Atualizado por Yuri Correa em 19/11/2019
Redação do Portal WebArCondicionado

Ar Condicionado Dutado em Restaurante

Você já deixou de ir à algum local porque o ambiente não era devidamente climatizado? No caso dos restaurantes, a climatização adequada é fundamental, tanto na área dos clientes, como na cozinha, e isso só é possível com um sistema de ar condicionado ideal.

Seja qual for o tipo de ar condicionado, nenhum deles deve distrair os clientes da sua alimentação. O ideal é que a temperatura esteja controlada, com uma boa qualidade e umidade, sem correntes de ar ou ruídos, para que o estabelecimento esteja acolhedor e confortável.

Melhor Ar-Condicionado para restaurantes

Ar-Condicionado Cassete em RestauranteA primeira coisa a se pensar é o dimensionamento do ambiente. De acordo com o professor Salvador Fraga, da SF Consultoria:

“O condicionar de Ar Dutado é o sistema ideal à partir de estabelecimentos considerados médios, com 70 metros quadrados, pois atuam adequadamente quanto à possibilidade de insuflamento e retorno do ar.”

Porém, se você não acha que o Dutado é o modelo para o seu restaurante, aqui vão algumas outras opções:

Cassete

O modelo Cassete também é muito usado, para estabelecimentos que preservam a decoração e o requinte, já que ele quase não é notado, pois fica no teto. Uma unidade discreta passa despercebida, já que além da estética, o funcionamento é extremamente silencioso e sem correntes de ar, oferecendo o conforto total sempre valorizado pelos clientes.

Ar-Condicionado Piso-Teto em RestaurantePiso-teto

O terceiro modelo aconselhado é o Piso-Teto, devido a sua vazão de ar, atingindo boa parte do ambiente e fazendo com que o ar saia mais alto, dando conta do objetivo de climatizar o restaurante.

Split Hi-Wall

Mesmo que não sejam os mais adequados, observamos em restaurantes de menores dimensões a utilização do ar-condicionado Split Hi-Wall. Se o ambiente realmente for de pequeno porte e o Cálculo de BTUs indicar que é possível instalar um Split, vá em frente! Mas lembramos que o adequado seria o Piso-teto, justamente por que sua vazão de ar é mais alta e próxima ao teto.

Estabelecimentos que permanecem funcionando por muitas horas e estão localizados em regiões de frequentes mudanças climáticas, podem apostar em aparelhos com o Sistema Inverter e farão economia na conta de luz. Para ambientes que precisam permanecer com as portas abertas, a instalação de uma Cortina de Ar, que fica acima da porta de entrada, é essencial para o conforto dos clientes.

Dicas para instalação de ar-condicionado em restaurante

O principal, independente do modelo, é que o aparelho seja de confiança. Um aparelho de qualidade evitará problemas a você. Outro fator importante é a localização do ar-condicionado. A instalação precisa ser feita de forma correta, para que tanto no frio, quanto no quente, não interfira no paladar e no conforto térmico do cliente.

Não há uma distância determinada das mesas para o aparelho. O tipo de instalação vai variar conforme a finalidade e o segmento do estabelecimento, afinal, existe uma relação entre o conforto térmico e o equipamento adequado.

Em 2000, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), criou a Resolução Número 09, que fornece orientação técnica referente aos padrões de qualidade de ar no interior de ambientes de uso público e coletivo climatizados artificialmente.

Cozinhas industriais climatizadas

Cozinha em RestauranteO que seria da cozinha de um restaurante sem o ar-condicionado? Geladeiras, freezers, fogões, muitos funcionários e o corre-corre diário para atender a demanda do restaurante. É muito equipamento gerando calor em um lugar de tanto estresse.

Seria um ambiente quase impossível de frequentar, não fosse a presença do ar-condicionado.

Ar-Condicionado é limpeza também

Outro fator importante na utilização dos sistemas de climatização é a higienização e a qualidade do ar que o aparelho promove. Há modelos que conseguem produzir uma climatização de boa qualidade e ao mesmo tempo eliminar vírus e bactérias que possam assolar o estabelecimento.

Cortinas de ar também são bem vistas nas divisas entre a cozinha e o restaurante, fazendo com que o entre e sai de funcionários não afete o ambiente, e nem permite que o cheiro dos diversos pratos se misturem e invadam o local de consumo.

Em cozinhas de restaurantes, se o aumento excessivo de temperatura não for amenizado pelo ar-condicionado, até mesmo os alimentos podem sofrer com deterioração ou estragando.

Você já reparou na climatização de um restaurante? Conte aqui nos comentários a sua experiência!