* Atualizado em 13/06/2019

O ar condicionado do tipo dutado é um sistema normalmente indicado para ambientes de carga térmica elevada, onde é preciso climatizar vários espaços simultaneamente, havendo a necessidade de uma melhor distribuição do ar em cômodos considerados grandes: escritórios, consultórios, salas comerciais em geral, shoppings, casas de shows, entre outros.

Esse tipo de climatização é feita a partir de um ar-condicionado, que acumula a função de aparelho central, de onde partem as tubulações, normalmente metálicas, que conduzem o ar condicionado para diversas áreas de um ou mais ambientes. Por isso normalmente se trabalha com altas potências quando se fala em ar-condicionado dutado.

Quando dutar um equipamento?

Primeiro você deve verificar se o equipamento pode ou não ser dutado. Caso o fluxo de ar não tenha pressão estática suficiente, como ocorre, por exemplo, na maioria dos aparelhos de ar condicionado de janela, não se deve instalar dutos nesses equipamentos.

Normalmente duta-se um equipamento quando existem várias áreas necessitando ao mesmo tempo de condições de conforto semelhantes, ou quando há uma área muito grande onde o ar deva ser uniformemente distribuído.

Marcas e modelos de ar split dutado

Hoje em dia existe uma oferta diversificada de aparelhos dutados, incluindo os famosos splits. A Carrier, a Hitachi, a LG e a Trane estão entre as principais marcas que comercializam modelos de ar-condicionado do tipo, em potências que vão dos 18.000 BTUs, passando pelos 24.000, 36.000 e 48.000 BTUs, até os 60.000 BTUs. Já estão disponíveis, inclusive, modelos Inverter de split dutado.

Vantagens do ar-condicionado dutado

  • Atende vários ambientes ao mesmo tempo
  • Não comprometem a estética das fachadas pois não ficam visíveis.
  • Possui uma melhor distribuição do ar

Desvantagens da climatização dutada

  • Maior custo de aquisição, operação e manutenção;
  • É necessário um bom espaço entre o teto e forro;
  • O nível de ruído é superior ao sistema convencional;
  • A limpeza dos dutos é muito limitada;
  • O controle de temperatura fica restrito em apenas um ponto;

Funcionamento de um modelo dutado

O aparelho capta, filtra e joga o ar novamente no ambiente. O resfriamento é feito por serpentinas contendo gás refrigerante. Nesse processo o ar é desumidificado.
O ar refrigerado é jogado nos dutos de ventilação por um ventilador centrifugo de alta pressão.

Serpentinas desumidificacao duto de ventilacao ar dutado

(1) Saída de ar do duto de ventilação.
(2) Local por onde o ar entra e passa por uma tela (filtro) antes de ser resfriado.
(3) Serpentinas de resfriamento e desumidificação.

Observação 1: Segundo os médicos, o problema é que os dutos de ar jamais são limpos e a sujeira se acumula dentro deles.
Observação 2: Hoje algumas empresas oferecem produtos para tratamento de ar que são instalados na canalização.

Você tem algo a acrescentar? Discorda com o apresentado nesse texto? Deixe seu comentário para que possamos conversar sobre o assunto.

Redação do Portal WebArCondicionado