* Atualizado em 24/05/2019

portátilQuando o frio chega, com ele vem também os aparelhos que prometem esquentar o ambiente. O mais popular deles e mais prático é o aquecedor portátil, que pode ser encontrado com um preço acessível para quem precisa de uma solução rápida.

Porém, esses produtos devem ser utilizados de uma maneira correta para não acarretar em problemas para a sua saúde. Esses cuidados devem ser tomados por conta do ar seco que predomina no ambiente e se acarreta ainda mais com a utilização do aquecedor.

Algumas doenças se proliferam com mais facilidade no frio como a gripe, otite, amigdalite e resfriado. Doenças essas que podem ser causadas tanto pelo ar gelado quanto por transferência do vírus. Com o aquecedor, fica mais propício de uma pessoa ser contagiada por bactérias oportunistas.

Além dessas doenças, existem outras que se agravam, podendo até ter que ser internada no hospital. Caso esse da pneumonia, bronquite, rinite, sinusite e asma.

Os aquecedores portáteis, quando ligados por muito tempo, podem sim prejudicar o ar que você respira. Mas ele não é o principal vilão da sua saúde. Os aparelhos a óleo podem poluir o ambiente. Isso também acontece com os filtros sujos do ar-condicionado bem como os aquecedores a gás e o ar com ciclo reverso.

Dicas para usar o Aquecedor Portátil

Deixar a casa quente é sim um conforto, porém existem várias maneiras de você manter seu ambiente agradável sem prejudicar a saúde.

  • beba águaNão só no verão devemos beber muita água. No inverno a regra é a mesma. Hidrate-se sempre. Beba muito líquido. Mantenha os olhos e a mucosas nasais sempre lavados (pode utilizar soro fisiológico). Faça isso principalmente quando o clima tiver mais seco ou quando a umidade do ar for abaixo de 40%;
  • Não é  aconselhado deixar os aparelhos que aquecem muito tempo ligados para não deixar o ambiente muito seco. Além de ser perigoso passar de um ambiente muito quente para outro mais frio;
  • Procure manter o seu aparelho portátil longe de crianças, cortinas, cobertores, almofadas e puffs para evitar um possível incêndio;
  • Manter o ambiente limpo a fim de evitar irritações no nariz e olhos e possíveis alergias;
  • Deixar uma vasilha com água no mesmo local que estiver ligado o seu aquecedor portátil para manter a umidade relativa e causar menos desconforto ao nariz e à garganta. Existe também os umidificadores de ar que são ideais para esses casos.

Agora que você sabe como utilizar o aquecedor portátil, tome os devidos cuidados e compartilhe esse conteúdo com quem se interessa.

Redação do Portal WebArCondicionado