Atualizado por Yuri Correa em 08/11/2019
Redação do Portal WebArCondicionado
cortina-de-ar-vantagens-como-funciona

Você sabe o que são as Cortinas de Ar e para que servem? Esses aparelhos têm uma função bem básica: separar a temperatura do ambiente exterior da temperatura do ambiente interior.

Vamos entender a seguir como ela funciona e quais são as vantagens. Será que vale a pena?

Como funciona uma Cortina de Ar

A princípio, as Cortinas de Ar foram desenvolvidas especialmente para áreas de comércio que são climatizadas e que precisam manter as portas abertas. Ela é instalada sobre a porta, com alturas de até 2 metros e meio, e o que ela faz é basicamente soprar vento para baixo.

Essa barreira de vento, porém, garante uma isolação térmica, impedindo que o ar refrigerado escape. Além disso, a cortina evita também a entrada de poeira, fumaça, insetos e outras partículas. Esses aparelhos reduzem significativamente a quantidade de calor e umidade que entra no recinto.

Seu uso aumenta a vida útil do equipamento de refrigeração, seja o ar-condicionado ou até câmaras frias, gerando uma economia elétrica de até 35%.

Locais de aplicação

As aplicações mais comuns de Cortinas de Ar são em lugares públicos, como bares, restaurantes, supermercados, lojas, oficinas, cabeleireiros, cinemas, teatros, exposições, hospitais, clínicas, ambulatórios, escolas, igrejas, bancos, academias de ginástica, vestiários, ginásios, piscinas.

Na indústria, podemos encontrá-las na entrada de câmaras frigoríficas e estufas principalmente.

Com este aparelho também é possível dividir ambientes públicos de fumantes e não fumantes, por exemplo, como lobbies de hotéis e salões de aeroporto.

No transporte coletivo o uso de Cortinas de Ar também é comum, devido ao abre e fecha das portas, que poderiam interferir diretamente na temperatura do ar-condicionado.

Tamanhos existentes de cortinas de ar

As Cortinas de Ar mais convencionais são encontradas em cinco tamanhos: 0,90m, 1,20m, 1,50m, 1,80m e 2m.

E a altura adequada para a instalação é de até 2 metros e meio. Dependendo da Cortina de Ar, vai até 3 metros esse limite. Na maioria das marcas a garantia do aparelho é de 1 ano.

As vantagens

  • Aumenta a vida útil dos equipamentos de aquecimento, refrigeração etc
  • Isola a entrada, devido a aberturas de portas, do ar arrefecido ou aquecido
  • Protege o ambiente contra insetos, poeiras, poluição e odores
  • Excelente relação custo benefício

Instalação e Manutenção de Ar-Condicionado

E aí, ficou por dentro do que são as Cortinas de Ar? Qualquer dúvida ou sugestão, deixe nos comentários e vamos conversar!