Seu estabelecimento está preparado para a Copa do Mundo?*Atualizado em 04/07/2018

Copa do Mundo é sempre motivo de oportunidade,  e você já parou para pensar se seu estabelecimento está devidamente preparado para receber confortavelmente seus clientes?

Na Copa de 2014, realizada aqui no Brasil; hotéis, motéis, pousadas, resorts, restaurantes, empresas de transporte e todos os demais setores ligados ao turismo tiveram que se movimentar, investindo em equipamentos e treinamentos para proporcionar boas experiências nesse momento tão esperado. Para isso, o ar-condicionado é considerado essencial, ainda mais tendo em vista a necessidade de cobrir o crescimento da demanda nessa época. Portanto, um sistema de circulação e climatização de ar eficiente pode ser decisivo na escolha do público.

Veja aqui qual empresa está fornecendo os condicionadores de ar na Copa do Mundo na Rússia

Alguns cuidados que seu estabelecimento deve seguir

A primeira dica é para quem já possui ar condicionado no estabelecimento. Você deve se perguntar: atualmente ele consegue climatizar bem toda a demanda do local? Caso a resposta seja positiva, pense em se preparar para deixar uma “margem de erro”, prevendo que o fluxo de pessoas que normalmente circula nas empresas tende a aumentar consideravelmente durante esse período. Até por que, se hoje seus aparelhos de ar condicionado operam próximo ao limite, com o entra e sai maior de pessoas o ar pode “fugir” mais que o normal, sobrecarregando o sistema. Neste caso, pode ser necessário também a instalação de cortinas de ar no local.

Outra dica importante é realizar a manutenção preventiva se todo o resto já estiver em dia. Ela é essencial para quem se prepara em receber convidados e vale lembrar que mudanças bruscas de temperatura – o que é muito comum na região Sul e Sudeste – podem afetar o sistema imunológico das pessoas, tornando-as mais propensas a contrair e transmitir doenças pelo ar, como gripes, rinites, sinusites e outras reações alérgicas. Por isso, verifique se o filtro de ar condicionado foi trocado recentemente e se não há acúmulo de sujeira nele e nas paredes internas do equipamento.

Veja alguns sinais de que seu ar-condicionado precisa passar por uma manutenção

Além de doenças, a higienização é importante, pois pode evitar até mesmo problemas como ruído, falha na climatização, sobrecarga e aumento no consumo de energia. Não é difícil, você mesmo pode realizar a primeira higienização utilizando um pano macio e seco no painel frontal. Agora, se percebeu que está muito sujo, pode-se até lavar com água morna. O próximo passo é lavar o filtro. Para isso, basta desencaixá-lo e utilizar um aspirador de pó, ou ainda água morna e detergente neutro. Fazendo esses procedimentos já sentirá uma boa melhora, mas o restante, como a limpeza dos trocadores de calor e demais partes internas, você deve deixar com profissionais especializados.

Vou instalar um ar-condicionado pela primeira vez no meu estabelecimento, e agora?

Lembre-se que está se preparando para receber mais pessoas do que de costume, certo? Então a dica é considerar uma potência mais alta, já prevendo um maior fluxo de pessoas. Além disso, se você irá instalar um ar-condicionado pela primeira vez, tente acertar nesse cálculo. Aqui mesmo você consegue encontrar uma calculadora de BTUs que pode te ajudar a realizar esse processo.

“Considere também a estética do equipamento em seu ambiente, já que este deve se adequar a imagem que quer transmitir da sua empresa, assim como a classificação energética do mesmo, dando preferência para equipamentos inverter e com gás ecológico”, aponta Paulo Moreira, gerente de e-commerce da Resende Ar Condicionado. Em caso de dúvidas, entre em contato com profissionais do segmento. Na internet você encontra diversos e-commerces prontos para lhe esclarecer.

Outro detalhe importante é procurar instaladores credenciados, pois diversos fornecedores só mantém a garantia completa se a instalação for efetuada pelo serviço autorizado da empresa.

Por último, você pode ter dificuldade em encontrar determinadas marcas normalmente recomendadas e também a voltagem do aparelho, dificuldade permanente para locais que só possuem rede 110v. “É essencial que possamos manter em estoque uma grande quantidade de marcas. Quanto a pouca oferta de aparelhos 110v, nós oferecemos conjuntos de Ar Condicionado + Transformador Bivolt, desta forma contribuímos com o cliente”, afirma Moreira.

Redação do Portal WebArCondicionado.