Todos os dias recebemos diversos contatos de leitores com problemas em seus aparelhos de ar condicionado. Geralmente é algum defeito mesmo, ou falta de limpeza ou manutenção. Mas muitas vezes é apenas alguma desconfiguração ou o que costumamos chamar de pane do sistema eletrônico.

Essas panes acontecem, principalmente, quando o usuário digita uma sequência de comandos muito rápido, sem esperar a resposta do aparelho. E apesar de ser um susto para quem não está acostumado, isso pode ser resolvido simplesmente resetando o aparelho.

O que acontece quando eu reseto o ar-condicionado?

Resetar o ar-condicionado, assim como outros equipamentos eletrônicos, é voltar às configurações iniciais dele, ou seja, a placa eletrônica apaga qualquer configuração criada pelo usuário.

Se houver uma tecla de reset no controle, é só clicar e pronto. Lembrando que o botão reset não é igual aos outros, ele é um pequeno furo que só é possível de pressionar com a ajuda de uma chave muito fina. Ele pode estar junto aos outros botões ou na parte de trás do controle remoto, atrás das pilhas.

Porém, nem todos os condicionadores de ar possuem o botão de reset. E é aí que surge a dúvida: existe uma forma de fazer isso sem correr o risco de prejudicar o funcionamento do equipamento? Isso porque muitas pessoas têm receio de mexer ou fazer algo que possa “estragar” o aparelho.

Então resolvemos dar uma mãozinha, explicando, passo a passo, como resetar o ar-condicionado sem oferecer risco algum para o equipamento.

Como resetar manualmente o ar-condicionado que não possui o botão reset?

-Desligar o disjuntor que protege o aparelho;

-Remover as pilhas do controle remoto;

-Aguardar de 01 a 02 minutos (algumas fabricantes dizem para aguardar um pouco mais);

– Ligar novamente o disjuntor do ar-condicionado;

-Recolocar as pilhas no controle remoto;

– Ligar o aparelho no controle;

Pronto, agora o seu ar-condicionado já está pronto para ser colocado no modo de sua preferência, sem nenhuma configuração.

Após realizar esse procedimento observe o aparelho pelos próximos dias, e se caso o problema persistir, chame um profissional técnico. E não esqueça de manter os filtros sempre limpos e a manutenção em dia, isso evita problemas maiores no funcionamento do seu ar-condicionado.

– Quer saber todas as novidades do setor de climatização e não perder as nossas dicas de como usar seu ar-condicionado da melhor forma? Então continue nos acompanhando aqui no blog e também pelas redes sociais, Facebook e Twitter. E para comprar ar-condicionado utilize nosso comparador de preços online.

Redação do Portal WebArCondicionado.