Atualizado em 20/02/2020 por Yuri Correa
Redação do Portal WebArCondicionado

Você sabia que é possível controlar o ar-condicionado pelo celular? Para quem perdeu ou estragou o controle remoto do aparelho, ou apenas para quem que centralizar tudo no seu smartphone, aqui está uma bela solução.

É difícil se o controle para de funcionar ou é extraviado, porque é complicado encontrar um novo. Uma saída bem comum é apelar aos controles universais, mas existem outras formas de resolver o problemas.

Uma delas é quando o consumidor resolve utilizar o próprio celular. Vamos ver?

controlando-com-o-celular

Com o aplicativo certo, você não precisa mais de controle remoto!

Ligar o Ar-Condicionado pelo Celular

O setor de climatização está sempre em busca de novidades para facilitar a vida dos usuários de ar-condicionado. E trabalhando junto nessa causa estão as empresas de tecnologia, cheias de ideias inovadoras para modernizar e garantir mais conforto aos consumidores.

A maior prova disso, são os aplicativos para smartphone – os famosos “app” – que permitem transformar o seu telefone celular em um controle remoto de ar-condicionado.

Além dos aplicativos específicos de alguns fabricantes, existem também os que funcionam em mais de uma marca de ar-condicionado, que foram desenvolvidos por empresas de tecnologia focadas em modernizar tudo o que você pode imaginar. Hoje, se você tem internet Wi-Fi e um smartphone, já pode dispensar os controles de televisão, TV a cabo e também do ar-condicionado.

Aplicativos mais baixados para controlar o ar-condicionado pelo celular

Alguns smartphones já vêm de fábrica com um aplicativo de controle remoto universal, mas para os que não possuem, separamos algumas opções, no caso os que recebem mais downloads.

Sure Universal

O aplicativo que leva o nome de “Sure Universal”, utiliza raios infravermelhos para controlar, através da rede wi-fi, o ar condicionado e outros aparelhos eletrônicos. De acordo com a empresa desenvolvedora, a Tekoia, o aplicativo é muito fácil de configurar e de usar e ele pode ser usado em diversas marcas de ar-condicionado. Ele está disponível para Android e iOS e o download é gratuito.

A/C Universal Remote

Esse app também utiliza a porta IR blaser (infravermelho). Entre os aparelhos compatíveis estão os da Carrier, Consul, Gree, LG, Mitsubishi, Panasonic, Samsung e York. O A/C Universal Remote também é gratuito e está disponível para Android.

Remote AC Universal

Esse aplicativo lhe mostra as configurações básicas do aparelho de ar condicionado, controlando-o também como se se o smartphone fosse um controle remoto. Assim como os outros, ele também utiliza raios infravermelhos. Esse aplicativo é gratuito e está disponível para Android.

ZazaRemote

Disponível tanto para iOS quanto para Android, o ZazaRemote também funciona com raios infravermelhos. Pode ser usado com diversas marcas de ar-condicionado, entre outros aparelhos eletrônicos.

Meu celular não tem infravermelho, como eu faço?

Uma alternativa para quem possui um smartphone sem infravermelho é adquirir um adaptador que assegure esse tipo de conexão entre o seu celular e o ar-condicionado.

Algumas das opções disponíveis atualmente no mercado, que funcionam tanto com o sistema IOS quanto com o Android são: Irdroid v1.0, L5 Universal Remote, Irdroid WiFi v3.0, Harmony Smart Control, Griffin Beacon Universal Remote Control, LPR Universal Remote Control for iPhone, iPod Touch and iPad, Gear4 UnityRemote Universal Remote Control. Todos eles você encontra em lojas como Mercado Livre, Amazon e Ali Express.

Encontre aqui os aparelhos com o sistema Android.

Encontre aqui os aparelhos com o sistema iOS.

Como fazer um adaptador caseiro para controlar o ar-condicionado

Se o seu smartphone não possui infravermelho e você não quer investir em um adaptador, saiba que o próprio consumidor pode criar um. Você vai precisar de um cabo p2 e um Led modelo infravermelho, que você pode retirar de algum controle remoto antigo ou um universal que você não usa ou comprar em uma loja de artigos eletrônicos.

Veja no vídeo abaixo como fazer:

Agora que você sabe como controlar o ar-condicionado pelo celular, clique no link a seguir e veja também como calcular o consumo de energia do seu aparelho de climatização.