UPA (Unidade de Pronto Atendimento) montada em Natal Com a finalidade de diminuir a variação térmica de ambientes, os painéis isotérmicos vêm tomando o gosto de engenheiros e arquitetos que trabalham em projetos de climatização. Testes apontam que o uso deste material diminui em 10% a temperatura do interior de ambientes em relação ao clima externo. Por isso, entrevistamos o diretor comercial da Ananda Metais de Três Lagoas, Mário Netto, que explicou como funcionam estes painéis.

Aplicações
Câmara Frigorifica Brasil FoodsOs painéis isotérmicos geralmente são aplicados em câmaras frigoríficas, galpões industriais, e ambientes para estocagem de alimentos. Podem ser usados para climatização de ambientes ou, se for o caso, aliados a um sistema de refrigeração.
Os isopainéis têm sido utilizados na construção de casas populares e também em salas limpas (laboratórios farmacêuticos e químicos), pois não liberam nenhum tipo de resíduo. Eles podem ser usados como divisórias ou como revestimento de diferentes espessuras, informou Netto.

Do que são feitos os painéis?
O material é fabricado em chapas galvanizadas, pré-pintadas com o revestimento e núcleo de poliestireno expandido (isopor). Trata-se de um processo importado. A Ananda Metais possui uma produção mensal de 40 mil metros por mês, explica o diretor comercial.

Instalação
Encaixe Macho e FêmeaAs chapas são encaixadas pelo formato macho e fêmea, o quê facilita a montagem. Por isso, há uma redução no tempo total da obra. A mão-de-obra pode ser terceirizada ou própria, desde que sejam seguidas as indicações do fabricante. O diretor comercial ainda complementa: “se o cliente optar, a Ananda Metais conta com mais de 40 equipes especializadas na instalação dos painéis isotérmicos.”

Reutilização e economia de custos

Alojamento sendo montado na UFN3 Petrobras de Três LagoasPor ser versátil e de rápida montagem, o painel isotérmico diminui o desperdício de materiais na construção, representando economia de custo e tempo. Mário Netto exemplifica: “Na construção de uma casa, por metro quadrado, representa uma economia de até 20% no orçamento do material.” Além disso, os painéis isotérmicos podem ser desmontados e reaproveitados em outra obra.