Por Yuri Correa,
Redação do Portal WebArCondicionado

Você não gosta do vento que o ar-condicionado joga nas pessoas? Muita gente só curte a brisa gerada pelo aparelho quando acabou de chegar da rua e quer se refrescar logo. Mas e depois, como faz para se livrar desse vento?

Lembrando sempre que o ar-condicionado naturalmente precisa gerar ao menos um fluxo muito leve de ar para poder climatizar o ambiente, hoje vamos te ensinar a como direcionar esse ventinho para não incomodar ou para que ele chegue primeiro nos lugares mais quentes.

Aletas: Direcionando o Fluxo de Ar

Para conseguir direcionar o fluxo de ar do ar-condicionado é muito simples, basta controlar as aletas. E o que são as aletas?

Aletas são as pás de que ficam na frente da saída de ar do aparelho. Podem ser em forma de grade como ocorre nos sistemas de ar central ou nos modelos Janela, ou na forma de uma canaleta longa, como é o caso da maioria dos Splits.

Mas e aí, como de fato direcionar o vento?

Tecla Swing

Na maioria dos modelos, você pode mudar a posição através da tecla Swing no seu controle remoto. Essa tecla altera a configuração da aleta, fazendo-a alternar de um lado pro outro ou para cima e para baixo, como nos ventiladores.

Apertando várias vezes na tecla Swing, o aparelho vai mudando os modos da aleta. Ela pode ficar se mexendo, e se você apertar de novo, ela para na posição em que estiver. E assim você pode direcionar o seu fluxo de vento para onde for melhor.

Em alguns modelos, especialmente os Janela, isso é possível de ser feito manualmente. Mas quando houver a opção da tecla Swing, utilize ela para não estragar os encaixes das aletas.

Repassando:

  • Localize e pressione a tecla Swing
  • Espere a aleta passar pela posição que você deseja
  • Pressione outra vez a tecla para que a aleta fique parada no lugar desejado

E aí, ficou alguma dúvida sobre como direcionar o fluxo de ar do seu ar-condicionado? Deixe suas dúvidas nos comentários!