Atualizado em 17/06/2021

Conheça dicas para saber quando chamar um especialista se o seu ar-condicionado não esquenta

ar-condicionado não esquenta

Ar-Condicionado não esquenta: Confira o que fazer!

O seu ar-condicionado não esquenta?  Opa, tem alguma coisa errada aí. Mas o que fazer na situação? Como descobrir o problema? Por que isso acontece? Afinal, pode ser algum problema no compressor, falta ou vazamento de gás, falha no sensor de temperatura ou, até mesmo, filtros sujos. Assim como pode ser algo bem simples também.

Na matéria, o WebArCondicionado vai listar as principais causas que levam os aparelhos de ar-condicionado a não esquenta, e ajudar você a tentar achar a melhor solução. Primeiro, antes de dizer que a máquina tem problema, é preciso verificar algumas coisas.

Verificações básicas: ar-condicionado não esquenta mesmo?

Acontece bastante de um ar-condicionado ter sido comprado com uma potência muito baixa para o tamanho do cômodo ou do ambiente que precisa climatizar. Isso mostra a importância de saber escolher o equipamento na hora da compra. É preciso dimensionar corretamente quantos BTU o aparelho vai precisar ter para aquecer seu ambiente com eficiência.

O modelo é Ciclo Reverso?

Há outro problema, que é meio óbvio, mas não custa ser dito: não é todo ar-condicionado que possui o modo aquecimento. Se você quer usar o equipamento tanto para resfriar quanto para aquecer, quando  comprar é importante prestar atenção se o ar-condicionado é ciclo reverso, ou seja, é quente/frio. E mesmo nesses aparelhos é preciso configurar o equipamento para esquentar, colocando-o no modo “heat”. (Veja aqui como mudar o ar-condicionado para o quente).

Veja as Melhores Ofertas de Split Quente/Frio

Então, antes de declarar problema ou mau-funcionamento e sair chamando técnicos e gastando dinheiro com manutenção, verifique se você não comentou nenhum dos enganos mais básicos, mas que podem passar despercebidos.

Quando é a hora de chamar o especialista?

Ok, verificou? Não é nada disso? O ar-condicionado ainda não esquenta? Muito bem, o WebArCondicionado quer deixar bem claro que, quando não se identifica o problema sozinho, o mais indicado é sempre chamar um especialista para fazer uma avaliação. 

De qualquer forma, aqui vão algumas das principais razões que explicam por que isso acontece.

Principais causas de o aparelho não aquecer

Vazamento de gás

Um pequeno vazamento no sistema de circulação do fluido refrigerante ou no compressor pode facilmente diminuir e muito a eficiência do ar-condicionado. A ponto de anular completamente suas funções. Se esse for o caso, o ar-condicionado não deve funcionar direito tanto para esquentar quanto para resfriar. A identificação do problema, se for esse, deve ser feita por um técnico qualificado através de um teste de estanqueidade.

Compressor com problema

Se não for um vazamento, o problema pode ser apenas o compressor. Essa parte do equipamento é muito delicada e, como demonstramos em outra matéria, ela pode inclusive explodir.. Para verificar, entretanto, é simples. Se o compressor não está funcionando direito, assim como no caso do vazamento de gás, o aparelho não aquece e nem resfria. Para arrumar, somente com assistência técnica especializada.

Válvula Reversora

A válvula reversora fica na unidade externa e é uma peça importante para o funcionamento do condicionadores de ar com ciclo reverso. Ela possui uma tubulação central e outras três que saem do outro lado. Para verificar se a válvula está com problema, basta checar se, no lado com três saídas, mais de uma delas está aquecendo enquanto o ar-condicionado está ligado. Se sim, está havendo um vazamento interno, provavelmente por causa de uma má instalação ou defeito interno da válvula. Outra vez é importante que você busque ajuda de um técnico especializado.

Falta de manutenção

Porém, o problema pode ser bem mais simples. Talvez seu ar-condicionado só precise de uma limpeza nos filtros. A manutenção mensal é indicada no verão, e pelo menos a cada dois meses durante o inverno. Não só pela eficiência, mas sujeira nos filtros também não faz bem pra saúde das pessoas expostas ao ar que sai do aparelho.

Para fazer a manutenção preventiva + limpeza de ar-condicionado com segurança, contrate a Agyx. A empresa tem a equipe de profissionais mais qualificada do mercado e atende em todo o Brasil. Aproveite e contrate AGORA MESMO os serviços pela loja online. 

ar-condicionado manutenção preventiva limpeza agyx

Obstrução

Quem sabe tudo não se resume a uma simples obstrução? Primeiro, verifique se não há nada atrapalhando a saída da condensadora, que é a unidade externa do ar-condicionado. Pode ser sujeira, um amassado ou mesmo objetos colocados na frente. Não é isso? Bom, daí pode ser algo obstruindo a evaporadora, que é a unidade interna. Muitas das evaporadoras captam o ar refrigerado ou aquecido pela parte de cima.

Então, se ela estiver instalada muito alto na parede, com pouco ou nenhum espaço entre essas aberturas e o teto, a obstrução vai impedir que o aparelho funcione corretamente. Pior, vai forçar o seu motor e gastar muita energia.

Demais falhas elétricas

O ar-condicionado é uma máquina complexa e repleta de sistemas internos. Para aquecer ou resfriar, o equipamento precisa que todos estejam funcionando direito. Então, pequenas falhas podem comprometer o todo. Pode ser a placa principal, algum fio mal instalado ou em curto, umidade, congelamento etc.

Um problema comum é o mau-funcionamento dos sensores de temperatura ou degelo. Muitas vezes os dois fazem parte da mesma peça e, se um falha, o outro tende a parar de funcionar também. O componente precisa ser substituído por um profissional. Há inúmeros fios de corrente elétrica e outros sistemas perigosos funcionando dentro das unidades externas e internas.

Dadas as possíveis causas para o seu ar-condicionado não esquentar, esperamos que o problema seja resolvido o quanto antes para você espantar o frio. E é claro, nossa dica é para que você sempre faça os reparos necessários com assistência técnica especializada, como já falamos. 

Redação WebArCondicionado