Por Yuri Correa,
Redação do Portal WebArCondicionado

Você já se perguntou quanto tempo vai durar o seu ar-condicionado? Mesmo  que tenham acabado de sair da loja, muitas pessoas ficando pensando que, eventualmente, vão precisar trocar seu aparelho por um novo.

E essa preocupação não é boba, afinal, o ar-condicionado é um investimento caro para muita gente. E é por isso que hoje vamos tentar te dar uma média da vida útil do seu equipamento.

Como saber quanto tempo vai durar o Ar-Condicionado?

O aparelho de ar condicionado é feito para durar por décadas. Existem aparelhos que podem funcionar tranquilamente por até 30 anos, se observada a manutenção correta.

Agora, o fator principal que define a vida útil desses aparelhos é sempre o modo de utilização. Por exemplo, se você utiliza o equipamento em casa, a probabilidade é que ele dure mais do que em um escritório, onde o ar-condicionado tende a ser ligado por mais tempo e com mais frequência.

Se utilizado com parcimônia e cuidado, um ar-condicionado dura, em média, 20 anos. Os mais maltratados costumam durar 10, e os mais bem preservados chegam a fazer mais de 30 aniversários.

Quais cuidados tomar para o aparelho durar mais?

Aqui estão alguns cuidados que você pode observar para esticar a sobrevivência do seu equipamento:

  • Não ficar abrindo e fechando portas e janelas do ambiente para não forçar demais o termostato
  • Não utilizar o aparelho sempre em temperaturas extremas
  • Limpar os filtros e fazer a higienização interna do equipamento periodicamente
  • Fazer a verificação do gás de tempo e tempo
  • Não deixar o ar-condicionado parado por longos períodos no ano

É claro que o modo de utilização é apenas o fator principal para definir a vida útil do ar-condicionado. É preciso levar em conta também outras variáveis.

Fatores externos

Outros fatores que podem influenciar na vida útil do equipamento de ar condicionado são aqueles referentes ao local de instalação. Por exemplo, um ar-condicionado bem cuidado para durar uns 20 anos tem essa expectativa de vida diminuída para 15 se estiver instalado na praia, onde vai sofrer os efeitos da maresia.

Aparelhos instalados perto de rodovias e avenidas também sofrem com a poeira e o maior volume de impurezas do ar. Assim como aqueles instalados em ambientes de trabalho com muitas partículas suspensas, fumaça e gordura (como restaurantes ou cozinhas domésticas).

banner-instalacao-manutencao-ar-condicionado-verde

Nesses locais, se você quiser manter a expectativa de vida do seu Split, do seu Janela ou do Cassete ali pela média de 20 anos, o fator cuidado vai ter que ser redobrado. Mas ainda existe um outro fator decisivo no tempo de duração do seu ar-condicionado:

Economia e Eficiência Energética

Apesar de, no geral, os condicionadores de ar serem pensados para durar muitas décadas, na prática eles acabam se tornando obsoletos muito antes disso. A tecnologia está sempre em desenvolvimento e aparelhos mais modernos e eficientes surgem todos os anos.

Por isso que a tendência é que, mesmo bem cuidado, seu ar-condicionado gaste cada vez. Isso porque, se compararmos ele com todos os outros equipamentos do mercado, a tendência é que os modelos mais recentes gastem cada vez menos energia.

Então um aparelho que poderia durar uns 20 anos, acaba sendo trocado com 12, 10 ou até menos, dependendo do quanto o consumidor se importa com a conta de luz.

Costumes de geração

Além disso, pessoas mais velhas estão acostumadas com um desenvolvimento mais lento. Por isso elas esperam que os aparelhos domésticos, assim como os eletrônicos (TV e celular, por exemplo), durem por mais tempo. Já as pessoas de gerações mais novas não têm essa expectativa em cima dos seus bens de consumo.

Gerações mais novas já esperam que um ar-condicionado dure até menos de 10 anos, porque estão acostumados a trocar de TV, carro e de celular com mais frequência por causa da evolução tecnológica. Então até a idade do consumidor por afetar o tempo entre a compra e a troca do aparelho de climatização.

E aí, levando tudo isso em conta, quanto tempo você calcula para o seu ar-condicionado? Conta pra gente aqui nos comentários abaixo!