Por Yuri Correa,
Redação do WebArCondicionado

Perdeu o controle remoto do ar-condicionado? Ele estragou? Ficou sem pilhas? E agora, como mudar a temperatura do ar-condicionado manualmente? Calma, hoje vamos tirar essa dúvida com você.

como-mudar-temperatura-ar-condicionado-manualmente

Descubra aqui se tem como mudar a temperatura do ar-condicionado manualmente. – imagem: reprodução.

Como mudar a Temperatura do Ar-Condicionado Manualmente?

Existem maneiras de mudar a temperatura do ar-condicionado manualmente. Mas o problema é que os aparelhos tem muitas outras funções e nem todas você consegue mudar direto no painel de controle do ar-condicionado.

Além disso, é bem difícil conseguir um controle remoto novo direto da fabricante. Então aqui já vai a nossa primeira dica: cuide muito bem do seu controle remoto, ele é tão importante quanto o resto do seu aparelho! Mas se ele sumiu ou aconteceu algum acidente, tudo bem, vamos ver as outras dicas:

Ar-Condicionado Split sem Controle Remoto

O modelo split é o o modelo mais comum de ar-condicionado nas residências, estabelecimentos e escritórios.  Não por acaso, ele é muito eficiente e tem preços acessíveis, veja por você mesmo os valores nas principais lojas da internet clicando na imagem abaixo:

Mas o problema é que os controles do modelo split vivem sendo perdidos e estragando por um motivo ou outro. E é aí é que entra a parte triste, porque a única opção disponível no painel dos os splits é o botão de liga e desliga. Normalmente esse botão fica na parte interna da evaporadora, mas também pode estar próximo do visor ou na lateral do lado de fora.

Então dá para ligar e desligar o ar-condicionado split sem o controle remoto, mas mudar a temperatura é outra história. A maioria dos splits não tem botões para mudar a temperatura manualmenteQuando você liga ao aparelho no botão de emergência, o split funciona em modo automático, em torno dos 24°C. O mesmo vale para os modelos piso teto e cassete.

E por que o Split é assim?

O Split foi pensado para ser instalado em locais altos e inacessíveis, então não faz muito sentido equipá-lo com botões direto no aparelho. Além disso, o painel de controle é mais uma peça com componentes eletrônicos que ocupa espaço e encarece o equipamento.

Nas raras exceções em que o aparelho Split apresenta botões para controlar a temperatura, aí sim você pode colocar o aparelho para funcionar de acordo com suas preferências. Mas lembre-se que o Split não foi feito para ser operado sem controle remoto, então se estiver nessa situação, trate-a como temporária e vá atrás de um controle novo.

Como conseguir um Controle Novo?

Agora, se você perdeu o controle ou se ele estragou de vez, então você precisa de um controle universal para substituir o que veio de fábrica. Mas calma, nós vamos te ajudar nisso também. Fizemos uma pesquisa nas principais lojas da internet e já separamos alguns modelos confiáveis que atendem a maioria das marcas. Clique no nome das lojas e confira:

Porém, se você tem um modelo de ar-condicionado que é diferente do Split, veja abaixo como solucionar esse problema em cada caso:

Ar-Condicionado Portátil sem Controle Remoto

Já outros modelos, como o ar-condicionado portátil, funcionam de maneiras diferentes e, por isso, possuem painéis de controle completos. O portátil, embora também possa ser operado com controle remoto, possui um painel de controle mais completo, onde podem ser configuradas funções específicas além da temperatura e do botão de liga e desliga.

Claro, isso acontece porque o portátil tem uma proposta diferente. Trata-se de um equipamento feito para ser manuseado, ao contrário do split.

Ar-Condicionado Janela sem Controle Remoto

O ar-condicionado janela é o mais tradicional dos tipos de ar-condicionado. Desde suas primeiras versões ele sempre veio equipado com painel de controle com botões para todas as suas funções. Isso porque esse modelo foi pensado para ser um aparelho acessível à mão, no molde dos antigos televisores.

E apesar da passagem dos anos e da incorporação de novas tecnologias como os sistemas eletrônicos e o controle remoto, no geral o janela continua trazendo a opção de controle direto no aparelho.

Mecânico x Eletrônico

Hoje o modelo janela se divide entre os mecânicos e os eletrônicos. Os mecânicos não possuem controle e ainda são operados total e diretamente no painel, enquanto os eletrônicos possuem algumas funções disponíveis no painel, às vezes bem básicas, mas com a maior parte sendo acionada apenas pelo controle remoto.

Mas se o controle estragou, o que fazer? A gente te conta aqui em baixo:

Como Arrumar o meu Controle?

O controle remoto pode deixar de funcionar por várias razões. A gente sabe que nem sempre tem como mudar a temperatura do ar-condicionado manualmente, mas nem por isso é preciso correr para comprar um controle novo.

Nesse link aí a gente te mostra o que fazer se o controle do ar-condicionado não está funcionando. Acesse e teste algumas dessas soluções para resolver o problema você mesmo antes de gastar dinheiro comprando um controle novo!