* Atualizado em 09/04/2019

desumidificador-umidade

Sendo o Brasil um país tropical, o inverno possui variações entre clima seco e clima úmido conforme a região. Já mostramos dicas para quem mora em regiões onde o clima seco é agravado com a chegada do inverno, especialmente indicando o umidificador. Mas se onde você mora o problema é o excesso de umidade, o aparelho ideal para garantir um ambiente agradável é o desumidificador, veja abaixo algumas dicas de utilização e cuidados.

Como o desumidificador ajuda no inverno

Este aparelho diminui a umidade relativa do ar, é ideal para ambientes úmidos e com falta de ventilação. Ele controla a umidade do ambiente, evitando assim, a formação de bolor, a propagação de certas bactérias, ferrugem, paredes úmidas entre outros desconfortos típicos do tempo frio e úmido.

Por quanto tempo devo usar o desumidificador?

Não há um tempo determinado para a utilização deste aparelho, mas é bom lembrar que para manter a qualidade do ar que respiramos, é necessário haver uma certa umidade (40% é o mínimo necessário). A Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda entre 40% e 70% de umidade relativa no ar. O aparelho desumidificador pode ser programado para operar de três formas: Contínuo, Seco e Extra-Seco, assim você poderá configurar o equipamento para garantir uma desumidificação adequada.

Banner Split

Como funciona um desumidificador

A umidade do ar ambiente em forma de vapor é levada por um ventilador, que conduz o ar úmido através da superfície fria de uma serpentina que fica no interior do aparelho, transformando o vapor em gotas de água que são recolhidas em um recipiente instalado em sua parte traseira. Além disso, existem aparelhos de ar condicionado que disponibilizam a função desumidificar em seu sistema – sempre lembrando que o próprio processo de climatização já retira bastante umidade do ambiente.

O mercado também oferece mini desumidificadores, mas estes modelos abrangem uma área reduzida e possuem um reservatório de água pequeno, limitando suas funções. A grande maioria dos aparelhos disponíveis têm também a função de aquecedor. Outra característica importante é o desligamento automático, que é acionado quando o reservatório de água está cheio e é informado através de uma luz contida no aparelho.

Veja aqui algumas dicas e cuidados

– Procure deixar o desumidificador longe da parede, pelo menos 20 cm. Evitando também cantos e laterais de móveis;
– Feche portas e janelas da área a ser desumidificada;
– Evite Choques. Desligue da tomada antes de esvaziar o recipiente de água;
– Os desumidificadores operam mais eficientemente a temperaturas em torno de 21°C. Abaixo de 18°C pode haver a formação de gelo. Se acontecer, desligue o aparelho e aguarde o degelo;
– Deixe no umidostato em “extra seco” nos primeiros dias, para retirar a umidade de móveis e paredes.

E aí, ficou alguma dúvida sobre como utilizar e o que é o desumidificador? Deixe aqui nos comentários! O inverno pode ser muito úmido pelo Brasil, e é preciso saber se cuidar. Esse aparelho pode ser a solução.

Redação do Portal WebArCondicionado