Sempre que o equipamento estraga, você torce para que não seja o compressor, por ser a peça de maior valor 

Ar-condicionado compressor

Veja como o técnico realiza a troca do compressor do ar-condicionado split.

Neste conteúdo, vamos explicar como os profissionais costumam realizar a troca do compressor. Por isso, reforçamos a necessidade de sempre procurar quem trabalha e é especializado neste tipo de serviço. Agora, continue conosco e entenda como acontece o processo.

Como é removido o compressor usado

Ar-condicionado compressor

O primeiro passo é uma dica: é melhor desinstalar o equipamento e levá-lo até um local tranquilo para realizar o trabalho. Desmonte e abra a condensadora, retirando os parafusos. É necessário soltar a parte elétrica do compressor, por geralmente a tampa do equipamento ser presa por um parafuso.

Se for possível retire a serpentina do ar, para que o acesso ao compressor seja mais fácil. Ajuda bastante trabalhar com mais espaço livre. Depois é só instalar a serpentina de novo. Pelo compressor ser preso por parafusos na parte inferior da condensadora, a recomendação é usar uma parafusadeira.

Depois disso, com um maçarico e um alicate, é possível retirar o compressor pode ser removido da tubulação no interior da condensadora. Mais uma dica: aproveite e peça para limpar a parte interna, inferior e lateral da condensadora, pois são os locais em que costuma acumular poeira.

Como instalar o novo compressor no ar-condicionado

Ar-condicionado compressor

Chegou o momento de instalar o compressor novo. Lembrando que após parafusá-lo onde estava o antigo, as tubulações do aparelho devem ser limpas. Se for colocado um compressor novo e não for limpa a tubulação, a vida útil do compressor será totalmente comprometida.

A limpeza da tubulação deve ser realizada com o produto adequado, por exemplo, o 141B ou o Opteon SF80, da Chemours, junto do nitrogênio, utilizando um adaptador para unir os dois. Pode ser colocado com garrafinhas de uso comum entre os profissionais. Não é necessária uma pressão muito alta, 50psi é o suficiente.

Após o líquido sair limpo das tubulações, higienize com o nitrogênio para retirar todos os dejetos. Depois o técnico pode soldar novamente a tubulação, com o nitrogênio passando pelo compressor. Deixar o nitrogênio passando é importante para que possa ser realizada a solda e não seja deixado nenhum tipo de fuligem dentro do aparelho. Depois o compressor será conectado à serpentina.

O próximo passo vai ser abrir o nitrogênio e fazer a brasagem entre tubulação e serpentina. Agora, com as soldas feitas, é só montar o aparelho novamente, dando atenção a parte elétrica e as cores certas dos fios ligados no compressor. Geralmente no manual contém o esquema elétrico, que ajudará na hora de fazer a ligação correta.

Limpeza da tubulação

Ar-condicionado Compressor

Realizar a limpeza da linha é importante, pois a tubulação até a evaporadora está contaminada. Novamente deve ser realizada a higienização, com nitrogênio e 141B ou Opteon SF80. Quando o líquido estiver saindo limpo, é só passar apenas o nitrogênio e a tubulação ficará limpa. Se ainda ficar algum resíduo, sairá no momento do vácuo.

Lembramos que trocar o compressor e não limpar a tubulação, é considerado um trabalho mal feito, pois a vida útil do componente ficará comprometida. Depois será feita a instalação do equipamento e testagem da pressão.

O teste pode durar cerca de 20 min. Não dando vazamento, é o momento de fazer o vácuo e colocar a quantidade de fluido refrigerante indicada pelo fabricante. Pronto, o aparelho está em perfeito estado para ser utilizado pelo usuário.

Gostou do nosso conteúdo? Tem alguma sugestão para acrescentar? Deixe abaixo seu comentário. Queremos saber sua opinião. Até a próxima!

Redação WebArCondicionado