Você sabe o que é o compressor de fluido refrigerante? Apesar de ser a peça mais importante dos condicionadores de ar, muita gente não sabe o que ela é e muito menos como funciona.

Para quem não conhece, sem o compressor, eletrodomésticos como o ar-condicionado e a geladeira não conseguiriam mexer com a temperatura.

Nós já explicamos como funciona um ar-condicionado, mas chegou a hora de aprofundar o assunto e entender como o compressor de fluido refrigerante faz para baixar ou aumentar a temperatura do ar ventilado pelos aparelhos de climatização.

Afinal, qual o papel dessa peça nas mudanças de temperatura? Vamos descobrir!

Revisando o básico: As Três Fases da matéria

Ok, todo mundo conhece as três fases mais conhecidas da matéria, certo? Estado sólido, estado líquido e estado gasoso. O que define isso é se as moléculas de uma substância estão mais próximas e alinhadas ou mais distantes e dispersas.

Quanto mais perto e alinhadas estiverem as moléculas umas às outras, mais sólido será o material. Um pouco longe e dispersos, e ele será líquido. Se estiverem bem longe umas das outras, será um gás.

Agora sim, o que é um compressor?

O compressor é um equipamento que pega algum tipo de gás e o coloca sob muita pressão para comprimi-lo – para os leigos, isso quer dizer que ele aperta muito gás em pouco espaço. Porém, o gás não deixa de ser gás, mesmo com a maior proximidade das moléculas ele não se transforma em líquido, e isso ocorre por causa da temperatura, que mantém as moléculas soltas umas das outras.

É como se você colocasse muitas pessoas dentro de uma sala até elas ficarem bem apertadas e sem ar. O resultado é a pressão, com muitas moléculas com proximidade do estado líquido, mas se comportando como gás.

Então, de um lado, o compressor recolhe o fluido refrigerante, que chega em forma de gás de baixa pressão e baixa temperatura. Lá dentro, ele vai armazenando esse gás e comprimindo-o. Do outro lado, o compressor libera esse gás pressurizado e aquecido.

Como funciona um compressor?

Embora existam muitos tipos de compressor no ramo da refrigeração e climatização, há dois modos de compressão que são replicados em maior ou menor escala na maioria deles.

O primeiro é a compressão por pistão. Um pistão bombeia o fluido de fora para dentro do tanque de armazenamento, usando o vácuo formado entre um movimento e outro para sugar e então empurrar o fluido. Podem existir compressor de um estágio, com um pistão, e com dois estágios, com dois pistões.

 

Outro modo é a compressão por centrifugação. Nela, dois parafusos girando um contra o outro levam o fluido de um lado ao outro. Por causa do formato e de estarem posicionados de forma oposta, os parafusos conseguem sugar o fluido num extremo e empurrá-lo para o tanque de armazenamento no outro.

 

Como o compressor ajuda o ar-condicionado a esquentar ou esfriar o ambiente?

Ok, agora que já sabemos o que é um compressor e como ele funciona, vamos descobrir para que ele serve?

Simples, lembra quando falamos ali em cima que de um lado o compressor suga o gás (ou, fluido refrigerante) em baixa pressão e temperatura e, do outro, libera o gás em alta pressão e aquecido?

Pois então, antes de entrar no compressor, o gás em baixa pressão e temperatura passa pela evaporadora (unidade interna) do ar-condicionado, absorvendo o calor do ar ambiente pela ventilação do aparelho. Depois de ser pressurizado e liberado do outro lado do compressor, o gás libera o calor na condensadora (a unidade externa). Ou vice e versa se for um ar-condicionado com ciclo quente e frio.

E aí, entendeu o que é e como funciona o compressor do ar-condicionado? Sem ele o equipamento não consegue fazer a refrigeração ou o aquecimento do ambiente. Se ficou alguma dúvida, manda aqui nos comentários!

Redação do Portal WebArCondicionado