Atualizado em 09/09/2022

O ar-condicionado está desligando sozinho? Recém ligou para refrescar o ambiente e a máquina simplesmente parou de funcionar?

Ar-Condicionado desligando sozinho

Ar-condicionado desligando sozinho? Saiba como resolver./Imagem: WebArCondicionado.

A situação é relatada em diversos comentários do blog. Como queremos ajudar você a desvendar esse mistérios, conversamos com quem entende do assunto: fabricantes, técnicos e os próprios consumidores (que passaram por problemas semelhantes e conseguiram resolver)

Sempre pensando na qualidade da informação, preparamos esse material que irá te ajudar a entender o motivo do seu ar-condicionado ficar desligando sozinho.

Por que Meu ar-condicionado está desligando sozinho?

Função timer ativada, controle remoto com defeito, erro EEPROM, uso de transformador, problemas com a condensadora e gás refrigerante vazando. Esses são algumas das causas mais comuns que explicam quando o ar-condicionado está desligando sozinho.

Mas como identificar qual delas explica o problema em meu aparelho? É o que vamos mostrar a seguir:

Função Timer ativada

O ar-condicionado pode estar configurado na função timer para desligar em um determinado horário ou em horários variados. Por isso, você pode achar que o equipamento está com problema.

É possível verificar no manual a forma de programar o aparelho para que ele não desligue mais ou então resetar o ar-condicionado. Aqui neste post nós explicamos o passo a passo de como executar o reset.

Sempre comece por uma essa opção, pois é a mais comum. Às vezes é só olhar no controle e ver se não está ativa a função do Timer, quase sempre representada pela imagem de um relógio. Também pode estar escrito, como no controle, “Timer On”.

Na maior parte dos controles você pressiona a tecla “Timer” até o marcador de horário no visor do seu controle começar a piscar. Daí utiliza as teclas de “+” (mais) e “-” (menos) para ajustar a hora.

O “Timer off” funciona do mesmo modo, daí é só clicar na tecla “Timer” até a opção ser cancelada.

“Eu havia comprado meu ar-condicionado Samsung há pouco menos de um mês e sem querer, mexendo no controle, programei ele para desligar. Fiquei uma semana achando que o aparelho estava com defeito até que resolvi ler o manual. Por isso, agora indico: leiam o manual sempre”, relata a consumidora Roberta Prado, de Porto Alegre/RS.

Controle Remoto com Defeito

Esse é um problema mais raro de ocorrer, mas não impossível. Pode ser que o controle remoto esteja emitindo sinais indevidos ao aparelho.

Nesse caso, deve-se retirar o controle remoto do ambiente em que o ar-condicionado está instalado ou retirar as pilhas. Após isso, observe se ele voltará a desligar sozinho.

Se o aparelho funcionar normalmente sem desligar com o controle remoto em outro local, quer dizer que o problema está na comunicação entre o controle e o ar-condicionado. Pode ser no próprio controle, no sensor infravermelho, ou até mesmo na placa receptora.

Erro EEPROM

O problema pode estar também na memória do aparelho e pode estar relacionado ao erro EEPROM. Esse erro causa um conflito entre o ar-condicionado e os seus comandos.

Ou seja, é um problema de programação do aparelho e está além das habilidades da maioria dos consumidores.

Quando isso ocorre é preciso entrar em contato com uma assistência técnica autorizada da marca para que o código correto seja configurado na máquina. Ou você pode pedir por um orçamento com um técnico especializado.

Uso de Transformador

O uso de transformadores não é indicado para ligar ar-condicionado. Porém, muitos aparelhos são instalados desta forma. Transformadores são utilizados porque lidam melhor com quedas de luz e podem até ter geradores próprios.

Isso impede que os danos pela variação de tensão sejam passados aos equipamentos. Porém, quando aquecem muito, esses componentes podem desligar por motivo de segurança. Para evitar um curto circuito, por exemplo.

Por causa dessa imprevisibilidade, os transformadores não são recomendados para a utilização em condicionadores de ar, que possuem sistemas muito sensíveis.

Problemas com a Condensadora

Se o ar-condicionado está desligando sozinho repentinamente, pode ser que o problema esteja relacionado a unidade externa – a condensadora.

Nesse caso, deve-se verificar se o equipamento foi instalado em local com ventilação adequada. Pois quando o local não possui ventilação, a capacidade de refrigeração pode ser comprometida e o equipamento pode superaquecer. Isso faz com que ele trave e desligue.

A condensadora é programada para desligar quando está aquecida demais, pois seu objetivo é justamente dispersar o calor interno. Esse problema pode ser evitado instalando o aparelho em um local onde não pode ter nada abafando a saída de ar.

Outro modo de evitar o problema é a limpeza e a manutenção periódica que todo ar-condicionado exige.

Gás Refrigerante vazando

Existe um motivo técnico mais recorrente nos desligamentos aleatórios dos condicionadores de ar: falta de gás. Mas lembre, gás não acaba, gás vaza. Olha só o depoimento:

“Ele tem um motivo técnico para desligar sozinho, normalmente esse motivo é quando a máquina está sem gás. O compressor tem uma proteção térmica, que ele desliga três vezes, e na terceira vez ele desliga e precisa de reset para ser ligado novamente, daí ele desliga toda a máquina e só volta a ligar se alguém cortar a energia toda dele (reset) e religar a energia.

Como se alguém estivesse desligando um disjuntor (vai lá tira da tomada e coloca outra vez), aí ele volta a ligar. Só que o defeito vai acontecer novamente, vão ter dias mais frios que não vai acontecer se ele estiver no limite, vão ter dias mais quentes que vai acontecer”, explica Charles Dorscheid, instalador da empresa Clima Sinos de Novo Hamburgo/RS.

Leia mais: Consertar ou Trocar Ar-Condicionado: Como saber o que Vale mais a Pena

E aí, será que o problema do seu ar-condicionado desligando sozinho se encaixa nessas possibilidades acima?

Redação WebArCondicionado

Compartilhar: