[ x ] Fechar

Ar-condicionado desligando sozinho: entenda as causas

  • 13 de outubro de 2017
  • 27 Comentários

O Portal WebArCondicionado recebe diariamente mensagens de consumidores e profissionais questionando sobre aparelhos de ar condicionado que desligam sozinhos. Com o objetivo de desvendar esse “mistério” fomos buscar informações com quem entende do assunto: fabricantes, técnicos e os próprios consumidores (que já passaram por problemas semelhantes e conseguiram resolver).

Sempre pensando na qualidade da informação, preparamos esse material que irá lhe ajudar a entender o que pode estar ocorrendo com o seu equipamento.

Função timer ativada

O aparelho pode estar configurado na função timer para desligar em um determinado horário ou em horários variados e o usuário, por desconhecer o funcionamento dessa função, pode achar que o equipamento está com problema.

Essa situação é possível de ser resolvida verificando no manual a forma de programar o aparelho para que ele não desligue mais em horários determinados ou resetando o ar-condicionado. Aqui neste post nós explicamos o passo a passo de como executar o reset.

“Eu havia comprado meu ar-condicionado Samsung há pouco menos de mês e sem querer, mexendo no controle, programei ele para desligar. Fiquei uma semana achando que o aparelho estava dando defeito até que resolvi ler o manual. Por isso, agora indico, leiam o manual sempre”, relata a consumidora Roberta Prado, de Porto Alegre/RS.

Problemas com o controle remoto do ar-condicionado pode estar com defeito

Esse é um problema mais raro de ocorrer, mas não impossível. Pode ser que o controle remoto esteja emitindo sinais indevidos ao aparelho. Nesse caso deve-se retirar o controle remoto do ambiente em que o ar-condicionado está instalado, ou retirar as pilhas e observar se ele voltará a desligar sozinho. Se o aparelho funcionar normalmente sem desligar com o controle remoto em outro local, quer dizer que o problema está na comunicação entre o controle e o ar-condicionado, pode ser no próprio controle, no sensor infravermelho, ou até mesmo na placa receptora.

Leia mais: O controle do ar-condicionado não funciona, e agora?

Erro EEPROM

O problema pode estar também na memória do aparelho e pode estar relacionado ao erro de EEPROM, que causa conflito entre o ar-condicionado e os seus comandos. Quando isso ocorre é preciso entrar em contato com uma assistência técnica autorizada da marca para que o código correto seja configurado na máquina.

Uso de transformador

O uso de transformadores não é indicado para ligar ar-condicionado. Porém, muitos aparelhos são instalados desta forma. Transformadores quando aquecem muito podem desligar por motivo de segurança.

Problemas com a unidade externa

Se o ar-condicionado desliga sozinho repentinamente, pode ser que o problema esteja relacionado a unidade condensadora. Nesse caso, deve-se verificar se o equipamento foi instalado em local com ventilação adequada, pois quando o local não possui ventilação, a capacidade de refrigeração pode ser comprometida e o equipamento pode superaquecer, travando e desligando.

Motivo técnico mais recorrente

Mas existe um motivo técnico mais recorrente. “Ele tem um motivo técnico para desligar sozinho, normalmente esse motivo é quando a máquina está sem gás. O compressor tem uma proteção térmica, que ele desliga três vezes, e na terceira vez ele desliga e precisa de reset para ser ligado novamente, daí ele desliga toda a máquina e só volta a ligar se alguém cortar a energia toda dele (reset) e religar a energia. Como se alguém estivesse desligando um disjuntor (vai lá tira da tomada e coloca outra vez), aí ele volta a ligar. Só que o defeito vai acontecer novamente, vão ter dias mais frios que não vai acontecer se ele estiver no limite, vão ter dias mais quentes que vai acontecer”, explica Charles Dorscheid, da empresa Clima Sinos de Novo Hamburgo/RS.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

27 Ideias sobre "Ar-condicionado desligando sozinho: entenda as causas"

  • Bom dia.

    Lavei uma split 12.000 BTUs Samsung e ela fica desligando sozinha verifiquei o capacitor do motor ventilador ele estava fraco aí troquei e estava faltando um poço de gás também completei porém não resolveu o problema alguém sabe me dar uma dica do que posso fazer para resolver essa situação

  • boa tarde, tenho um MIDEA 24.000 btu’s quando ligo, ele passa um tempo, desliga sozinho e fica com a luz do power piscando sem parar. fiz manutenção (limpeza) nele a pouco tempo, não consigo achar o problema aqui na internet, espero que vocês me ajudem! obrigado!

