* Atualizado em 09/04/2019

umidificador-3O inverno chegou e com ele a baixa umidade, e por consequência as alergias causadas pelo tempo seco, será que é hora de comprar um umidificador? Apesar de ser um fator comum, essa situação é muito preocupante em algumas regiões do Brasil, pois o nível ideal de umidade relativa do ar para o organismo humano gira entre 40% e 70%, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Como o umidificador ajuda no inverno?

Pois é, o umidificador tem como função principal exatamente o que diz o nome, ele umidifica o ar. Dessa forma, ela melhora a qualidade do ambiente interno da sua casa e alivia os problemas respiratórios. O ar contém uma certa quantidade de vapor de água, que depende da sua temperatura: quanto mais quente o ar, mais vapor de água ele retém, uma baixa umidade relativa do ar  significa que o ar é mais seco, pois a água evapora menos.

É ai que o aparelho umidificador age, ele devolve a umidade ao ar através da evaporação da água.

Os benefícios do Umidificador de Ar

– Evita o ressecamento de pele e mucosas: lábios rachados, garganta seca pela manhã ao acordar;
– Sem ressecamento de móveis e plantas;
– Diminuição da eletricidade estática;
– Evita a irritação dos olhos;
– Sensação de mais frio do que realmente esta.

Outro fator que também interfere é o uso do ar-condicionado em excesso, que resseca o ar. Mas isso não significa que você não possa utilizá-lo para aquecer o ambiente, apenas procure não mantê-lo ligado sem necessidade. O mais aconselhado é, se você aderir ao umidificador, ligar ambos os aparelhos juntos e por menos tempo, a umidade vai garantir uma maior duração da temperatura climatizada e, ao mesmo tempo, vai evitar os efeitos colaterais de ressecamento causados pelo uso excessivo dos condicionadores de ar.

Dicas de saúde no inverno

Não basta deixar todo o trabalho para o ar-condicionado e o umidificador, esses aparelhos ajudam, mas é preciso se cuidar também e manter hábitos saudáveis, mesmo dentro de casa. Vamos a algumas dicas de como complementar esse ambiente confortável e de qualidade possibilitado pelos eletrodomésticos?

– Beber muita água;
– Lavar o nariz e os olhos com soro fisiológico;
– Se passar muito tempo ao ar livre, não esqueça de passar manteiga de cacau nos lábios;
– Utilize hidratante na pele;
– Procure horários alternativos para fazer exercícios, evite fazer entre as 10 e às 16 horas;
– Faça manutenção periódica em seu ar condicionado, para evitar acúmulo de poeira e outras bactérias que possam causar alergia e problemas respiratórios;
– E procure utilizar um bom umidificador.

Aproveite o inverno da melhor forma, tire proveito desta época aconchegante sem passar por transtornos de saúde. O tempo seco pode ser uns transtorno, mas tudo tem jeito. Qualquer outra dúvida, deixa aqui nos comentários que vamos responder!

Redação do Portal WebArCondicionado