Redação WebArCondicionado

Já imaginou chegar em casa e ligar o aparelho de ar condicionado, a TV e as luzes de uma única vez, da tela do seu celular? Isso é possível com um controle remoto universal, anunciado por uma empresa de Singapura, com entrega para o Brasil a partir de dezembro de 2020.

 

O pequeno aparelho em forma de ovo – SmartEgg Pro, da Aico Tech – é compatível com mais de 300 mil dispositivos segundo a fabricante. Funciona por sinal infravermelho, wi-fi e bluetooth.

O controle remoto permite programar tarefas para horários específicos e também pode acionar aparelhos quando detecta a presença de alguém. Quem tem ar-condicionado inteligente, por exemplo, pode checar pelo app que controla o SmartEgg Pro a temperatura do ambiente, permitindo a climatização antes mesmo de chegar em casa.

Além do app do próprio SmartEgg Pro, o controle remoto também pode ser acionado por alguns comandos de voz (em conexão com os assistentes Alexa e Google Assistente).

Ar-condicionado com comando de voz não é novidade no Brasil

No mercado brasileiro já existem aparelhos de ar condicionado que podem ser conectados ao wi-fi pra receber comandos de voz via Google Assistente ou Alexa. Nesses aparelhos inteligentes, dá pra comandar por voz – e de fora de casa – a temperatura, a velocidade e a direção do fluxo de ar, por exemplo.

Outro recurso tecnológico que até mesmo os aparelhos de ar-condicionado comuns aceitam é a substituição do controle remoto original por apps de celular. Pra isso, é preciso apenas que o celular tenha o recurso de infravermelho.