Atualizado em 07/10/2019 por Yuri Correa
Redação do Portal WebArCondicionado

Você sabe a diferença entre ar-condicionado Janela Mecânico e um ar-condicionado Janela Eletrônico? Não sabe? Tudo bem, a gente te ajuda. Muitas pessoas surgem com essa dúvida na hora da compra, mas não se preocupe, é mais simples do que parece.

Tudo não passa de uma diferença no modo de passar os comandos para o aparelho. Se você é técnico, o melhor é conhecer mais a fundo essa diferença, mas se você é consumidor, basta entender como esses dois tipos alteram o modo como você vai utilizar seu equipamento.

Ar-condicionado Janela: Modelos Eletrônicos

Têm painel digital com informações de fácil acesso e apresenta mais opções que o modelo mecânico. Geralmente os condicionadores de ar Janela Eletrônico possuem controle remoto e  o ajuste de consumo pode ser facilmente administrado com a opção de regular a temperatura. Outro diferencial é que os modelos de ar-condicionado eletrônicos, por serem em média mais modernos que os mecânicos, costumam também ser mais econômicos no quesito dos gastos de energia elétrica.

Mas pode vir aquela pergunta: “Posso operar meu ar janela eletrônico sem o controle remoto?” Sim, existe essa opção de operação manual também, como numa televisão, que sempre possui um painel de controle direto do aparelho.

Modelos de ar-condicionado Janela Mecânico

Só porque ele se chama Janela Mecânico, não quer dizer que esse modelo de ar-condicionado não possui componentes mecânicos. A diferença é que a operação dele é mecânica, pois não possuem controle remoto e todas as funções devem ser selecionadas no próprio aparelho, por meio de botões.

Os condicionadores de ar Janela Mecânico costumam ser mais baratos que os modelos eletrônicos, até porque são menos complexos, de um ponto de vista de produção. Mas isso não é uma regra.

Na hora da limpeza, existem diferenças também para operar um ar-condicionado Janela Mecânico e um que é Eletrônico. O mais cômodo, pra o consumidor, claro, é o Eletrônico, por causa da praticidade com o controle remoto. Mas vai de caso a caso saber o que é melhor.