[ x ] Fechar

O que causa o mau cheiro que sai do ar condicionado

  • 04 de junho de 2013
  • 23 Comentários

É bastante comum estarmos com o ar ligado em casa e sentirmos um certo odor no ar. Um cheiro semelhante a mofo ou esgoto. Pior para os taxistas, que, se estão com o ar condicionado com esse tipo de problema, passam por um certo constrangimento quando entram passageiros. É hora de tomar mais cuidado com o seu aparelho de refrigeração.

O que causa o mau cheiro que sai do ar condicionado

O que ocasiona o mau cheiro?

Não tem escapatória. Esse cheirinho desagradável pode sair do ar condicionado de veículos, residência, trabalho… E as causas deste problema podem ser as mais diversas.

Nas casas: No caso do residencial tipo split, o mau cheiro pode ser causado pelo direcionamento errado do dreno. O correto é direcionar para um ponto pluvial, mas muitos instaladores colocam em pontos de esgoto como ralos e bueiros. Filtros em más condições de uso ou muito sujos também causam mau cheiro no ambiente.

Nos carros: Nos automóveis, um dos problemas mais comuns é o acúmulo de folhas no interior da caixa de ar. Este problema ocorre com veículos que ficam estacionados embaixo das árvores. As folhas que caem pelas entradas de ar na parte superior do capô acabam apodrecendo e liberando odores indesejados.

Outro grande causador de cheiro ruim é a formação de colônias de bactérias sobre a superfície do evaporador, formado por restos de resíduos orgânicos. Essa região é favorável à proliferação de bactérias, por ser quente e úmida. Quanto a esta questão, é um problema mais complicado de resolver, pois trata de ser uma função própria do ar condicionado. Outro fator que influencia o aparecimento de agentes causadores do mau cheiro é a umidade presente no interior do veículo

O que causa o mau cheiro que sai do ar condicionado

Ainda no caso dos autos, por ser um ambiente fechado, o veículo é um local propício para o surgimento de fungos, muitos deles prejudiciais a saúde. Além disso, os dutos do ar condicionado e os materiais com tecidos porosos, como carpete e estofados são ótimos alojamentos para bactérias. O ideal é que mantenha a higienização com regularidade. Alguns carros necessitam de limpeza total dos filtros do ar condicionado pois a falta de higiene deles pode ocasionar os odores indesejados. Em certos casos, é necessário fazer a manutenção do filtro da cabine.

Como fazer para o cheiro desaparecer?

Uma dica é, sempre que possível, não deixar as janelas totalmente fechadas. Isso irá favorecer a circulação do ar no interior de sua residência ou automóvel, diminuindo a umidade e prevenindo o mau cheiro. Contra a umidade também é indicado sempre desligar o ar-condicionado instantes antes de sair de casa ou desembarcar do carro, deixando que a ventilação natural seque completamente os dutos do aparelho. Uma dica importante também é utilizar os sprays aromatizantes tanto na sua residência como no seu veículo.

Texto criado exclusivamente pelo setor de jornalismo do portal
WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

23 Ideias sobre "O que causa o mau cheiro que sai do ar condicionado"