Dr. Cool é o responsável para que o calor externo não entre nos estádios.
Dr. Cool ar-condicionado nos estádios

Saud Ghani, apelidado de Dr. Cool, responsável pelo ar-condicionado nos estádios.

Um dos grandes desafios para o Catar, país sede da principal competição entre seleções de futebol, é amenizar o forte calor.

Inclusive, o torneio foi transferido para os meses de novembro e dezembro. Nesse período, é primavera no país sede. Porém, não foi o suficiente.

O calor externo não poderia entrar nos estádios. Por isso, algo deveria ser criado para garantir o conforto dos jogadores e do público.

Trabalhando no projeto desde 2009, o engenheiro Saud Ghani, também conhecido como Dr. Cool, é o responsável por resolver esse problema.

Por isso, na próxima parte vamos mostrar como funciona o ar-condicionado nos estádios, criado por Dr. Cool.

Sistema Inovador de Ar Condicionado

Saídas de ar embaixo dos assentos.

Dos oito estádios, sete são refrigerados pelo sistema desenvolvido por Saud Ghani. A exceção é o estádio 974, que foi criado provisoriamente com a utilização de containers e será totalmente desmontado ao término da Copa.

Nos estádios climatizados, a vazão de ar frio da arquibancada fica embaixo de cada assento dos torcedores. Quanto aos jogadores, grandes tubos na lateral do campo liberam o ar frio.

Os estádios entregam a sensação de uma bolha de ar refrigerado que envolve jogadores e espectadores.

“Desenvolvemos essa técnica para que o ar passe por você, não para bater. O ar deve abraçar os torcedores e os jogadores para garantir uma microbolha climática”, explica Saud Saud Ghani.

A tecnologia opera conforme o design, formato e funcionalidade de cada estádio.

Conforme Saud Ghani, o Dr. Cool, o mais importante para resfriar de forma eficaz é fazer o ar externo não entrar no estádio.

“Por esse motivo, o tamanho e o design do local devem ser estudados e alterados adequadamente”, contextualiza ele. 

Como o ar quente é mais leve que o ar frio, contribui para o sistema de ar-condicionado no Catar funcionar.

“O ar quente ficará em cima, enquanto o fundo terá ar frio. Assim, mesmo que o estádio seja aberto, ele funciona como fechado, mas com o ar frio reciclado. Não misturarmos o ar quente com o ar frio foi um grande sucesso”, afirma o engenheiro.

Ar-Condicionado de Dr. Cool Revolucionará Próximas Competições

dr. cool ar-condicionado nos estádios

Engenheiro Saud Ghani, o Dr. Cool.

O engenheiro Saud Ghani, apelidado no país de Dr. Cool (Dr. Frio, em tradução livre), é Doutor pela Universidade do Catar e especialista em sistema de ventilação.

A inovação de Saud o coloca na história, pois a criação pode revolucionar os calendários esportivos nos continentes.

Diversos esportes ao ar livre são disputados na melhor fase do ano para o desempenho dessas atividades.

O futebol europeu tem seu calendário baseado no clima, assim como outros esportes são adaptados para a época do ano em que o clima é mais confortável.

O Dr. Cool e sua equipe já haviam criado algo inovador para a competição realizada entre novembro e dezembro de 2022: os capacetes especiais dos trabalhadores.

O item usa um ventilador que usa energia solar para soprar ar sobre um material resfriado na parte superior do capacete. Dessa forma, a temperatura é reduzida na pele dos trabalhadores, o que alivia a sensação de calor.

Sustentabilidade e Qualidade do Ar

O sistema de energia nos estádios do Catar são alimentados por uma  fazenda de energia solar a cerca de 50 km de distância dos estádios.

A planta de energia solar possui 10 quilômetros de extensão. Tem como meta compensar metade do total das emissões de carbono durante o evento esportivo.

Segundo o Dr. Cool, sustentabilidade é um dos pilares da visão de desenvolvimento do Catar.

“Usamos energia, mas somos 80% mais baratos e sustentáveis. Usamos a melhor tecnologia para proporcionar uma temperatura ideal para que todos se sintam confortáveis”, descreve Dr. Cool.

De acordo com ele, o sistema resfria e filtra o ar para que as pessoas não precisem tomar antialérgicos durante os jogos.

“Temos um filtro para poeira, odor e, como o ar é reciclado, garante que ele seja purificado com perfeição”, explica Dr. Cool.

O ar do ambiente é purificado. Conforme ele contextualiza, se tem poeira no ar, será removida com o pólen e as partículas em suspensão.

“Quando absorvemos o ar externo, ele passa por um filtro semelhante a uma peneira com orifícios muito pequenos. As partículas de sujeira ficam presas apenas com o ar limpo passando”, resume Dr. Cool.

O slogan do Catar, em sua candidatura, era “Espere algo incrível”. Pelo menos na área de climatização, com a criação de Dr. Cool, o ar-condicionado nos estádios, eles tinham razão.

Compartilhar: