Cuide de alguns detalhes e economize na conta de energia
comprar ar-condicionado gasta menos luz

Descubra como comprar um ar-condicionado que gasta menos luz!

Na hora de comprar um ar-condicionado, normalmente aparece aquele receio relacionado ao consumo de luz. No entanto, cada vez mais os aparelhos de climatização têm inovações pensadas justamente para reduzir a quantidade de energia usada.

Os novos equipamentos são vendidos com tecnologias, modos de operação e até mesmo etiquetagem especial para destacar os mais econômicos. Assim, fica mais fácil adquirir uma máquina de climatização com menor consumo sem sentir diferença no bolso.

Independente do modelo escolhido – Split Hi Wall, Cassete, Piso Teto, Janela ou Portátil – precisa saber o que dar importância para economizar. Ao longo do texto, mostraremos o seguinte check-list para comprar o ar-condicionado ideal que gasta menos na luz!

  • Equipamentos com Tecnologia Inverter;
  • Selo Procel A de Eficiência Energética;
  • Modos do Ar-Condicionado para Gastar menos Luz;
  • Escolha a potência certa para o ambiente.

Equipamentos com Tecnologia Inverter

Um dos critérios que tornam o aparelho mais econômico é a tecnologia Inverter. Nesses tipos de ar-condicionado, o sistema controla a velocidade de rotação do compressor, conforme a necessidade de climatização do ambiente.

Em modelos convencionais, a operação é diferente, pois o compressor liga e desliga para refrigerar os cômodos. Assim, o equipamento proporciona maior economia na conta de luz no final do mês.

E a redução no consumo de energia pode chegar a 30% comparando aos aparelhos tradicionais. E a tecnologia promete ser mais econômica naqueles que são dual Inverter e usam um rotor duplo.

Nessas máquinas mais potentes, a economia é maior: atinge 70% em comparação ao convencional. Com o ar-condicionado Inverter, a temperatura desejada para o ambiente é atingida mais rapidamente, que fica constante, sem oscilações de energia.

Selo Procel A de Eficiência Energética

Enquanto observa outras características do ar-condicionado, a etiqueta com eficiência energética merece toda a sua atenção. O Selo Procel – Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – indica os produtos com menor consumo de luz.

A classificação começa na letra A (mais eficiente ) e termina na G (menos eficiente). Nossa dica aqui é comprar aparelhos de ar-condicionado com a certificação A para gastar menos na conta de luz no final do mês.

Modos do Ar-Condicionado para Gastar menos Luz

Cada modelo e fabricante vai oferecer diferentes comandos de operação em seu ar-condicionado. Porém, há três funções que os equipamentos precisam ter para economizar no consumo de luz.

A primeira é a função Sleep, também chamada de “Dormir”, que permite deixar a temperatura estável enquanto você dorme. Dessa maneira, o ar-condicionado vai gastar menos luz, sem forçar o motor a trabalhar muito.

Mais uma opção para economizar no consumo é a função energia que possibilita ajustar a potência do compressor. Por último, você encontra o modo Timer cuja programação serve para controlar quando a máquina deve desligar ou trabalhar com mais ou menos força.

Escolha a potência certa para o ambiente

Depois de cuidar daqueles tópicos de nada vai adiantar adquirir um equipamento de climatização com potência menor. Se comprar um ar-condicionado com BTU abaixo do indicado, o resultado será baixa eficiência e maior consumo de luz.

Usar um equipamento para climatizar um cômodo com potência em BTU menor vai aumentar os gastos na sua conta de luz. Por conta disso, sempre escolha o ar-condicionado com a potência correta para refrigerar ou aquecer os ambientes.

E como encontrar a potência certa para climatizar o local? Fique tranquilo, pois a Calculadora de BTUs do WebArCondicionado vai mostrar qual a potência e até sugerir os melhores modelos para atender a sua necessidade.

Para achar as informações, basta apontar a largura e o comprimento; quais momentos do dia bate sol e quantas pessoas e eletrônicos ficam no ambiente. Com tudo isso em mãos, poderá visualizar a potência em BTUs e o tipo de ar-condicionado recomendado para você.

Pronto, observando cada um desses pontos certamente vai comprar um ar-condicionado que gasta menos luz e garantir economia para o seu bolso!

Ar-Condicionado é no WebArCondicionado.

Redação WebArCondicionado