o surgimento de fungos, muitos deles prejudiciais a saúde. Além disso, os dutos do ar condicionado e os materiais com tecidos porosos, como carpete e estofados são ótimos alojamentos para bactérias. O ideal é que mantenha a higienização com regularidade. Alguns carros necessitam de limpeza total dos filtros do ar condicionado pois a falta de higiene deles pode ocasionar os odores indesejados. Em certos casos, é necessário fazer a manutenção do filtro da cabine.

Como fazer para o cheiro desaparecer?

Uma dica é, sempre que possível, não deixar as janelas totalmente fechadas. Isso irá favorecer a circulação do ar no interior de sua residência ou automóvel, diminuindo a umidade e prevenindo o mau cheiro. Contra a umidade também é indicado sempre desligar o ar-condicionado instantes antes de sair de casa ou desembarcar do carro, deixando que a ventilação natural seque completamente os dutos do aparelho. Uma dica importante também é utilizar os sprays aromatizantes tanto na sua residência como no seu veículo.

Texto criado exclusivamente pelo setor de jornalismo do portal
WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

29 Ideias sobre "O que causa o mau cheiro que sai do ar condicionado"

  • Comprei o meu ar em outubro e agora que começou as chuvas, quando ligo ele com chuva, fica um cheiro de mofo insuportável. Quando nao esta chovendo, o cheiro fica 1 min mais ou menos quando liga e depois passa. O técnico disse que pode ser insetos, mais o lugar onde fica a condensadora nao tem muitos insetos e faz 3 meses só de uso. O que será?

    • Pode ser direcionamento errado do dreno, já questionou isso com o técnico? O correto é direcionar para um ponto pluvial, mas muitos instaladores colocam em pontos de esgoto como ralos e bueiros. Outra opção são os filtros em más condições de uso ou muito sujos, mas acreditamos que não seja isso por você ter comprado o ar recentemente. Você pode compartilhar o seu caso no Fórum do Ar Condicionado, pois outros profissionais participam de lá e podem te ajudar :)

  • Quando ligo o ar cond do carro e coloco na posição de esquentar um pouco mais, libera um cheiro de mofo não muito agradável, porém ao retornar para a posição de frio, o cheiro some na hora.
    O que deve ser????

  • Amigo, o meu ar do quarto solta um mau cheiro assim que liga, cerca de 1 minuto mais ou menos passa. E já percebi que solta quando está somente o ventilador ativo, quando a refrigeração começa o mau cheiro passa. O que poderia ser ?

  • Ultimamente meu carro tem surgido um odor desagradável de urina quando eu ligo a ventilação. quando eu ligo a refrigeração o odor desaparece.

    • Olá Kleber,

      o sistema de ar do seu carro está precisando passar por uma higienização, leve até uma empresa especializada.

      Obrigado pelo contato.

  • Quando ligo o ar condicionado do meu carro ele vem cm o cheiro de poeira m depois dum tempo ligado ele passa o que poder tar causando esse cheiro

    • Olá Rafael,

      pode ser que ele precise passar por uma limpeza, pois provavelmente seja poeira mesmo. E isso, além do cheiro, é ruim também par a sua saúde.
      Vá até uma empresa que faça esse tipo de serviço o quanto antes.

      Obrigado pelo contato.

  • Quando é ligado o Ar condicionado logo depois passado um tempinho começa a ter um cheiro de gás, mas logo depois passar, mas o cheiro em si é de gás, parece gás de cozinha, é normal ter este cheiro ?:

  • sinto um cheiro muito forte ao ligar meu ar springer 10.000 isto é normal ele tem apenas dois meses de uso?atrás do meu ar aonde passa a água para o dreno na valinha a água parada esta suja da cor de ferrugem e meio rosada isto é normal?sinto muito ressecamento na boca e garganta que faço para diminuir este problema?

    • Olá Edivania,

      o mau cheiro pode ser causado pelo direcionamento errado do dreno, pode ser dessa água parada. Se precisar de indicação de um profissional técnico para verificar, acesse nosso Banco Nacional de Instaladores. E quanto ao ressecamento que você sente, é porque o ar-condicionado retira a umidade do ambiente. Muitas pessoas sentem essa consequência, e nesse caso aconselhamos que use um umidificar de ar simultaneamente.

      Obrigado pelo contato.

  • Pingback: Cheiro ruim no ar condiciando, Como Evitar | Parceiros Uber | Seja Parceiro Uber
  • meu aparelho de 12000 ptu split de quarto, ja tem tres anos de uso e não sai o cheiro de aparelho como se foce novo (após umas tres horas de ligado começa um cheiro de oleo parecido com o de óleo singer de uso de máquina de costura) não sei o que fazer porque faço a manutenção

  • fiz uma higienização completa em um ar condicionado SPLIT que estava com cheiro tipo vinagre duas semanas depois voltou o cheiro novamente e o dreno não estava embutido em nada oque pode ser poderia me ajudar ?

  • o Ar condicionado do meu corsa maxx está com cheiro de combustivel , o que pode ser isso , ja olhei tudo mais nao encontrei nada de diferente . As mangueiras estão secas , sem nenhum tipo de vasamento !! Pode me ajudar nessa questão ?

  • Pingback: Quais são os sinais de que seu ar-condicionado precisa passar por uma manutenção? | Install.ca
  • Pingback: Saiba como identificar se os dutos do ar condicionado precisam ser limpos - Proarenge Engenharia
  • Pingback: Boutique do Óleo | Higienização no ar condicionado
  • Olá. Estou enfrentando um grande problema de mal cheiro proveniente do ar condicionado split no meu quarto. Durante o dia não tem problema pois as janelas ficam fechadas, mas durante a noite o cheiro fica muito forte. O dreno sai para o ralo da sacada. tem algo que possa fazer para eliminar o mesmo?

    • Olá, Fábio.

      Como esclarecemos no post, o mau cheiro pode ser causado pelo direcionamento errado do dreno, sendo o correto direcionar para um ponto pluvial e não em pontos de esgoto como ralos e bueiros assim como muitos instaladores colocam. O ideal também é não deixar as janelas totalmente fechadas, facilitando a circulação do ar no interior do quarto, diminuindo a umidade e prevenindo o mau cheiro.

      Estamos à disposição para novos questionamentos.
      Agradecemos pelo contato.

  • Muito légal as informações, referente a cheiro nos condicionadores de ar, é necessario uma fiscalização maior das autoridades nas instalações. Muito instaladores sem o minimo de esperiência, se achando os tais, e só causão problemas nas instalações principalmente em splits.

    Um grande abraço a todos