Redação do Portal WebArCondicionado

Muitos consumidores não tem a devida noção sobre a importância da manutenção do ar-condicionado. Sendo ela preventiva – para prevenir possíveis problemas – ou corretiva – para solucionar algum dano já consolidado -, a manutenção é uma prática extremamente necessária para quem tem o aparelho.
Os benefícios não servem apenas para você e sua saúde, mas principalmente para o seu bolso economicamente, para o meio ambiente e também para o próprio condicionador de ar, que tem sua vida útil prolongada com as manutenções periódicas.
Reproduzimos dois vídeos ao longo do texto que explicam melhor a importância desses cuidados e quais as orientações para garantir a segurança e bom desempenho do ar-condicionado.
Antes, vamos pontuar algumas questões que você precisa saber sobre a higienização do aparelho:
Por que o ar-condicionado precisa de limpeza e manutenção?
-
Saúde
Vamos lá, por estar instalado em um ambiente aberto, o condicionador de ar vai acumulando poeira com o passar do tempo, como qualquer objeto. O problema é que essa sujeira carrega bactérias, ácaros e fungos que se espalham pelo interior do aparelho.
Essas impurezas se instalam principalmente nos filtros do ar-condicionado, prejudicando a qualidade do ar e consequentemente a sua saúde. Daí um dos motivos para dar atenção à manutenção do equipamento, mesmo que ele não esteja ligado o tempo todo e não seja muito utilizado.
Periodicidade – Com qual frequência limpar o aparelho?
A limpeza dos filtros deve ser periódica, de preferência mensalmente. Se o uso do ar-condicionado não for constante, a higienização pode ocorrer de dois em dois meses.
Leia também: Como limpar filtros de ar-condicionado Split em 5 passos
Já a manutenção preventiva precisa ser feita anualmente por um técnico profissional. Ele irá fazer uma limpeza mais elaborada e verificar se o aparelho precisa de algum ajuste ou reparo.
A melhor época para realizar esse tipo de manutenção é entre o outono e o inverno, considerando que geralmente o período de maior uso do ar-condicionado é no verão. Por isso o ideal é garantir antecipadamente que o equipamento esteja funcionando.
-
Economia
Você já se deu conta que o ar-condicionado sujo consome mais energia? Um estudo realizado pela Escola Técnica Profissional (ETP) analisou as diferenças entre uma condensadora (unidade externa do ar-condicionado) suja e uma limpa, descobrindo que pode haver um aumento de 60% no consumo de energia quando há sujeira no aparelho.
Mas por que isso acontece? Os filtros sujos prejudicam a circulação do ar, forçando o aparelho a trabalhar mais e consequentemente consumindo mais energia.
Assista abaixo a explicação de Alexandre Fernandes Santos, Professor Mestre em Engenharia da ETP, salientando a importância da manutenção para diminuir os gastos.
Vídeo – A manutenção do ar-condicionado economiza energia elétrica
“Muitas pessoas pensam ‘poxa, vou gastar dinheiro com mão de obra para limpar o meu ar-condicionado’, considere que você vai ter esse gasto com a manutenção mas irá economizar mais em energia elétrica”, garante o professor.
Leia também: Mitos e Verdades sobre o Consumo de Energia do Ar-Condicionado
Vale destacar também que a economia não vem apenas na conta de luz, mas poupa você também de ter outros gastos maiores com reposição de peças.
-
Meio Ambiente
Além de todos os riscos trazidos aos consumidores e ao próprio aparelho, a falta de manutenção do ar-condicionado também é uma ameaça ao meio ambiente.
A partir do momento em que o fluido refrigerante contido no equipamento começa a vazar ou está “solto” no ar, esse gás liberado na atmosfera ajuda a destruir a camada de ozônio, favorecendo o aquecimento global. Por isso o ideal é que o técnico recolha esse fluido ao fazer a manutenção do condicionador de ar.
Assista ao vídeo publicado pelo Protocolo de Montreal Brasil:
Conforme informa o canal acima, é importante lembrar que o fluido R22 é seguro para o meio ambiente quando está dentro de um sistema selado. O perigo à natureza vem quando ele é liberado para atmosfera.
Fique atento à importância de chamar um técnico de ar-condicionado periodicamente para fazer a manutenção preventiva de forma adequada e garantir a segurança de todos. Clique no banner abaixo para facilitar isso:
7 riscos que podem ser evitados com a manutenção preventiva do ar-condicionado
- Doenças e problemas de saúde
- Perda da capacidade do aparelho climatizar o ambiente
- Congelamento das peças do ar-condicionado
- Falhas internas, como entupimento dos filtros, turbinas, canos e serpentinas
- Aumento dos ruídos produzidos pelo aparelho
- Corrosão
- Aumento da conta de energia elétrica
Viu só? Aproveite o conforto do seu ar-condicionado e mantenha a manutenção e limpeza em dia para evitar esses problemas com boas práticas.
Ficou com alguma dúvida? Utiliza o espaço para comentários abaixo.
Tenho um Split Samsung. Quando ligo ele a parte externa não liga e a parte interna acende todas as luzes q o próprio tem. O ar não sai de jeito nenhum e quando aumento ou baixo o grau a barulho se multiplica. O q devo fazer?
Olá Tim.
Infelizmente não sabemos responder sua pergunta. Terá que contatar um profissional técnico.
Agradecemos seu contato.
muito bom as dicas.
Ficamos felizes de ter ajudado, Reginaldo! Continue participando do site e envie sugestões pra gente, nosso email é webarcondicionado@webarcondicionado.com.br