  • Olá, tenho um Samsung 12000btus quente/frio novo, tipo Split, na função frio ok, na quente ele esquenta e fica ligando e desligando em intervalos muito curtos, tipo liga uns 30seg. o compressor, desliga, aí liga uns 10seg., desliga, aquecendo normal. Depois de umas 2 horas assim ele desliga geral e o compressor tenta ligar mas faz barulho de como se tivesse travado, tenta arrancar umas 3 vezes travado e desliga geral, mas a luz continua acesa. Desligo no controle, ligo novamente e tudo se repete. Nunca tive quente, é isso ? Liga e desliga mais rápido o compressor do que qdo frio ? Obrigado

    • Olá Alexandre, tudo bem?

      Se o seu aparelho não é Inverter, ele vai ligar e desligar mais frequentemente em qualquer temperatura. O ar-condicionado faz isso quando atinge a temperatura programada. Entretanto, não é normal que fique ligando e desligando em intervalos tão curtos. Você pode solicitar uma manutenção pelo nosso banco de instaladores, ou levar sua dúvida para o nosso fórum, onde ela provavelmente será respondida logo.

      Agradecemos o seu contato.

    • Olá, Rudimar.

      Por acaso você verificou o controle remoto para ver se não está programado sem querer para ligar sozinho? Caso não seja isso, a dica é que você resete o aparelho para ver se resolve. Veja aqui como resetar.

      Qualquer outra dúvida, estamos à disposição.

  • Tenho um ar condicionado mudea 18.000 Btu , o que devo fazer ele desliga sozinho e as luzes da temperatura ficam acesas com uma numeração diferente q não existe, tenho q desligar da tomara para voltar, antes desligava poucas vezes, mas agora fica desligando direto!!! O que faço??? Pode ser a placa?

    • Olá, Ronald.

      Você tem como informar qual essa numeração?
      De repente podemos chegar a uma conclusão através do nossos Códigos de Erro, aqui você pode procurar através da sua marca e descobrir o que está acontecendo com o seu aparelho.

  • Tenho um ar k7 24btus eu ligo ela ela fica normal mais da uns 20 minutos ela para fica piscando ai eu tenho que desligar ela geral pra retorna mais depois de 30 minutos ela desliga e pisca do novo e uma da marca regem gostaria de saber o qui e pq sensor já troquei de degelo e de anbiente

    • Olá, Clécio.

      Você tem como informar quantas piscadas o aparelho dá e qual sua marca?
      De repente podemos chegar a uma conclusão através do nossos Códigos de Erro, aqui você pode procurar através da sua marca e descobrir o que está acontecendo.

  • Tenho um Eletrolux Maximus 7500 digital e de janela quando ligo ele na energia funciona alguns segundos e depois apaga tudo é só liga novamente tirando da Energia mais acontece o mesmo.. pq será q pode ser..obg

    • Olá, Tiago.
      Geralmente pode ser algum problema no compressor, falta ou vazamento de gás, falha no sensor de temperatura ou, até mesmo, filtros sujos. No seu caso aconselhamos que você contate um profissional técnico para olhar o ar-condicionado e analisar o que está acontecendo, pois assim à distância fica complicado apontar algo específico sem verificar o aparelho. Você pode encontrar indicações de profissionais em nosso Banco Nacional de Instaladores :)

  • Bom dia. Meu ar condicionado split Electrolux estava se desligando e ligando sozinho. Foi trocado o sensor de temperatura e de degelo e não resolveu, agora encomendaram a placa para ser trocada. O curioso é que a geladeira estava com problemas, congelando os alimentos na parte de baixo, após consertar a geladeira, o ar condicionado, que fica no quarto, parou de dar problema. Pergunto se tem possibilidade de uma coisa ter a ver com a outra?

    • Olá, Claudio.

      Que história engraçada! Acreditamos ser apenas coincidência, pois não teria como uma coisa ter a ver com a outra, já que os aparelhos não têm nenhuma ligação, mesmo que ficassem no mesmo ambiente.

  • Tenho um ar condicionado springer de 9000btus ele liga e depois de um ou dois minutos desliga e fica com uma luz piscando sem parar. Depois disso o controle não funciona aí tenho que tirar da energia pra ligar novamente mas o problema perciste. O que pode ser?

  • acontece muito estes defeitos,muitas vezes o problema é mascado por diversos fatores…devemos ressaltar que estes defeitos as vezes também acontece devido a maus contatos nos bornes do compressor do equipamento que aquecem e queimam os terminais desta forma fica cortando a corrente do mesmo alguns como os aparelhos inverter indicam o erro EEPROM outros não FICA A DICA.