Por Gabriela Giacomini,
Redação do Portal WebArCondicionado
swing-controle-remoto-ar-condicionado

 

Entre as várias funções que existem no controle remoto do ar-condicionado está o “Swing”. Mas o que será que isso significa? Essa função está presente na maioria dos aparelhos que circulam hoje no mercado e é muito útil, independente do modo no qual o seu aparelho está operando, seja para refrigerar ou aquecer.

Indo direto ao ponto, o “Swing” que você encontrou no seu controle serve para mudar a posição das aletas do ar-condicionado. Ou seja, essa função é utilizada para direcionar o fluxo de ar que sai do seu aparelho. 

Por exemplo, você está sentado no sofá da sua casa e sente que o ar gelado não está “caindo” bem sobre você? É aí que entra a função Swing como solução, já que ela te ajuda a distribuir o direcionamento do ar conforme a sua preferência. Seja para cima, para baixo ou para os lados.

É bem simples configurar essa função. Veja a seguir o passo a passo:

Como colocar o ar-condicionado na função SWING

O comando para ativar o Swing é feito por um botão específico:

  • Procure no controle remoto a tecla correspondente ao Swing. Geralmente ela é representada pelo desenho de tracinhos na horizontal, dando a ideia do fluxo de ar produzido pelo ar-condicionado, ou então pela própria palavra “SWING” escrita no botão.
  • Apertando a tecla você irá ver que as aletas irão se mexer, distribuindo o ar uniformemente. Clique no botão até chegar ao modo de distribuição de ar que fica melhor pra você. À medida que pressiona o botão do Swing, novos movimentos são feitos pelas aletas, então deixe na direção desejada.

Assista ao vídeo que mostra como acionar a função no controle remoto:

Não tenho a função Swing no ar-condicionado, e agora?

Como falamos, a grande maioria dos aparelhos que são desenvolvidos oferecem a função Swing, principalmente os modelos Split, que hoje são bastante tradicionais nas residências e escritórios. 

Exemplos de modelos que não contam com essa função é o ar-condicionado Janela, que são aparelhos mais robustos.

O que fazer então quando o aparelho não tem o Swing e preciso mudar a direção do fluxo de ar?

Calma, pois nem tudo está perdido e a solução é mais fácil do que você pensa. 

banner-instalacao-manutencao-ar-condicionado-verde

Mudando a direção do ar manualmente

Especialmente nos modelos Janela, na maioria das vezes você pode direcionar o ar que sai do aparelho MANUALMENTE mesmo. Basta mexer nas aletas, que são aquelas “grelhas” que dão direção ao vento produzido.

Coloque na direção que você prefere e curta o ar-condicionado da melhor forma!

Mas ATENÇÃO:  Quando houver a opção da tecla Swing no controle remoto, utilize ela ao invés de mexer com as próprias mãos nas aletas, assim você evita que o encaixe dessa peça estrague.