Por Yuri Correa,
Redação do Portal WebArCondicionado
como-comprar-ar-condicionado

Na hora de comprar um ar-condicionado, é normal ficar confuso com a quantidade de opções disponíveis, afinal, qual é a melhor para mim? Vamos te dar alguns exemplos:

  • De quanto BTUs você precisa?
  • Você deve escolher o modelo Janela, Split, Cassete ou Piso -teto?
  • Precisa de um ar-condicionado Frio ou Ciclo Reverso?

Se você não entende nada de ar-condicionado e só quer mandar instalar o seu aparelho na parede e ficar refrescado dentro de casa, essas perguntas podem ser bem chatas.

Por isso, hoje vamos te ajudar a passar por elas de maneira rápida e fácil.

O que são os BTUs do Ar-Condicionado?

BTU é como se chama a potência do ar-condicionado. Digamos que você tem um quarto pequeno, então seu ar-condicionado não precisa de muita potência. Um quarto pequeno pode ficar bem fresquinho com um ar-condicionado de 9 mil BTUs, por exemplo.

Quanto mais BTUs tem o ar-condicionado, ou seja, quanto mais potente ele for, mais caro ele é.

Como descobrir de quantos BTUs eu preciso?

Para calcular os BTUs é muito simples. Acesse a nossa Calculadora de BTUs clicando nessas palavras em destaque e preencha os campos solicitados. Aperte em “calcular” e veja qual o resultado.

Não esqueça de ler as instruções ao lado da calculadora, ali você descobre quantos BTUs você precisa somar no resultado, caso tenha janelas e outras características diferentes no ambiente onde vai ser instalado o ar-condicionado.

Janela, Split, Cassete e Piso-teto, qual ar-condicionado comprar?

Você também precisa saber qual o modelo de ar condicionado você quer. Cada um deles é pensado para atender um tipo de situação.

Por exemplo, o modelo Cassete é pensado para ser instalado no forro. Ele também é mais discreto e fica melhor em ambiente maiores. Porém, os mais populares são o Janela e o Split.

Janela ou Split?

Os modelos mais comuns são os Janela e Split. O ar-condicionado Janela é aquele ar-condicionado quadradinho que vem em uma peça só, ele é colocado em uma abertura quadrada na parede, com uma parte para fora e outra para dentro de casa.

Já o ar-condicionado Split vem em duas unidades, uma é instalada do lado de dentro e outra é instalada do lado de fora. São os modelos mais populares do mercado hoje e precisam ser instalados por um profissional. Clique nesta imagem abaixo se você deseja falar com um técnico:

Instalação e Manutenção de Ar-Condicionado

Se você mora em condomínio, cuidado!

Para quem mora em condomínio, é bom sempre consultar o síndico antes de ir comprar o ar-condicionado. Alguns prédios não permitem a instalação de Splits, por causa da fachada. Nesse caso, a única solução é o modelo Janela.

Ar-condicionado Frio ou Ciclo Reverso?

Existe o ar-condicionado que só libera ar frio, e o ar-condicionado que libera ar frio e ar quente também. Ou seja, existe ar-condicionado para se refrescar, e ar-condicionado para gelar e se esquentar.

No mercado, o ar-condicionado que só refresca é chamado de Frio. Já o ar-condicionado que refresca e esquenta, é chamado de Ciclo Reverso, ou Quente/Frio.

Esses modelos precisam de tipos de instalação um pouco diferentes um do outro. Porém, tirando algumas funcionalidades, os controles dos aparelhos Frio e Quente/Frio são bem parecidos.

Se tiver alguma dúvida, você pode ver aqui como colocar seu Ar-Condicionado no quente.

Onde comprar o Ar-Condicionado?

O WebArCondicionado tem um comparador de preços de ar-condicionado, você sabe para que ele serve?

Você pode procurar ali o modelo que você quer, separando pelo tipo (Frio ou Quente/Frio) e ainda pelo número de BTUs, assim você encontra o aparelho de que precisa e consegue ver em que loja ele está mais barato!

Recapitulando

Então, vamos repassar:

  • Calcule quantos BTUs deve ter o seu ar-condicionado;
  • Escolha um aparelho que tenha a potência necessária (BTUs); 
  • Escolha um modelo (Split, Janela, Cassete, Piso-teto, etc.);
  • Escolha o tipo de aparelho, Frio ou Quente/Frio;
  • Chame um técnico especializado para fazer a instalação.

Ficou alguma dúvida?

Se você ainda tem perguntas sobre como escolher e comprar um ar-condicionado, deixe um comentário!